Várzea Grande

Serviço de Convivência discute abuso e violência a pessoa idosa

Publicado em

Todos os polos de atuação estarão abordando o tema bem como os tipos de violação de direitos.

O mês de junho não é só de comemoração aos santos Antônio, João e Pedro, mas se consolida também como um mês de mobilização para a conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. Mas que um período de reflexão, é também um momento de conscientizar essa parcela da população sobre os vários tipos de violação, como a violência física, psicológica, patrimonial, sexual, abandono e discriminação.

“Esses atos muitas das vezes passam despercebidos e, infelizmente, é uma realidade que afeta milhares de idosos, em todo o mundo, e que também está presente em nossa sociedade. Para combater esses tipos de violência é preciso despertar, principalmente no idoso, a importância de se relatar a forma em que seus direitos estão sendo violados”, destacou a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.

A gestora explica que em Várzea Grande muitos idosos participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e que durante os encontros, várias atividades são realizadas, além de palestras com tema motivacional, orientações jurídicas e neste mês de junho, estamos intensificando o tema: Combate à Violência contra a Pessoa Idoso. “A data é celebrada anualmente no dia 15 de junho, mas durante todo o mês os polos que atuam com o Serviço de Convivência estarão dando ênfase ao assunto”, explicou a secretária.

Leia Também:  Flávia Moretti recebe apoio da bancada federal na busca de soluções para abastecimento de água

Ontem no polo do Marajoara – que integra o Centro de Referência em Assistência Social, unidade São Mateus – a orientadora social Lindalva Marques, durante o encontro semanal, abordou o tema com o seu grupo da terceira idade. “O encontro foi pautado nas questões que envolvem a agressão contra os idosos e a importância de se falar sobre esse assunto. É importante despertar na sociedade essa conscientização, mas é tão importante também que os idosos denunciem as agressões sofridas, independente da forma como ela tem sido praticada”, observou.

A orientadora social destacou ainda que além das mensagens sobre o tema, os idosos participaram também de sessão de fotos com um painel criado especificamente para lembrar a data e o mês de mobilização e combate à violência dos idosos.

A coordenadora da Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda, disse que Várzea Grande vem construindo a cada dia e de forma permanente, políticas públicas voltadas à terceira idade. “O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atua também com o grupo de idosos e de forma acolhedora, realiza semanalmente os encontros para um momento de descontração, e também de informação. Temos vários pólos que trabalham com esses grupos além do Centro de Convivência Vovô Zeid onde mais de 150 idosos participam das oficinas realizadas no local, bem como das atividades físicas de baixo impacto e culturais. O centro hoje é referência para outros municípios, numa demonstração de que essa gestão cuida e zela pela população idosa”, completou.

Leia Também:  Prefeito e secretários acompanham assinatura de ordem de serviço para recuperar BR-163

15 DE JUNHO: A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violação à Pessoa Idosa. Desde 2006, o dia é reafirmado com a realização de campanhas em todo o mundo para sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater a violência contra os idosos. O objetivo principal deste dia é criar uma conscientização mundial, social e política sobre a existência dessa violência.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036

Published

on

Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.

Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).

“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.

A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.

A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.

“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.

Leia Também:  Várzea Grande avança em soluções sustentáveis com visita técnica a biodigestor em Acorizal

Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.

“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.

A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.

“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.

A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.

“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA