O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) iniciou, nesta terça-feira (25.2), um nivelamento técnico entre os bombeiros militares para a atividade de fiscalização ambiental. O objetivo é alinhar as ações de fiscalização e responsabilização, visando coibir o uso irregular do fogo no Estado.
Participam do nivelamento 22 militares dos sete Comandos Regionais do Corpo de Bombeiros Militar, que está sendo promovido pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá. O curso será concluído nesta quinta-feira (27.2).
De acordo com o tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, comandante do BEA, a fiscalização e a responsabilização são componentes essenciais do ciclo operacional de prevenção e combate aos incêndios florestais. Por isso, é crucial que as ações dos militares estejam alinhadas ao planejamento estratégico da corporação.
“A estratégia de atuação do CBMMT vai além do combate direto ao fogo. A intenção é coibir o uso irregular do fogo, assegurando a aplicação rigorosa das sanções administrativas, de forma a reduzir efetivamente os índices de queimadas ilegais em Mato Grosso”, destacou.
O trabalho de fiscalização, conforme explicou o comandante, começa com o monitoramento remoto, que utiliza tecnologias avançadas de geoprocessamento para identificar focos de calor e correlacioná-los com informações cadastrais das propriedades rurais. A partir dessa triagem, são planejadas as operações de campo.
Durante essas operações, as equipes realizam vistorias in loco, verificando a autoria, materialidade e o nexo causal das infrações ambientais, lavrando os respectivos autos de infração, conforme estabelecido pela legislação vigente. De acordo com o planejamento estratégico, essas operações serão realizadas ao longo deste ano, garantindo uma fiscalização contínua.
“Essa abordagem inovadora fortalece a política estadual de tolerância zero ao uso irregular do fogo, integrando inteligência operacional, capacitação técnica e rigor na aplicação da lei”, reforçou o comandante do BEA.
Fiscalizações anteriores – Em 2024, as operações de fiscalização ambiental do CBMMT resultaram na aplicação de multas que somaram cerca de R$ 218 milhões, além da apreensão de maquinários, embargos de áreas degradadas e outras sanções previstas pela legislação vigente.
Esses resultados demonstram o impacto positivo da estratégia da corporação, que combina rigor na fiscalização com ações preventivas e educativas, promovendo uma mudança estrutural no enfrentamento aos incêndios florestais, conforme o comandante do BEA.
“Com esse nível de especialização e planejamento contínuo, o CBMMT reafirma seu compromisso com a preservação ambiental e com a construção de um modelo de gestão do fogo mais eficaz, sustentável e alinhado às melhores práticas. Mato Grosso segue na vanguarda do combate aos incêndios florestais, demonstrando que a combinação de tecnologia, capacitação e rigor na fiscalização é a chave para um futuro ambientalmente responsável”, concluiu o tenente-coronel BM Marcondes.
O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou o quinto mutirão de avaliação odontológica pré-transplante renal na manhã deste sábado (27.6).
Neste mutirão, foram atendidos 17 pacientes agendados via Sistema Estadual de Regulação (Sisreg), em parceria com a Central Estadual de Transplantes (CET), também da SES.
Para a diretora do Ceope, Martha Aquilino Pereira, os cuidados com a saúde bucal são fundamentais para garantir que os pacientes estejam aptos para a realização do transplante.
“Os pacientes que fazem tratamento para insuficiência renal crônica (IRC) podem apresentar baixa imunidade por causa das medicações e do quadro clínico. Por isso, a consulta odontológica realizada no Ceope e, se necessário, tratamento odontológico no ambulatório da unidade, é um pré-requisito obrigatório para garantir o sucesso da cirurgia”, explicou.
Foram realizados procedimentos como primeira consulta odontológica, orientação de higiene bucal, restauração de dente permanente posterior com resina composta, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor, profilaxia e remoção de placa.
“Os pacientes devem fazer a higienização adequada na preparação para o transplante e ficar atentos em caso de sangramento. Quem usa prótese dentária deve ter atenção redobrada. Este cuidado é essencial porque qualquer infecção apresenta maior risco para pacientes submetidos à hemodiálise, inclusive a bucal”, afirmou.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.