AGRONEGÓCIO

Entregas de fertilizantes caem em 2024, apesar de alta na produção nacional

Publicado em

Volume de entregas apresenta leve retração no acumulado anual

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 45,61 milhões de toneladas entre janeiro e dezembro de 2024, representando uma redução de 0,5% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram registradas 45,82 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), que atribui essa leve retração à menor safra observada no ano.

Dezembro registra estabilidade nas entregas mensais

Apesar da queda no acumulado anual, o mês de dezembro apresentou estabilidade, com leve alta de 0,1% nas entregas em relação a dezembro de 2023. O volume entregue no último mês de 2024 foi de aproximadamente 3,60 milhões de toneladas.

Mato Grosso lidera destino dos insumos

O estado de Mato Grosso permaneceu como o principal destino dos fertilizantes no país, recebendo 9,77 milhões de toneladas, o que equivale a 21,4% do total entregue. Em seguida, figuram os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia como os maiores consumidores.

Leia Também:  Pastagem de trigo resiste melhor às geadas na Região Sul, aponta Embrapa
Produção nacional avança no ano

A produção interna de fertilizantes intermediários registrou crescimento tanto em dezembro quanto no acumulado de 2024. No último mês do ano, foram produzidas 605 mil toneladas — alta de 7,5% em relação ao mesmo mês de 2023. No total do ano, a produção atingiu 7,21 milhões de toneladas, representando aumento de 3,8% frente ao volume do ano anterior.

Importações seguem em ritmo elevado

As importações brasileiras de fertilizantes somaram 41,34 milhões de toneladas entre janeiro e dezembro de 2024. Desse total, 3,44 milhões de toneladas foram importadas apenas em dezembro.

Porto de Paranaguá se mantém como principal ponto de entrada

O Porto de Paranaguá, no Paraná, consolidou-se como a principal porta de entrada dos fertilizantes no Brasil. Em 2024, o terminal recebeu 10,34 milhões de toneladas, um aumento de 9,2% em comparação a 2023. Esse volume corresponde a cerca de 25% do total importado por todos os portos do país, conforme dados do Siacesp/MDIC.

Leia Também:  Impactadas pela redução na oferta de fruta, exportações de suco de laranja registram queda no primeiro semestre da safra 2023/2024
Estoque das indústrias fecha o ano em 8,32 milhões de toneladas

Segundo a ANDA, em 31 de dezembro de 2024, as indústrias do setor mantinham estoques de 8,32 milhões de toneladas de fertilizantes. Considerando-se os volumes de produção nacional, importações, exportações, adições de microelementos e aditivos, entregas ao mercado e os estoques iniciais e finais, foi verificado um ajuste de cerca de 3,90 milhões de toneladas. Esse volume refere-se a produtos voltados para usos específicos, como adubos líquidos, fertilizantes organominerais, aplicações industriais ou estoques não informados.

Setor acompanha transformações tecnológicas e de mercado

A ANDA destacou que mantém um trabalho contínuo de monitoramento das estatísticas do setor, com o objetivo de identificar mudanças e antecipar tendências. A entidade reforça seu compromisso com o acompanhamento das transformações provocadas pelo avanço tecnológico e pela inovação na cadeia de fertilizantes.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

Leia Também:  Executivo propõe criação de Procuradoria Especializada da Saúde Pública

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA