Mato Grosso

Grupo de estudos da Sesp debate sobre sociabilidades, circulação e mobilidade como prática social e política

Publicado em

O Núcleo de Pesquisas Científicas da Secretaria de Segurança Pública (NPC/SESP-MT) realizou o sétimo encontro do Grupo de Estudos intitulado “Diálogos e Transversalidade em Segurança Pública”, nesta terça-feira (30.04), na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

O tema abordado foi “Sociabilidades, Circulação e Mobilidade como Prática Social e Política”, mediado pela professora Clara Natalia Steigleder Walter, doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Este ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) juntou-se ao grupo de estudos da Sesp, e estão planejadas mais sete reuniões até novembro. O objetivo dos encontros é sistematizar informações importantes para subsidiar futuras parcerias institucionais e políticas públicas que reflitam nos serviços prestados à sociedade.

Membro da coordenação do Núcleo de Pesquisas Científicas, o analista do Sistema Socioeducativo, Ueliton Peres de Oliveira, explica que o tema é ligado ao papel do Detran, contudo, é importante para todas as forças de segurança, pois, direta ou indiretamente, elas atuam frente as demandas que permeiam a ocupação do espaço urbano e sociabilidades na comunidade. 

Leia Também:  Fórum de Rosário Oeste promove palestra sobre atendimento à vítima de violência doméstica

“Essas discussões são relevantes para a sociedade, pois poderão subsidiar futuras propostas de intervenção no que tange propostas de educação no trânsito e o comportamento humano para a ocupação do espaço urbano. Todas as informações debatidas serão utilizadas para produção de artigos científicos e também capítulos de livros. Nosso objetivo é promover o conhecimento e a integração”.  

Ano passado foram seis encontros para debater diferentes temas com a finalidade de socializar conhecimentos e propiciar a integração entre as forças de segurança pública, instituições de ensino superior e demais pesquisadores em âmbito nacional. 

O Núcleo de Pesquisas Científicas, instituído pela Portaria Conjunta N° 06/2022GAB/SESP em outubro de 2022, funciona dentro da Superintendência de Gestão de Pessoas da Sesp, sob a coordenação dos servidores Ueliton Peres de Oliveira, e Rosária Cristina da Silva Ormond, analista de desenvolvimento econômico e social. Tem por objetivo a socialização do conhecimento científico e de boas práticas no âmbito da segurança pública e o incentivo de produções técnico-científicas.
 

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Hospital Regional de Cáceres avança em infraestrutura, tecnologia e humanização

Published

on

O Hospital Regional de Cáceres, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e sob a administração da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), promoveu, em apenas quatro meses, importantes avanços em infraestrutura, tecnologia e qualificação dos serviços, fortalecendo a assistência prestada à população da região Oeste.

Segundo o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo, as melhorias foram feitas para garantir ambientes mais seguros, modernos e adequados às necessidades de pacientes e profissionais de saúde. As ações integram o contrato de gerenciamento, operacionalização e execução dos serviços de saúde do hospital.

“Os avanços reforçam o compromisso conjunto da Secretaria e da Agir com a melhoria contínua dos serviços, a valorização da assistência humanizada e o fortalecimento da rede hospitalar regional, garantindo mais qualidade, segurança e dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o secretário.

Entre as principais entregas está a inauguração da nova ala da maternidade, construída em uma área de 850 metros quadrados, na Unidade II.

O espaço conta com 31 leitos distribuídos em 16 enfermarias climatizadas, equipadas com camas automáticas, televisores e banheiros privativos, além de posto de enfermagem centralizado, farmácia satélite, sala de exames, elevadores e acessibilidade completa.

A modernização tecnológica também avançou com a aquisição de um novo aparelho de ultrassom portátil, que permite a realização de exames à beira-leito, proporcionando mais agilidade nos diagnósticos e maior eficiência no atendimento.

Leia Também:  Copom considera progresso inflacionário, mas adverte sobre longo caminho para ancoragem

Apenas dois meses após a transição, a Agir consertou equipamento que permitiu a retomada dos exames de ressonância, ampliando o acesso dos usuários a exames de alta complexidade, um serviço essencial para a assistência à população de Cáceres e região.

Também nesse período, foram realizadas ações importantes, como o conserto do equipamento de raio-x da Unidade II. A iniciativa melhorou a assistência prestada aos usuários, que há algum tempo lidavam com as consequências da inoperância de equipamentos fundamentais.

A instituição também investiu na padronização dos carrinhos de emergência e na aquisição de 32 novas camas automáticas, 328 colchões e 320 travesseiros, fortalecendo a segurança assistencial e proporcionando mais conforto durante a internação.

As unidades estão passando ainda por um amplo processo de revitalização, incluindo pintura, recuperação de pisos e renovação de aproximadamente 3.500 m2 da estrutura física. O estacionamento da Unidade I também recebeu nova sinalização, ampliando a segurança para usuários e colaboradores.

Ainda na Unidade I, a revitalização estética e ambiental já está em andamento. As melhorias incluem a reestruturação do paisagismo, com a renovação dos espaços ornamentais, substituição da vegetação existente e implantação de novas espécies de plantas ornamentais.

A iniciativa tem como objetivo valorizar a infraestrutura do Hospital Regional de Cáceres, proporcionando um ambiente mais agradável, acolhedor e humanizado para pacientes, acompanhantes, colaboradores e visitantes.

Leia Também:  Evento debate redução de emissões provenientes do desmatamento

Com foco na humanização dos ambientes, o hospital iniciou a implantação de uma nova identidade visual, com elementos que promovem acolhimento e bem-estar. Até o momento, cerca de 300 m2 já receberam a nova comunicação visual, com expansão prevista de mais 400 m2, com foco na valorização do espaço físico e da experiência do cuidado.

Na área estrutural, o hospital realizou ainda a manutenção preventiva da subestação elétrica da Unidade I, garantindo mais segurança operacional e confiabilidade ao sistema de energia, sem impactos na assistência durante a execução dos serviços.

Para o diretor-geral do Hospital Regional de Cáceres, Antônio Jorge de Almeida Maciel, os investimentos refletem o compromisso da gestão Agir com a ampliação da capacidade de atendimento, a modernização da estrutura hospitalar e a oferta de uma assistência cada vez mais qualificada e humanizada. Segundo ele, os avanços demonstram o compromisso da gestão com a modernização contínua da unidade.

“Estamos promovendo uma transformação significativa na infraestrutura hospitalar, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo as condições de trabalho das equipes. Esses investimentos refletem diretamente na qualidade da assistência oferecida à população e consolidam nosso compromisso com um atendimento cada vez mais seguro, eficiente e humanizado”, afirmou o diretor-geral.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA