Várzea Grande

Várzea Grande vai receber R$ 1,7 milhão para implantação do Centro de Parto Natural

Publicado em

Casa de Parto é uma conquista da atual gestão e uma iniciativa planejada pela prefeita e pela secretária de saúde

Várzea Grande teve aprovação de recursos no valor de R$ 1,7 milhão para investimentos visando a implantação e funcionamento do Centro de Parto Normal Peri-Hospitalar, com cinco quartos PPP (Pré-parto, parto e pós-parto).

A deliberação foi anunciada nesta quinta-feira (06), durante a primeira Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Mato Grosso (CIB-MT). O evento foi realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e contou com a participação de 142 secretários de saúde, além de servidores da pasta. A secretária de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon, participou.

A prefeita Flávia Moretti (PL) comemorou a notícia e disse que o Município já tem a casa para implantar a Casa de Parto, como é chamada, e que esse projeto foi prioridade da nova gestão. “Como sempre faço questão de dizer, mesmo com todas as adversidades, dívidas, estamos conseguindo não apenas manter serviços à população, mas ampliar a rede de oferta, como estamos fazendo com a extensão do funcionamento de quatro unidades de saúde, a realização dos ultrassons morfológicos e agora a Casa de Parto. Temos dificuldades? Temos. No entanto, há muitas conquistas em pouco mais de um mês de gestão”.

Leia Também:  Escolinhas Esportivas irão atender crianças e jovens em até 10 modalidades esportivas

Durante o encontro o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, apresentou ementas (processos), enviadas pelas secretarias de saúde de várias cidades do Estado para aprovação ou revisão.

“Essa é uma ação muito importante que o município de Várzea Grande, através da orientação da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli, para que a gente melhorasse a Rede Materno-Infantil. E com isso, nós estamos trabalhando para que tenhamos a primeira casa de parto natural, exclusivamente, aqui em Várzea Grande”, destacou a secretária.

Deisi Bocalon completou que Várzea Grande já tem a casa pronta e que esses recursos, R$ 1,7 milhão, será para a realização de investimentos, tanto em equipamentos, quanto em melhorias estruturais. “Esse aporte financeiro, nesse primeiro momento, será destinado à aquisição de equipamentos e materiais necessários para melhoria da ambiência e dos cuidados pré-partos, bem como, para a adaptação estrutural da casa para cumprimento da portaria da rede Allyne, visando habilitação do serviço junto ao Ministério da Saúde.

As gestantes acompanhadas em seu pré-natal, na rede de Atenção Primária de saúde do nosso município, serão convidadas a conhecer o espaço e o serviço para que criem vínculos e o desejo de fazerem parte desse espaço, e um momento tão importante, como o parto, para ele seja cheio de alegria”, completou a secretária.

Leia Também:  Prefeita Flávia participa do Cine Cult com mulheres atendidas pelo Vovô Zeid

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande

Published

on

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.

Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.

O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.

A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.

Leia Também:  Prefeitura intensifica limpeza nos cemitérios de Várzea Grande

A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.

O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA