AGRONEGÓCIO

Primeira etapa de subsídios de juros do Pronampe Custeio Agro SC Emergencial é liberada

Publicado em

Os subsídios de juros na contratação de financiamentos por meio do Programa Pronampe Agro SC Emergencial Custeio Agropecuário estão sendo liberados pelo Governo do Estado. Nessa semana foi realizado o pagamento de R$ 1,1 milhão para subsidiar o juro de 3% sobre a operação de crédito contratada por 1015 agricultores. O montante de recursos financiados nestes contratos representa uma alavancagem de R$ 38,4 milhões na economia.

O Programa Pronampe Agro Emergencial faz parte do Recupera SC 2ª etapa, que visa socorrer os agricultores que tiveram perdas com as enchentes registradas ano passado. O Pronampe Agro SC está sendo operacionalizado em duas linhas: projetos de custeio e projetos de investimento, ocorrendo nesse momento a liberação de recursos aos projetos de custeio. Por meio do Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural (FDR) da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), a subvenção dos juros é de 3% sobre a operação de crédito contratada pelos agricultores. Chegam a R$ 50 milhões os recursos previstos para operacionalização do Programa Pronampe Agro SC Emergencial.

Leia Também:  Valorização da carne gaúcha entra em segunda etapa de campanha educativa

Na subvenção do Pronampe Agro SC Emergencial Custeio, o valor de enquadramento por projeto é de até R$ 50 mil por propriedade rural. A subvenção de juros será concedida para o período limitado a um ano e pago em parcela única, devendo atender cerca de 13,5 mil produtores. Para subvenção do Pronampe Agro SC Emergencial Investimento, o valor de enquadramento de projeto depende do investimento a ser realizado, podendo variar de R$ 100 a R$ 200 mil por propriedade rural. O prazo de pagamento da subvenção será de até oito anos.

Estão em tramitação 5.860 projetos do Programa Pronampe Agro SC Emergencial Custeio Agropecuário. “Os agricultores estão acessando os programas emergenciais, que foram criados para incentivá-los a continuar no campo e amenizar as perdas. No Pronampe Agro SC Emergencial, o governo do Estado entra com a subvenção de juros para auxiliar os produtores, além disso o financiamento proporciona a movimentação de recursos,que também impulsionam a economia”, avalia o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.

Nessa semana também foram liberados mais recursos correspondentes ao Programa Reconstrói SC, que faz parte do Recupera SC 2 – no montante de R$ 1,9 milhão, beneficiando 179 agricultores. No total já foram liberados cerca de R$3,4 milhões nessa modalidade.“Os programas Reconstrói SC e Pronampe Agro SC Emergencial são fundamentais para apoiar os agricultores na recuperação dos danos causados pelas chuvas ocorridas no Estado, especialmente nos meses de outubro e novembro de 2023, bem como para a retomada dos processos produtivos afetados”, afirma o diretor de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural, Léo Kroth.

Leia Também:  Santa Catarina lidera cultivo de arroz com método pré-germinado, priorizando qualidade

O agricultor Ênio de Biasi, da Linha Indiozinho, município de Guaraciaba, acessou o programa, “fui beneficiado pelo juro do custeio do Pronampe, esse dinheiro para mim vai ser uma boa ajuda, vou comprar aveia e adubo para implantar a cultura de inverno”, explica. O produtor Clécio Natalino Zuge, da Linha São Roque, Guaraciaba, também buscou auxilio no programa. “Na instabilidade climática essa ajuda é muito bem-vinda. Estimula a continuar trabalhando e investindo na propriedade”, afirma.

Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

Leia Também:  Inscrições abertas para criadores de gado holandês na 48ª Expointer; expectativas seguem altas apesar de desafios climáticos

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA