Várzea Grande

Colapso das bombas captadoras de água compromete abastecimento em Várzea Grande

Publicado em

Equipes trabalham para que as ETAs voltem produzir água e fornecimento seja restabelecido

O sistema de abastecimento de água de Várzea Grande enfrenta um momento crítico. Diversas Estações de Tratamento de Água (ETAs) estão paralisadas ou operando com capacidade reduzida, impactando diretamente a distribuição de água para milhares de famílias. O problema está na falta de manutenção adequada das bombas de captação, que são antigas e requerem serviços especializados. No entanto, não há uma licitação vigente para esse serviço, o que torna o processo de reparo ainda mais complexo.

A falta de manutenção regular e a necessidade urgente de reparos refletem a situação crítica da infraestrutura de abastecimento de Várzea Grande.

Diante desse cenário, a equipe do DAE-VG está trabalhando de maneira emergencial para recuperar as bombas e restabelecer o abastecimento o mais rápido possível. A população será informada sobre os avanços e prazos de cada intervenção.

Confira o panorama atualizado de cada ETA:

– ETA I (ETA Velha) – Parada

Após a manutenção da adutora, a ETA I estava retomando gradualmente o abastecimento. No entanto, na noite de ontem, a bomba parou de funcionar. A equipe técnica já está trabalhando no reparo do equipamento para restabelecer o funcionamento.

Leia Também:  Prefeitura lança programa "Acelera VG água" para ouvir população

– ETA II Júlio Campos – parcialmente funcionando

Água está sendo tratada e enviada para o Morro do Urubu, para abastecer o Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSHMVG).

– ETA III (Cristo Rei) – Parada

A ETA III está sem operação há três dias, desde que sua bomba parou de funcionar. O equipamento foi removido para manutenção e, na noite de ontem, foi reinstalado. No entanto, ao ser ligada, apresentou novos problemas e precisou ser retirada novamente para ajustes. Durante o dia de hoje os reparos serão feitos para que a substituição definitiva ocorra durante à noite.

– ETA IV (ETA do Pari) – Operando parcialmente

A ETA IV continua em operação, mas com capacidade reduzida, o que impacta o abastecimento em algumas regiões.

– ETA V (ETA Imigrantes) – Operando parcialmente

Assim como a ETA II e IV, a ETA V segue funcionando, porém, com produção abaixo do ideal devido a problemas técnicos em seu sistema de bombeamento.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Leia Também:  Programa de regularização fundiária é apresentado a moradores de cinco bairros de Várzea Grande

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Prefeitura lança programa “Acelera VG água” para ouvir população

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande lançou nesta segunda-feira (22) o programa “Acelera VG água”, que disponibiliza à população a consulta pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) atualizado e incentiva a participação na audiência pública prevista para agosto. O acesso ao documento pode ser feito pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br.

“Estamos há um ano e dois meses nesse processo. Contratamos a FIPE, que realizou o diagnóstico, ouviu a população por região e agora apresentou o prognóstico, que é a versão atualizada do Plano Municipal de Saneamento Básico. Agora queremos que todos acessem o plano e enviem contribuições”, disse a prefeita Flavia Moretti.

A gestora também afirma que o documento apresenta a situação atual dos serviços de água e esgoto e propõe soluções para os próximos 35 anos. “Esta consulta pública é uma oportunidade para que a população conheça as propostas, tire dúvidas e envie suas contribuições antes da consolidação do plano”, explica.

A população pode participar da consulta por meio da audiência pública prevista para agosto ou enviando sugestões pelo e-mail [email protected].

Leia Também:  Várzea Grande representa Mato Grosso nos Jogos Estudantis Brasileiros e Jogos da Juventude

A secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, acrescenta que a população pode acessar o programa pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br e enviar contribuições após a leitura do documento na íntegra.

“Somente após a consolidação deste plano pela população e pelos órgãos de controle é que poderemos definir a melhor opção de gestão para os serviços de água e saneamento da cidade, buscando soluções para o problema crônico de abastecimento”, completou a prefeita.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA