AGRONEGÓCIO

Adoção de bioestimulantes na agricultura brasileira chega a 30% em 2023

Publicado em

O setor de bioestimulantes no Brasil vem crescendo e a estimativa é de que neste ano já represente 3,7 bilhões de dólares devido ao aumento na adoção de produtos biológicos por parte dos agricultores brasileiros. De acordo com o responsável pela empresa Elicit Plant no Brasil, Felipe Sulzbach, a adoção no país chega a 30%, enquanto que no mundo este índice fica em torno de 18%. Ao falar sobre o setor no Brasil, Sulzbach destaca que os bioestimulantes estão se tornando cada vez mais importantes nos cultivos devido à crescente demanda por produtividade agrícola e segurança alimentar.

A Elicit Plant, uma empresa agribiotech que nasceu na França, iniciou neste ano a internacionalização do seu portfólio em mercados importantes da Europa, América do Norte e América do Sul, principalmente no Brasil. Conforme Sulzbach, a empresa desenvolveu um elicitor de plantas que é um bioestimulante inovador através do uso da tecnologia dos fitoesteróis, uma molécula naturalmente encontrada em plantas. Ele explica que a solução é estimular naturalmente o metabolismo das plantas frente a estresses abióticos, reduzindo a necessidade de água e permitindo uma melhor resistência ao estresse hídrico, por exemplo.

Leia Também:  Brasil vive intempéries climáticas: no Sul chuva e frio; no norte seca e calor

Sulzbach também falou sobre as tendências da Elicit Plant para o setor de bioestimulantes no Brasil em 2024. Disse que as perspectivas para o setor agrícola no próximo ano, de acordo com várias fontes, são otimistas. “As margens tendem a ser positivas, mas o clima e a logística vão ser as grandes preocupações. Além disso, o mercado de bioestimulantes deverá atingir 6,6 bilhões de dólares até 2024, crescendo em torno de 10%, durante o período, até 2029”, observa afirmando que o setor está trazendo grandes benefícios para o agricultor e para a agricultura como um todo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Elicit Plant

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Carambeí sedia a IX Conferência Brasileira de Pós-Colheita 2026 com foco em inovação e armazenagem de grãos

Published

on

A cidade de Carambeí, nos Campos Gerais do Paraná, será palco de um dos principais encontros técnicos do agronegócio brasileiro. A IX Conferência Brasileira de Pós-Colheita (CBP 2026) acontece entre os dias 12 e 14 de agosto de 2026, reunindo especialistas, produtores, pesquisadores e empresas do setor.

O evento será realizado em conjunto com o XIII Simpósio Paranaense de Pós-Colheita de Grãos, no Pavilhão Frísia, localizado no Parque Histórico de Carambeí.

Pós-colheita de grãos ganha destaque como etapa estratégica do agronegócio

Organizada pela Associação Brasileira de Pós-Colheita, a conferência tem como objetivo debater os principais desafios e avanços na preservação da qualidade dos grãos após a colheita — etapa considerada decisiva para a segurança alimentar e para a rentabilidade do agronegócio.

Segundo a entidade, a expectativa é reunir cerca de 600 participantes durante os três dias de programação.

O presidente da ABRAPOS, José Ronaldo Quirino, destaca que o evento reflete a evolução do setor no país e a importância da continuidade de debates técnicos sobre armazenagem e conservação de grãos.

Leia Também:  Documentário O contato, de Vicente Ferraz, chega às telas nesta quinta
Programação técnica aborda armazenagem, secagem e controle de pragas

A IX CBP 2026 contará com uma programação composta por palestras técnicas, apresentações científicas e exposição de tecnologias voltadas à cadeia de pós-colheita.

Entre os principais temas em debate estão:

  • Sistemas modernos de armazenagem de grãos
  • Tecnologias de secagem e conservação
  • Controle de pragas e qualidade pós-colheita
  • Redução de perdas no armazenamento
  • Inovações aplicadas à logística de grãos

O evento também contará com expositores apresentando soluções tecnológicas aplicadas ao setor armazenador.

Inovação e redução de perdas são foco central do evento

A ABRAPOS reforça que a conferência está alinhada à sua missão de reduzir perdas de grãos durante e após a colheita, contribuindo para ganhos de eficiência em toda a cadeia produtiva.

A programação técnica também deve trazer atualizações científicas e discussões sobre desafios estruturais da armazenagem no Brasil, além de experiências práticas do setor.

Inscrições já estão abertas para participantes e trabalhos técnicos

As inscrições para participação na conferência e para submissão de trabalhos técnicos já estão abertas e podem ser feitas pelo portal oficial do evento.

Leia Também:  Brasil vive intempéries climáticas: no Sul chuva e frio; no norte seca e calor

Além do conteúdo técnico, os participantes terão acesso à infraestrutura local e poderão conhecer Carambeí, município com forte influência da colonização holandesa e destaque na produção leiteira e de grãos na região dos Campos Gerais.

Carambeí reforça papel como polo de conhecimento do agro

Com a realização da CBP 2026, Carambeí se consolida como um importante ponto de encontro para debates sobre tecnologia, inovação e eficiência na pós-colheita de grãos, fortalecendo a integração entre pesquisa, cooperativismo e produção agrícola no Brasil.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA