Lucas do Rio Verde

Mais de 40 pessoas são formadas no Programa Mais MT Muxirum

Publicado em

Não tem hora para iniciar os estudos e, a prova disso, são os mais de 40 alunos que se formaram em Lucas do Rio Verde, através do Programa Mais MT Muxirum. A terceira turma rendeu sorrisos, lágrimas e muito orgulho dos familiares, professores e autoridades que encheram o auditório do Paço Municipal, na noite desta terça-feira (31).

O programa é desenvolvido por meio do regime de colaboração entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde. O objetivo é reduzir a taxa de analfabetismo e, para isso, é colocado em pratica o apoio técnico e pedagógico, através de profissionais capacitados.

Ascom Prefeitura/Andrew Aragão (Foto: )

A professora Marcia Evangelista de Almeida, que foi uma das alfabetizadoras do programa, se mostrou emocionada por entender que de alguma forma marcou a vida dos alunos. “É importante e gratificante ver o sucesso dos alunos, a evolução deles é memorável e, com certeza, levaremos para a vida toda. Ser professora é isso, levar o conhecimento e o ensino, com dedicação, amor e qualidade, com isso teremos sempre bons resultados”, discorre.

Empenho e dedicação foram ingredientes cruciais para que o casal de alunos, Eloilda Padilha Pipper e Nildo Gelatti Pipper, concluísse a formação. “Estamos tão felizes. A professora Neide nos ensinou com tanto carinho e também teve o esforço da minha filha. Hoje eu sei escrever meu nome, faço continhas e daqui para frente e eu vou fazer medicina veterinária, eu sempre sonhei em estudar, minha família não me deu estudos, mas Deus me deu inteligência”, diz Eloilda.

Leia Também:  Sinop recebe reforços na saúde com a chegada de médicos do Programa Mais Médicos

Ascom Prefeitura/Andrew Aragão (Foto: )

Casado há 44 anos com Eloilda, o senhor Nildo pontua que um elemento importante para concluir o estudo, é ter o incentivo dentro de casa. “Eu me formei com o amor da minha vida, o nosso encontro foi importante desde o início, temos três filhos, educamos nossos filhos e hoje é a nossa vez. A nossa filha nos proporcionou o estudo, e sem ele nós não somos nada. Ter estudo com minha esposa me deu motivação, porque quando chegava em casa um ajudava o outro e por isso tudo deu certo”, pontuou senhor Nildo

De acordo com a secretária de Educação, Elaine Lovatel, o programa é para alfabetizar pessoas com mais de 15 anos e que não tiveram acesso à escola no tempo certo, tendo agora a chance de aprender a ler e escrever.

“O nosso foco é alfabetizar e, para isso, escolhemos estrategicamente setores da cidade próximos aos bairros que pudessem favorecer os alunos que demonstraram interesse no ensino. Essas aulas acontecem durante o dia e a noite, com metodologias específicas para facilitar a alfabetização e nós estamos felizes em mais uma vez fazer parte da vida de tantas pessoas e mais do que isso, levar educação para todos”, pontua secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Leia Também:  Confira a programação completa da 3ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde

“Um momento de tirar o fôlego e alegrar o coração de qualquer um que veio prestigiar uma formatura como essa. Os meus parabéns são para os alunos e também para o governo que investiu na educação, a gestão Miguel Vaz que não mede esforços para fazer a diferença na vida do cidadão luverdense e com certeza a educação muda a vida das pessoas”, finaliza vice-prefeito, Marcio Pandolfi.

Ao todo, são mais de 80 pessoas formadas desde o início do Programa em 2021, sendo 43 em 2023, 30 em 2022 e 10 em 2021.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Merendeiras de Lucas do Rio Verde recebem prêmio PNAE 2026 em Brasília

Published

on

A Educação de Lucas do Rio Verde viveu uma manhã especial com o reconhecimento da alimentação escolar do município no 3º Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar. Nesta terça-feira (23), as merendeiras Keila Rafaela e Benilce dos Santos, da Escola Municipal Profª Joice Martinelli Munhak e do Centro de Educação Infantil Girassol, participaram do Prêmio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026, em Brasília. Na ocasião, cada uma foi premiada com R$ 5 mil por suas receitas, que se destacaram pela qualidade e criatividade. As unidades de ensino também receberam R$ 8 mil para investir em melhorias nas cozinhas escolares.

Também participaram da cerimônia de premiação as nutricionistas da rede municipal, Vânia Haraki e Viviane Lima, e os gestores das unidades, José Marcos e Jean Panta.

“É um dia de muita alegria para a Secretaria ver nossas profissionais sendo reconhecidas em um concurso nacional pelo excelente trabalho que entregam às nossas crianças. A alimentação escolar é essencial para que os alunos consigam aprender e se desenvolver plenamente. Só tenho a agradecer e parabenizar as merendeiras Keila e Benilce, assim como todos os profissionais da alimentação escolar da rede municipal”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Leia Também:  Nota de pesar - Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Julia Martinelli Serafim

Ao todo, foram selecionadas 55 receitas por meio de votação popular, sendo duas por Unidade da Federação e uma por Entidade Federal.

Para representar Mato Grosso, foram escolhidas as receitas Bobó de Tilápia, da Escola Joice, com 193 votos únicos, e Filé de Tilápia com Requeijão e Farofa de Monguba, do C.E.I. Girassol, com 153 votos.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

A iniciativa integra o projeto “Alimentação Escolar Nota 10” e é realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Itaipu Binacional, por meio do programa Mais que Energia, além do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA).

O reconhecimento nacional reafirma o compromisso da gestão municipal de Lucas do Rio Verde em oferecer uma alimentação escolar que une nutrição e sabor, contribuindo diretamente para o desenvolvimento dos estudantes. A conquista valoriza o trabalho diário das merendeiras, que preparam, com dedicação e carinho, refeições que alimentam não apenas os alunos, mas também sonhos e oportunidades para o futuro luverdense.

Leia Também:  Alfabetizados pelo Muxirum se matriculam na EJA e continuam em busca do tão sonhado diploma

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA