AGRONEGÓCIO

Capacitação Transformadora: Jovens Quilombolas de Divino se Destacam na Cafeicultura

Publicado em

A realidade de 18 jovens da comunidade quilombola remanescente de São Pedro de Cima, em Divino, passou por uma transformação significativa com a implementação do Programa Especial Jovem no Campo. Além de frequentarem o ensino médio, esses adolescentes agora estão se especializando em cafeicultura, a principal atividade agrícola da região.

Iniciativa do Sistema Faemg Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Divino, o programa tem como objetivo qualificar os jovens para que possam prosperar no campo, garantindo qualidade de vida e perspectivas promissoras para o futuro em empreendimentos rurais.

Os participantes, com idades entre 15 e 18 anos, demonstram entusiasmo com os conhecimentos adquiridos e as novas oportunidades que o curso oferece. Até o momento, completaram quatro dos sete módulos do treinamento e já estão aplicando o que aprenderam em suas lavouras.

Rafaela Souza, de 17 anos, compartilha que agora consegue identificar problemas nas plantações, como a presença de pragas e doenças, e transmite essas lições para seus pais. “Eles acreditam no que eu aprendi e agora fui encarregada de controlar as pragas e corrigir outros erros”, relata, com um sorriso no rosto.

Estevão Guilherme Albergaria, de 18 anos, também se beneficia dos novos conhecimentos, aprimorando seu trabalho na lavoura. “Muitas vezes, a gente apenas reproduz o que os outros fazem, sem saber se é o jeito certo. O programa abriu novos caminhos para aumentar nossa produção, utilizando as técnicas adequadas”, destaca.

Para Renan Faria, de 16 anos, a internet se tornou uma aliada nas pesquisas sobre cafeicultura. Embora reconheça a ajuda dos vídeos nas redes sociais, ele acredita que o curso presencial é mais eficaz. “Aqui, aprendemos com profissionais qualificados e a oportunidade de estudar na nossa própria comunidade é incrível. Muitos pensam que estudar é só fazer uma faculdade, mas estamos aprendendo sobre café no lugar onde moramos e produzimos.”

Leia Também:  Grupo de Fiscalização do Sistema Carcerário desenvolve projeto com jovens em conflito com a lei

Davi Santos, o mais jovem da turma com apenas 15 anos, se mostra entusiasmado em compartilhar o conhecimento adquirido. “Antes, era difícil acessar informações. Agora, estou recebendo esse conhecimento gratuitamente para dividir com meus pais e avós. Aqui em São Pedro, tudo é café, e com esse aprimoramento, espero aumentar a produção e melhorar os rendimentos nas lavouras.”

Os instrutores do Sistema Faemg Senar lideram as etapas do programa. Mário Martins, responsável pelos módulos práticos que abordam poda, controle de pragas e doenças, colheita e preparo do café, elogiou a dedicação dos alunos. “Além do aprendizado sobre a atividade, o Jovem no Campo proporciona desenvolvimento pessoal, reforçando valores como educação, amizade e companheirismo, promovendo a socialização entre os jovens.”

A diretora da escola onde os jovens cursam o ensino médio, Luciana Ancelmo Braga, ressalta que a realização do programa na comunidade facilita o acesso a um conhecimento de qualidade. “Essa iniciativa dá visibilidade aos alunos e os motiva. Todos moram na comunidade e já trabalham com suas famílias na roça. O que aprendem pode ser compartilhado com os familiares e a comunidade.”

Viviane Cunha, vice-presidente do Sindicato e agente de desenvolvimento rural (ADR), destaca a importância de levar o treinamento à comunidade, incentivando o ensino, a inclusão e a sucessão familiar. “O programa desperta nos jovens a percepção da importância do café. É gratificante ver o brilho nos olhos deles.”

Semana Internacional do Café (SIC)

O programa culminará em novembro, com uma visita à Semana Internacional do Café (SIC), que acontecerá em Belo Horizonte entre os dias 20 e 22. Viviane acredita que a experiência na feira será transformadora. “Eles perceberão que é possível ter sucesso na cafeicultura sem precisar sair de casa. O importante é estudar e adquirir conhecimento.”

Leia Também:  Várzea Grande é contemplado com mais cursos do Programa SER Família Capacita
Iniciativa Conexão J

Além da turma na comunidade quilombola, o Sindicato dos Produtores Rurais de Divino está capacitando jovens na cidade, em parceria com o programa Conexão J, da Secretaria de Assistência Social do município, que prepara centenas de jovens para o mercado de trabalho. “Essa parceria é fundamental, pois o Sistema Faemg Senar oferece cursos excelentes, proporcionando aos jovens a base necessária para se tornarem bons profissionais”, comenta Jandira Dias, secretária de Assistência Social.

Viviane Cunha enfatiza que o objetivo da iniciativa municipal se alinha ao do programa Jovem no Campo, potencializando-o. “O agronegócio gera muitos empregos no município, e a capacitação permite que os jovens ocupem essas vagas.”

Além das turmas em andamento, o Sindicato já realizou quatro edições do programa. Muitos jovens, como Miguel e Júlia, conseguiram empregos em corretoras de café, lojas agropecuárias, estão engajados em suas propriedades rurais ou focados em estudar na área em cursos técnicos e superiores. Os resultados são celebrados pela entidade. “Lembro de um jovem que não queria nem tomar café e sonhava em sair da cidade. Hoje, ele está cursando técnico em agronegócio e deseja permanecer no campo. Trabalhamos para combater o êxodo rural”, compartilhou Viviane.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Prefeitura de Cuiabá promove caminhada e reforça ações de combate à violência contra a pessoa idosa

Published

on

Como parte da programação do Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura de Cuiabá realizou uma caminhada no Parque Tia Nair, neste sábado (27), com participantes do Centro de

Convivência de Idosos (CCI) Aidê Pereira.
A mobilização reuniu idosos, familiares e servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, com o objetivo de ampliar o debate sobre os direitos da população idosa e incentivar a denúncia de situações de violência.

A ação integra um conjunto de atividades desenvolvidas ao longo do mês pela pasta, que inclui palestras, rodas de conversa e orientações sobre os diferentes tipos de violência praticados contra idosos, como a psicológica, patrimonial, física e negligência.

O trabalho é realizado em parceria com instituições como o Ministério Público, a Polícia Civil e a Defensoria Pública.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que o trabalho da Prefeitura busca informar os idosos sobre seus direitos e fortalecer a rede de proteção.

Leia Também:  Mosaic Fertilizantes prorroga inscrições para vagas de estágio em municípios de diversas regiões do país

“Atuamos de forma integrada para levar informação e conscientização aos idosos. Muitas vezes, a violência acontece de forma silenciosa, e conhecer os direitos é o primeiro passo para romper esse ciclo”, disse.

Além da caminhada, os participantes realizaram um alongamento coletivo e um piquenique no parque, fortalecendo o convívio social entre os frequentadores do centro.

A gerente do CCI Aidê Pereira, Evânia Alves Tito, explicou que a caminhada foi organizada para levar a campanha também aos espaços públicos e ampliar o alcance da conscientização.

“Escolhemos um local de grande circulação para chamar a atenção da população sobre a importância de respeitar os direitos da pessoa idosa. É uma conscientização voltada aos idosos, às famílias e à sociedade”, contou.

Frequentadora do CCI há cerca de 25 anos, Leny Setubal Teixeira participou da mobilização ao lado das irmãs e afirmou que as atividades desenvolvidas pelo centro contribuíram para sua qualidade de vida e integração social.

“Participamos de tudo: dança, coral, caminhadas. O centro mudou nossa rotina, fez novas amizades e nos mantém ativos. É um lugar que faz diferença na vida dos idosos”, pontuou.

Leia Também:  Projetos sociais da PMMT afastam jovens da criminalidade e incentivam práticas esportivas

A Prefeitura de Cuiabá mantém Centros de Convivência de Idosos em diferentes regiões da capital, oferecendo atividades culturais, esportivas, educativas e de fortalecimento de vínculos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA