Várzea Grande
Várzea Grande amplia Atenção Básica e fortalece serviços na saúde
Publicado em
22 de dezembro de 2023por
Da RedaçãoAtualmente, o município possui 68 Equipes de Saúde da Família (ESF) e com a adoção do Projeto do Ministério da Saúde será implantado mais 71, atingindo 139 equipes. Com isso, será possível garantir a cobertura da Atenção Primária à Saúde para 100% da população
expandir, qualificar e consolidar a Estratégia Saúde da Família (ESF) melhorando a relação da segurança do paciente, fez com que a Saúde Municipal de Várzea Grande adotasse ações e estratégias de gestão no ano de 2023. As etapas dos avanços nas ações e serviços em saúde no período de janeiro a dezembro de 2023 foram baseadas e orientadas no contexto das Diretrizes do Plano Municipal de Saúde, na execução das ações da Programação Anual de Saúde, e na operacionalização da demanda por saúde, abrindo ofertas de serviços.
O principal avanço do ano está no aprimoramento da Atenção Primária como porta de entrada do SUS, além disso, possibilitou adotar a prática do monitoramento e da avaliação das metas, ações importantes para assegurar a melhoria da saúde da população.
O SUS municipal adotou o Projeto Administrativo e Financeiro aprovado pelo Ministério da Saúde para implantar a Cobertura de 100% do território municipal pela Atenção Primária à Saúde, ou seja, o novo formato de Gestão da Atenção Primária à Saúde, garante melhor acesso, cuidado, maior número de profissionais (médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde), e melhor utilização dos recursos públicos.
Como explica o secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros, a adoção do projeto permitiu que a cobertura pela Atenção Básica à Saúde no início da Gestão do prefeito Kalil Baracat era de 30% fosse ampliada. “Hoje o município possui 68 Equipes de Saúde da Família (ESF) e com a ampliação na adoção do Projeto do Ministério da Saúde será implantado mais 71, atingindo 139 equipes. Com isso, será possível garantir a cobertura da Atenção Primária à Saúde para 100% da população, atendendo 2.158 pessoas por equipe”, destacou, dizendo ainda que já no ano de 2024, os efeitos das implantações desta nova estratégia de gestão já serão sentidos.
Para otimizar todos os processos, foi também lançado edital de contratação de mais Agentes Comunitários de Saúde, que são pagos diretamente pelo Ministério da Saúde, para apoiar os serviços com a ampliação da cobertura, além do fortalecimento na ampliação dos atendimentos da Atenção Básica com mais 07 unidades de saúde atendendo até às 19h e outras 05 unidades atendendo até às 20h. Alinhada com a ampliação da cobertura e colocação na rede de Equipe Multidisciplinar (e-multi) com profissionais especialistas, visando maior resolutividade dos atendimentos.
“Para tanto também houve a habilitação de novas equipes e unidades de saúde começado em 2023, que passaram a receber recurso de financiamento, por parte do Ministério da Saúde e Governo do Estado, porque o SUS é cofinanciado de forma tripartite -Governo Federal, Estados e Municípios- e ainda houveram novas contratações de Médicos realizadas pelo Ministério da Saúde no Programa Mais Médicos. Com tudo isso, neste ano chegamos à cobertura de 79%. Ano que vem a meta é atingir os 100%”, detalha o gestor.
A Atenção Secundária também ganhou com os avanços da Atenção Primária a partir do aval do Ministério da Saúde na liberação de recurso para 2024 para a Construção da a nova sede do Centro Especializado em Reabilitação, além do retorno do processo de aprovação financeiro de recurso para ampliação do Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e Centro de Testagem e Aconselhamento em ISTs (SAE – CTA) que é referência no atendimento e acompanhamento às pessoas com infecções sexualmente transmissíveis e vivendo com HIV/AIDS no município, já para 2024.
“O Centro de Atenção Psicossocial CAPs Transtorno Mental passou a ter turno de 24 horas para atender os pacientes e já começa os trabalhos ativos no CAPS Álcool e Droga para atendimento 24 horas em 2024. O CAPs Transtorno Mental é o primeiro no estado com atendimento 24 horas. Tudo isso foi implantado neste ano de forma planejada e gradativa”, explicou o secretário, informando ainda que para gerir o Sistema Único de Saúde é necessário primeiramente montar o Plano Estratégico de Gestão, e isso foi feito “é o SUS Municipal fortalecido e dando certo”, retificou o secretário.
Na Atenção Terciária, que trata da média e alta complexidade, a unidade do Hospital Municipal e Pronto Socorro vem passando por reformas e ampliação. “O Projeto elaborado em 2023 e confirmação de empenho na captação de recurso junto ao Governo do Estado para ampliação e melhoria na rede física do Hospital e Pronto Socorro é uma realidade. As obras de ampliação de leitos de UTIs, já contam com recursos garantidos e vão dar início no ano de 2024. Fizemos paralelamente o concurso para o Programa de Residência Médica no Hospital e Pronto Socorro no apoio aos serviços Clínicos e Cirurgias, e projeção futura para uma Unidade Escola de Saúde. Consolidamos, referência das gestantes aos partos e mudança na cultura em buscar os serviços em Cuiabá, nascendo mais várzea-grandenses. O Hospital Materno Infantil, que hoje posso propagar a referência nos serviços da Maternidade em atendimento Ambulatorial e Hospitalar, garante serviços assistenciais às gestantes antes do parto e ampliação nos serviços de Laqueaduras, condizente à Política Municipal da rede de saúde”, detalhou o secretário, informando ainda que já foi aprovado junto com a Atenção Básica a ampliação da cobertura em Saúde Bucal no território municipal também.
Segundo ainda Gonçalo de Barros, o projeto em números aumenta também a oferta de serviços, por exemplo, na odontologia. Várzea Grande só tem um Centro de Especialidades Odontológicas. Com a implantação do novo modelo o município sairá de zero equipe bucal nas unidades e passará a ter 34 equipes.
Já o setor da Gestão engloba as demais áreas da saúde, como área meio e de apoio aos serviços realizados nas unidades que são as áreas fins, que também tiveram seus avanços neste ano.
“Melhoramos a política de monitoramento das metas propostas no Plano Municipal de Saúde e na Programação de Saúde. Fortalecemos a junto às instituições políticas, Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado Federal a busca de recursos via emendas parlamentares ou co-financiamento estadual para atender os avanços em 2023; além do uso de tecnologia na administração da distribuição dos remédios, materiais médicos, e monitoramento 24 horas on-line de todas as unidades de saúde conectadas aos gabinete do Prefeito Municipal e Secretário de Saúde, o que proporciona dar melhores respostas aos usuários e interferência oportuna no melhoramento dos atendimentos. Também ajuda nas decisões de problemas que possam ocorrer. Foi elaborado o projeto nos serviços regulados na garantia de recursos para realização de cirurgias eletivas, visando redução da fila de espera, além de tantas outras medidas importantes que juntas fortalecem a Rede de Serviços do SUS junto à nossa população”, disse o secretário Gonçalo de Barros.
Gonçalo aponta ainda outras vantagens em aderir o novo modelo de gestão da APS, como a melhoria na resolutividade do atendimento e consequentemente nos avanços na prevenção e promoção da saúde, otimização da capacidade das estruturas físicas existentes, aumento de investimentos do município na Atenção Básica e redução no tempo de espera de uma consulta a outra.
Com relação a expansão no número de profissionais na rede municipal de Saúde, serão mais 71 médicos, 71 enfermeiros, 45 técnicos de enfermagem, 30 cirurgiões-dentistas; 27 auxiliares de saúde bucal, e 335 agentes comunitários de saúde.
“O mais interessante é que haverá um incremento de 35 mil consultas ao mês, 46.900 visitas domiciliares a serem realizadas pelos 335 agentes comunitários. Ainda serão implantadas 14 equipes multidisciplinares com especialidades médicas e não médicas que estarão vinculadas às equipes de Saúde da Família para garantir a resolução de cerca de 90% das queixas de saúde da população, que, atualmente, superlotam as UPAs e geram filas, além da descentralização do atendimento em saúde bucal inicialmente de 30 equipes, que faz parte de um planejamento maior que visa ampliar o número de equipe saúde bucal em mais de 70 equipes nos próximos anos”, afirmou Gonçalo de Barros.
O secretário ainda pontuou sobre o balanço anual: “Na segurança de que em 2023 essas mudanças já estão acontecendo, que são avanços reais, eleva a confiança e esperança de um SUS melhor no nosso município. O Querer, O Saber, O Plano Estratégico e a Oportundiade, foram nossos objetivos para fortalecermos as ações estratégicas e possibilitar a ampliação da rede de serviços. Nosso eixo norteador utilizado na construção desse novo SUS Municipal são os princípios do SUS”, afiançou Gonçalo Aparecido de Barros.
Várzea Grande
Gestão Flávia Moretti eleva Várzea Grande ao nível máximo de excelência em transparência e gestão contábil
Published
3 horas agoon
25 de junho de 2026By
Da Redação
A Prefeitura de Várzea Grande alcançou a classificação A, nível máximo de excelência em gestão e transparência contábil, atingindo índice de 95,08% em 2026. O resultado representa um marco histórico para o município e evidencia os avanços promovidos pela gestão da prefeita Flávia Moretti na organização fiscal, contábil e administrativa da cidade.
Conforme dados da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária (Segefaz), em 2024, durante a gestão anterior, Várzea Grande possuía classificação E, considerada crítica, com índice de 57,4%, a menor pontuação já registrada pelo município. Segundo relatório técnico da pasta, o desempenho era resultado de falhas e inconsistências estruturais no processo de envio das informações contábeis e fiscais.
A partir de 2025, a administração municipal iniciou uma série de medidas para reverter esse cenário, incluindo o uso intensivo de tecnologia para identificar e corrigir inconsistências, melhor aproveitamento dos prazos legais para ajustes técnicos e alinhamento entre as equipes responsáveis pela produção e envio das informações fiscais, priorizando a transparência e a confiabilidade dos dados.
As ações implementadas resultaram em uma evolução expressiva dos indicadores. Em 2025, o município elevou sua classificação para o nível B, alcançando índice de 87,3%. Já em 2026, Várzea Grande avançou para a classificação A, consolidando-se entre os municípios com melhor desempenho em gestão contábil e transparência fiscal.
Para o secretário municipal de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, a conquista representa uma transformação histórica na administração pública municipal.
“Essa é uma marca histórica para Várzea Grande, algo inédito. Esse resultado é fruto do compromisso da prefeita Flávia Moretti com a responsabilidade fiscal e da dedicação de cada servidor municipal, especialmente das equipes da Contabilidade. O município passa a ocupar posição de destaque nacional em gestão contábil, demonstrando rigor técnico, eficiência administrativa e compromisso com a transparência. A evolução da nota E para a nota A representa um verdadeiro marco de governança pública”, destacou o secretário.
Mutirão Fiscal entra na reta final e termina em cinco dias em Cuiabá
Viúvo de Isabel Veloso anuncia noivado cinco meses após morte da influenciadora
SIAVS 2026 lança Experience Biosseguridade para reforçar prevenção sanitária na produção animal
Júri condena réu a 50 anos de prisão por triplo homicídio qualificado em Aripuanã
E se Dostoiévski Acordasse no Século XXI?
CUIABÁ
MATO GROSSO
PM prende homens por provocar princípio de incêndio e pichar shopping em Cuiabá
Policiais militares do 3º Batalhão prenderam, nesta quarta-feira (24.6), de 18 e 20 anos, suspeitos por provocarem um princípio de...
Seciteci promove encontro formativo sobre o Programa Rede Certifica
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT) realizou, nos dias 23 e 24 de junho, um Encontro...
Corpo de Bombeiros atende vítima de acidente em Sinop
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu, na quarta-feira (24.6), um acidente de trânsito envolvendo um ônibus...
POLÍCIA
PM prende homens por provocar princípio de incêndio e pichar shopping em Cuiabá
Policiais militares do 3º Batalhão prenderam, nesta quarta-feira (24.6), de 18 e 20 anos, suspeitos por provocarem um princípio de...
Polícia Civil de Nova Xavantina cumpre mandado de prisão preventiva por associação ao tráfico de drogas
A Polícia Civil de Nova Xavantina realizou, nesta quarta-feira (24), o cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pela...
Polícia Civil cumpre mandado contra pai investigado por estuprar filha em Barra do Garças
A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu, na manhã desta quarta-feira (24.6), um mandado de prisão preventiva contra um homem...
FAMOSOS
Viúvo de Isabel Veloso anuncia noivado cinco meses após morte da influenciadora
Lucas Borbas, de 27 anos, surpreendeu os seguidores ao anunciar, nesta quinta-feira (25), que está noivo da fonoaudióloga Diulia Loregian....
Prime Vídeo anuncia elenco de filme sobre Marília Mendonça e revela atriz escolhida
O Prime Video revelou nesta quinta-feira (25), o elenco oficial de Marília, cinebiografia que contará a trajetória da cantora Marília...
Mãe de Neymar faz emocionante declaração para o filho antes de estreia na Copa
Às vésperas da estreia de Neymar na Copa do Mundo de 2026, Nadine Gonçalves, mãe do jogador emocionou os seguidores...
ESPORTES
Brasil vence Escócia e marca retorno de Neymar
A Seleção Brasileira confirmou sua força na Copa do Mundo de 2026 ao derrotar a Escócia por 3 a 0...
Suíça vence e garante liderança enquanto Canadá faz história com classificação inédita
A fase de grupos da Copa do Mundo reservou um momento histórico para o futebol da América do Norte nesta...
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
A Inglaterra até tentou, mas não passou pela muralha defensiva de Gana. Pela segunda rodada do Grupo L da Copa...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO6 dias agoDo vapor à inteligência artificial: evolução dos tratores redefine produtividade e tecnologia no agronegócio brasileiro
-
Mato Grosso6 dias agoSema apreende 184 unidades de pescado em Luciara e carne de caça em Santa Terezinha
-
Política MT6 dias agoDeputado Dr. João homenageia Missão Enchei-vos e reconhece trabalho de evangelização e transformação social em MT
-
Política MT6 dias agoMoradores de Lucas do Rio Verde cobram contorno viário na BR-163 e buscam melhorias




