AGRONEGÓCIO

Mapa e MPA discutem com setor de pescado como aumentar competitividade da produção nacional

Publicado em

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, se reuniram nesta terça-feira (30) com representantes do setor de pescados para reforçar o compromisso do Governo Federal com a pesca e aquicultura nacional.

Na pauta, os representantes demonstraram a preocupação do setor com a importação de filé de tilápia congelado do Vietnã. A cadeia da produção de peixes cultivado alega riscos sanitários do vírus TiLV e econômicos aliados a prática de dumping – quando o produto estrangeiro entra no Brasil mais barato do que a produção interna.

Na ocasião, o ministro Fávaro reforçou que o sistema de defesa agropecuária é um grande ativo brasileiro e que em hipótese alguma será precarizado. “Como resposta as preocupações do setor, informo que a equipe técnica da defesa agropecuária do Mapa irá imediatamente revisar o protocolo de importação de tilápia do Vietnã para podermos reavaliar a autorização, além de também reforçar os controles de importação”, disse.

Fávaro ainda lembrou que a boa relação comercial se faz em mão dupla, ou seja, de venda e compra, e que é necessário buscar um equilíbrio para que o comércio bilateral com o mercado vietnamita não venha a ser prejudicado ao mesmo tempo.

Leia Também:  Conservação de grãos reduz secagem, perdas e impacto ambiental, beneficiando a nutrição animal no agro

O ministro André de Paula destacou a boa parceria com o Mapa. “Eu e Fávaro temos um compromisso de defender de forma intransigente os interesses dos produtores brasileiros. Então tudo que possa atingir os nossos produtores será encarado como muita seriedade e prioridade dentro no governo visando preservar e fortalecer o setor”, destacou.

A piscicultura brasileira é uma atividade em expansão. Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura, a produção em 2023 foi de cerca de 520 mil toneladas da espécie, representando 65% do peixe de cultivo no país.

Fonte: MAPA

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Nova sede da FEMAB é entregue com apoio da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá participou, nesse sábado (27), da cerimônia de entrega da nova sede da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB). O espaço, localizado na Avenida Principal, nº 703, no Bairro Barra do Pari, passou a abrigar as atividades da entidade.

A solenidade reuniu o prefeito Abilio Brunini, o senador Wellington Fagundes, o secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, e o presidente da FEMAB, Walter Arruda, entre outras autoridades.

A nova sede foi concluída pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas. A construção recebeu recursos de emenda parlamentar do senador Wellington Fagundes, complementados com recursos municipais.

Durante a cerimônia, o prefeito Abilio Brunini afirmou que a entrega representou o cumprimento de um compromisso assumido com o movimento comunitário e destacou que o espaço contribuirá para fortalecer o diálogo entre a administração municipal e as lideranças dos bairros.

“Assumi o compromisso de garantir esse espaço para a FEMAB e estamos cumprindo essa palavra. A nova sede será um local para reuniões, capacitação de lideranças comunitárias e fortalecimento da relação entre a Prefeitura e o movimento comunitário”, disse.

Leia Também:  Mercado de trigo registra alta de até 4,9% em abril com ritmo lento de negociações

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, ressaltou que a conclusão da obra amplia a estrutura destinada ao fortalecimento da participação popular e do trabalho desenvolvido pelas associações de moradores em Mato Grosso.

“Concluímos uma obra importante para uma entidade que representa as associações de moradores de todo o estado. É um espaço voltado ao diálogo, às reuniões e à construção de ações em benefício das comunidades”, explicou.

Já o presidente da entidade, Walter Arruda, afirmou que a nova sede permitirá ampliar o trabalho desenvolvido junto às comunidades e fortalecer a elaboração de propostas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.

“Este será o espaço onde construiremos projetos e discutiremos políticas públicas para atender as necessidades das comunidades, em áreas como habitação, regularização fundiária, saúde e educação”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA