Várzea Grande

Várzea Grande concorre a prêmio em congresso empresarial da Jucemat

Publicado em

Nesta quarta-feira, 26 de junho, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, e a secretária de Gestão Fazendária, Lucineia dos Santos, marcam presença na abertura do 2º Congresso de Registro Empresarial de Mato Grosso, organizado pela Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat). O evento será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e discutirá sobre a simplificação e eficiência no registro de novos negócios no estado.

Um dos momentos mais aguardados do congresso é a premiação “Excelência em Integração e Simplificação”, na qual Várzea Grande está concorrendo com outros municípios de Mato Grosso. A cidade é reconhecida pela agilidade na abertura de novos negócios e no incentivo ao pequeno empreendedor, fruto de uma integração eficaz à RedeSim da Jucemat e no pioneirismo para adesão ao Balcão Único. A secretária de Gestão Fazendária, Lucineia dos Santos, destacou os avanços alcançados pelo município:

“Várzea Grande é reconhecida como o município mais ágil de Mato Grosso para a abertura de novos negócios. Em agosto deste ano, completamos cinco anos de integração à RedeSim da Jucemat. Também fomos o primeiro município no estado e o sétimo no país a aderir ao Balcão Único onde proporcionamos a qualquer cidadão abrir a sua empresa de forma simples e automática, reduzindo o tempo e o custo. Nosso prefeito também isenta desde então o alvará de funcionamento no primeiro ano de funcionamento dessas empresas mais simples incentivando o empreendedorismo. Por tudo, fomos agraciados o ano passado com o 1º Lugar na Categoria Geral do Prêmio Gentil Bussiki e o 1º Lugar na Categoria Licenciamentos da Jucemat”, afirmou Lucineia.

Leia Também:  1ª Exposição de Carros Antigos reúne famílias e movimenta Várzea Grande

A gestora também pontua que pelo compromisso da gestão municipal em prestar o melhor serviço à população, a expectativa é positiva de toda equipe técnica da secretaria com a possibilidade de novas premiações.

Além do prefeito e da secretária, a equipe técnica da Secretaria de Gestão Fazendária também participa do congresso, que se estende até quinta-feira, 27 de junho. O evento aborda temas como licenciamento de negócios, recuperação judicial, empreendedorismo e formalização, além de apresentar cases de sucesso do empreendedorismo em Mato Grosso. Estão programadas palestras sobre a integração de órgãos à RedeSim e novos produtos da Jucemat, com atividades previstas das 8h às 18h no último dia do evento.

SERVIÇO:

O QUÊ: Abertura do II Congresso de Registro Empresarial de Mato Grosso e premiação “Excelência em Integração e Simplificação”

QUANDO: Quarta-feira, 26 de junho, 19 horas

ONDE: Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Junho PETI mobiliza rede de proteção e reforça combate ao trabalho infantil em Várzea Grande

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, encerrou nesta sexta-feira (26) a programação do Junho PETI, campanha de conscientização e enfrentamento ao trabalho infantil. Durante cinco dias, uma série de ações educativas e preventivas mobilizou profissionais da rede socioassistencial, conselheiros tutelares, educadores, estudantes e a população em geral, reforçando a importância da proteção integral de crianças e adolescentes e da garantia de seus direitos.

A programação foi organizada pela Proteção Social Especial, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselhos Tutelares e demais instituições que integram a rede de proteção.

As atividades começaram na segunda-feira (22) com uma blitz educativa e distribuição de materiais informativos no Aeroporto Marechal Rondon e no Terminal André Maggi, levando orientações à população sobre a identificação, prevenção e denúncia de casos de trabalho infantil. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento da sociedade sobre o tema e fortalecer a atuação preventiva.

Ao longo da semana, equipes técnicas também promoveram oficinas em unidades escolares de diferentes regiões do município. As atividades aconteceram na Escola Estadual Militar Tiradentes Tenente-Coronel PM Louirson Rodrigues Benevides, na região central; na Escola Estadual Professora Elizabeth Maria Bastos, no Jardim Eldorado; e na Escola Estadual Professor Honório Rodrigues de Amorim, no bairro Cristo Rei. Os encontros abordaram a promoção dos direitos humanos, a proteção da infância e da adolescência e os prejuízos causados pelo trabalho infantil, estimulando o diálogo com crianças e adolescentes sobre seus direitos.

Leia Também:  Prefeita e secretária de Governo articulam aprovação de projeto para implantação de usina solar

O encerramento da programação ocorreu nesta sexta-feira (26), com uma palestra destinada ao público atendido pelo CREAS, ministrada pela coordenação do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CETRAP-MT), ampliando as discussões sobre a prevenção e o enfrentamento às diversas formas de violação de direitos envolvendo crianças e adolescentes.

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, destacou que o Junho PETI vai além de uma campanha de conscientização, sendo um importante instrumento de mobilização social.

“Encerramos mais uma edição do Junho PETI com a certeza de que investir na conscientização é uma das formas mais eficazes de prevenir o trabalho infantil. Cada ação realizada ao longo desta semana teve o propósito de fortalecer a rede de proteção e sensibilizar a sociedade sobre a responsabilidade coletiva de garantir que nossas crianças e adolescentes tenham acesso à educação, ao lazer e ao desenvolvimento saudável. A Prefeitura de Várzea Grande continuará trabalhando para assegurar que esses direitos sejam respeitados e protegidos.”

Para a coordenadora da Proteção Social Especial, Jocileize Alcântara Rondon e Silva, a participação integrada das equipes foi fundamental para ampliar o alcance das ações.

Leia Também:  Com participação popular, desenvolvimento de Várzea Grande é discutido na VII Conferência Municipal da Cidade

“As atividades do Junho PETI demonstraram a força da atuação em rede. Conseguimos levar informação a diferentes públicos, aproximar os serviços da população e reforçar que o combate ao trabalho infantil depende do envolvimento de toda a sociedade. Quando orientamos famílias, estudantes e comunidade sobre os riscos e as consequências dessa violação de direitos, fortalecemos a prevenção e ampliamos a capacidade de identificação e encaminhamento dos casos.”

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) integra a Política Nacional de Assistência Social e desenvolve ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento dessa violação de direitos, articulando serviços socioassistenciais e políticas públicas para proteger crianças e adolescentes. Em Várzea Grande, o trabalho é realizado de forma permanente pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da rede de proteção, com ações educativas, acompanhamento familiar e articulação entre diferentes órgãos para garantir que meninos e meninas tenham seus direitos plenamente assegurados.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA