Sinop

Servidores elegem Conselheiro Fiscal do PreviSinop

Publicado em

A professora Andrea Canaver Souza foi eleita com 96 votos para compor o Conselho Fiscal do PreviSinop. Os dois suplentes eleitos são Franciele Lourenço Brizolla e Fernando Ivo Avrella, com 52 e 33 votos, respectivamente. No total, 245 servidores participaram da votação. O resultado foi divulgado na tarde de ontem (18) após a comissão eleitoral da eleição complementar do Conselho Fiscal do PreviSinop se reunir para emitir o relatório do sistema eletrônico, com a porcentagem de votos para cada servidor candidato e redigir a ata dos trabalhos de apuração, contendo o resultado do pleito para a divulgação oficial.

Para atender a paridade do conselho, conforme previsão legal, está sendo disponibilizada uma vaga para membro titular e duas vagas para suplentes. Pela primeira vez, a eleição foi realizada via online através de aplicativo. Segundo o presidente da comissão eleitoral Sergio Dal Maso, a participação dos servidores, neste processo democrático, só tem a contribuir na gestão do PreviSinop. “Esses servidores vão auxiliar grandemente na condução da gestão, pois vão fiscalizar todas as atividades, ações e a parte financeira do Previ. Traz segurança para os servidores e para a nossa previdência, que é o nosso futuro, isto é, o futuro dos servidores efetivos. Toda a composição que está sendo feita vai atender a legislação. São servidores capacitados que se dispuseram a concorrer para desempenhar um papel importante neste conselho que irá contribuir com a nossa previdência”, ressaltou.

Leia Também:  Servidoras aposentadas do Previsinop participam de palestra com consultora de imagem na semana da mulher

Após a publicação do resultado do pleito em diário oficial terá um prazo de dois dias para interposição de recurso. Não havendo recurso, ou superada essa fase, a Superintendência Executiva da Previdência Social do Município de Sinop, encaminhará ao Prefeito Municipal os eleitos para homologação e a posse dos eleitos.

O resultado da eleição e a ordem de colocação dos candidatos:

1º ANDRÉA CANAVER SOUZA – 96 votos

2º FRANCIELE LOURENÇO BRIZOLLA – 52 votos

3º FERNANDO IVO AVRELLA – 33 votos

4º ELIZ CAROLINA FERDINANDO – 24 votos

5º CESARIO RODRIGUES DE LIMA – 23 votos

6º LUCIMAR GOMES DE QUEIROZ CENEDESE – 17 votos

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Relatório reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Published

on

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Arcabouço fiscal: relator inicia negociações do texto nesta terça

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

**Histórico da mobilização**

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Sinop participará de encontro estadual de secretarias de saúde com apresentação de projetos

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA