AGRONEGÓCIO

Cresce o abate de bovinos, suínos e frangos, e avança a produção de leite, ovos e couro

Publicado em

Dados divulgados nesta quarta-feira (10.09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontam aumento no abate de bovinos, suínos e frangos, além de recordes na produção de ovos, leite e couro sob inspeção sanitária.

Os números confirmam a força e diversidade da produção animal no Brasil, com crescimento em praticamente todos os segmentos pesquisados. O avanço reflete a adaptação dos produtores ao mercado interno e externo, reforçando a posição do País como referência mundial no setor de proteína animal, leite, ovos e couro.

Entre abril e junho, foram abatidos 10,46 milhões de bovinos, alta de 3,9% em relação ao mesmo período de 2024. O número representa 395,9 mil cabeças a mais e reflete, sobretudo, o avanço de 16% no abate de fêmeas, indicador que confirma a continuidade do descarte de matrizes no rebanho.

O aumento ocorreu em 20 estados, com destaque para São Paulo, Pará e Rio Grande do Sul. Mesmo com quedas em Mato Grosso e Minas Gerais, Mato Grosso segue na liderança, respondendo por 16,7% do total nacional, seguido por São Paulo (10,9%) e Goiás (10,1%).

Leia Também:  Valor de referência do leite no RS é projetado em R$ 2,09 para fevereiro

O abate de 15,01 milhões de suínos no trimestre marcou alta de 2,6% frente a 2024 e representou o maior resultado já registrado para os meses de maio e junho desde o início da série histórica em 1997. O avanço foi puxado principalmente pelo Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Santa Catarina, mesmo com recuo, manteve a liderança nacional com 28% da participação, à frente de Paraná e Rio Grande do Sul.

O País registrou o abate de 1,64 bilhão de frangos, aumento de 1,1% em comparação ao mesmo trimestre do ano passado. O mês de maio teve o maior volume mensal de toda a série, com destaque para São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Paraná segue como principal estado produtor, respondendo por 34,1% do total.

A produção nacional alcançou 1,24 bilhão de dúzias de ovos, crescimento de 6,2% em um ano e 2,9% em relação ao trimestre anterior. O avanço foi puxado por São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais. Mais da metade das granjas destinou os ovos ao consumo direto, enquanto 17% foram para incubação. São Paulo lidera com 25,6% da produção, seguido por Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo.

Leia Também:  Cadastro de Propriedades Rurais em Goiás: Processo Totalmente On-line a Partir de Outubro

A aquisição de leite cru somou 6,50 bilhões de litros, alta de 9,4% frente a 2024. Apesar da queda de 1% na comparação com o primeiro trimestre, o resultado é recorde para o período. O preço médio pago ao produtor ficou em R$ 2,75 por litro, aumento de 5,4% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Minas Gerais segue na frente, com quase um quarto de toda a captação nacional, seguida por Paraná e Santa Catarina.

Já a aquisição de couro cru atingiu 10,75 milhões de peças, avanço de 4,6% em relação a 2024. Goiás, Rio Grande do Sul e Pará foram os principais responsáveis pelo crescimento. Goiás lidera o ranking com 18,9% da participação nacional.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

Leia Também:  Safra recorde: Brasil colhe mais de 178 milhões de toneladas de soja e reforça liderança global

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA