Sinop

Prefeito autoriza início imediato da obra na Av. Oscar Niemeyer e melhorias na infraestrutura em outros locais

Publicado em

O prefeito Roberto Dorner e o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Remídio kuntz, assinaram na manhã de hoje (01), a Ordem de Serviço para o início imediato das obras de aterramento sobre o Ribeirão Nilza e construção de faunoduto (tubulação de passagem de animais) na Avenida Oscar Niemeyer. A liberação para o tráfego na avenida, interligando o Jardim Bougainville e outros bairros até a região da Av. Bruno Martini, centro e aeroporto, era muito aguardada pela população, que agora será contemplada com o acesso. Participaram da cerimônia representantes do executivo, loteadoras, empresários, vereadores, corretores de imóveis e moradores do local.

A Prefeitura Municipal de Sinop tem transformado a cidade no maior canteiro de obras da história, levando infraestrutura e qualidade de vida para toda a população, e hoje começa a transformação para os moradores da região da Avenida Oscar Niemeyer, o que possibilitará o amplo desenvolvimento e valorização dos imóveis. Serão aproximadamente 33 mil metros cúbicos de terra para o aterro e cerca de 120 tubos para passagem da fauna, com investimento de aproximadamente R$100 mil de recursos próprios. A prefeitura entregará a via em condições de tráfego, que deverá ser pavimentada posteriormente através da iniciativa de empresários de loteadoras beneficiadas com a obra.

Leia Também:  Servidores elegem Conselheiro Fiscal do PreviSinop

O Prefeito Roberto Dorner comemorou a assinatura da ordem de serviço e o início imediato da obra. “Essa obra vem a beneficiar toda a região, aqui estava faltando essa interligação entre os bairros. A avenida vai ligar os bairros aqui do bougainville e região do São Cristóvão ao colégio Marista e ao Aeroporto. Nós não podemos olhar só pro centro da cidade, precisamos olhar também para os arredores, a cidade tá crescendo muito e tem muita necessidade de obras como essa, para desafogar o trânsito e encurtar caminhos, com passagem rápida. Por isso estamos aqui fazendo com que a população se beneficie deste trabalho. Aqui vai ser uma obra rápida, acreditamos que em 90 dias já poderá estar passando carro aqui”, pontuou o prefeito.

Segundo o Secretário de Obras, Remídio Kuntz, essa é mais uma obra lançada e um compromisso cumprido da gestão. “Estamos trabalhando incansavelmente para manter a cidade organizada e dando andamento em importantes obras de recuperação de estradas, fechamento de valetões e limpeza urbana. Aqui é mais uma obra esperada por anos, que agora, com o compromisso do prefeito Roberto Dorner, vamos executar. É uma obra grande, com aterramento e construção da tubulação do faunotuto, mas vamos trabalhar, com toda nossa equipe, para que seja uma obra rápida e fique disponível pra população o mais rápido possível ”, pontuou o secretário.

Leia Também:  Centro Olímpico de Treinamento recebe melhorias para Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

Na oportunidade, o prefeito também assinou outras duas ordens de serviço, para início imediato das obras. Uma delas é o calçamento e estacionamento da Avenida André Maggi. A outra é o fechamento de vala e implantação de estacionamento em canteiro central na Av. dos Jequitibás (parcial), nos trechos da Av. dos Ingás e Av. André Maggi.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Relatório reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Published

on

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Apresentação do coral de idosos dos CRAS será hoje (14) no palco do Natal dos Sonhos

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

**Histórico da mobilização**

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  O setor de sorvetes teve uma alta de 50% nas vendas desde o início da onda de calor que acometeu o país nos últimos meses

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA