Várzea Grande

Reunião aborda importância da rede de esgotamento sanitário

Publicado em

A ação integra o planejamento da Prefeitura Municipal, que prioriza o saneamento básico como base para o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida

Moradores do bairro Vitória Régia, em Várzea Grande, participaram na noite de ontem (12), de uma reunião que abordou a importância da rede de esgotamento sanitário que chegará à região junto com asfalto novo. A ação integra o planejamento da Prefeitura Municipal, que prioriza o saneamento básico como base para o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida.

A coordenadora do Projeto de Trabalho Social da empresa Criare, Claudete Castro, explica que o objetivo do encontro foi conscientizar os moradores sobre a importância e o funcionamento da rede de esgoto, que será implantada antes da nova pavimentação sobre as ruas do bairro.

“A prefeita tem como prioridade concluir essa rede de esgoto nos seis bairros que serão contemplados. Nosso papel é esclarecer dúvidas da população, explicar o que vai ser feito e os benefícios dessa obra, que traz valorização dos imóveis e mais saúde para todos”, destacou.

Leia Também:  Várzea Grande celebra 158 anos com programação intensa e participativa

O trabalho social já passou pelos bairros Costa Verde e Santa Maria, e agora está sendo desenvolvido no Vitória Régia. Os próximos bairros a receberem o projeto são Monte Castelo, São José e São Jorge.

Representando a Secretaria de Viação e Obras, a assistente social, Helena Ribeiro Queiroz, reforçou que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santa Maria, que atenderá toda a região, está em fase de implantação. “É importante esclarecer que rede de esgoto e drenagem são diferentes. O esgoto não pode ser misturado com a água da chuva, por isso cada sistema tem sua estrutura específica”, explicou durante a palestra.

A moradora Dalva Ferreira da Silva elogiou o trabalho social desenvolvido, ressaltando que as orientações ajudam os moradores a compreender a importância de fazer a ligação correta à rede de esgotamento sanitário.

Já a presidente do bairro, Josiane Campos, comemorou o anúncio da obra. “O Vitória Régia é um bairro grande, com cerca de 4.100 moradores. Ver o saneamento básico chegando é uma conquista muito esperada. Isso mostra que a gestão está olhando por nossa comunidade com atenção e planejamento”, afirmou.

Leia Também:  Saúde informa sobre pagamento de servidores do processo seletivo

A reunião reforça o compromisso da atual administração em investir em obras estruturantes, com foco na responsabilidade, transparência e no crescimento ordenado de Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Horta escolar de Várzea Grande concorre a prêmio nacional de educação integral e sustentabilidade

Published

on

A horta sustentável da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Bianka Lorena da Rocha Capilé, localizada no Assentamento Sadia III, na zona rural de Várzea Grande, já promove mudanças de hábitos entre os alunos e contribui diretamente para as atividades desenvolvidas em sala de aula. A unidade funciona em período integral e oferece, além das disciplinas regulares do ensino fundamental, como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, conhecimentos técnicos voltados à olericultura.

A professora Leidiana Moreira de Lima Santiago, que atua com turmas do 1º e 2º anos, destaca que os estudantes aprendem a ler a partir de imagens representativas associadas às experiências vivenciadas nas aulas de campo.

“As atividades realizadas tanto em sala de aula, durante o processo de letramento, quanto nas visitas à horta são aproveitadas como recursos pedagógicos, tornando o ensino mais prazeroso”, comentou.

Já o professor Marcos Soares de Moraes, responsável pelas turmas do 4º e 5º anos, trabalha temas relacionados à sustentabilidade, aos bons hábitos, à preservação ambiental e aos benefícios das plantas para a saúde.

“Abordamos todas essas temáticas e os alunos absorvem muito bem os conteúdos. Nosso objetivo é desenvolver nas crianças um olhar mais atento para o meio ambiente. Esse contato direto com a natureza desperta o interesse dos estudantes, que deixam de ser observadores passivos para compreender como as ações humanas impactam o planeta, tanto no curto quanto no longo prazo”, afirmou.

Leia Também:  Homem com antecedentes é detido após desacatar e ameaçar Guardas Municipais durante abordagem

A experiência desenvolvida pela unidade escolar está concorrendo a um prêmio nacional, e a expectativa da comunidade escolar é positiva.

“A escola se inscreveu para participar da seleção de experiências inspiradoras de gestão de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral. Para nossa surpresa, fomos selecionados e estamos concorrendo com dezenas de escolas de diferentes regiões do país. Só o fato de termos sido escolhidos já é motivo de comemoração. Estamos confiantes em um bom resultado e orgulhosos de representar Várzea Grande”, destacou a diretora da unidade, Eunice da Silva Araújo.

Segundo ela, a escola aguarda agora a seleção final das 25 experiências que integrarão o mapa nacional de práticas inspiradoras.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, ressaltou a importância das atividades complementares para a formação dos estudantes.

“Todas as disciplinas ligadas às atividades extracurriculares são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos e contribuem para o rendimento escolar. O ambiente escolar oferece inúmeras oportunidades para a formação humana, e nossa missão é incentivar iniciativas que fortaleçam esse processo”, afirmou.

Sobre a classificação da escola entre as experiências selecionadas, a secretária destacou o orgulho pelo reconhecimento.

“Estamos felizes por essa conquista. Só o fato de a unidade estar entre as finalistas já é motivo de celebração para toda a rede municipal de ensino”, completou.

Leia Também:  Gestão Fazendária realiza quase 30 mil atendimentos e reforça acesso aos serviços em Várzea Grande

Construção coletiva

O coordenador da EMEB Bianka Lorena da Rocha Capilé, Gonçalo Souza Xavier, ressalta que a horta sustentável é resultado de um trabalho coletivo e que a iniciativa também tem inspirado a comunidade local.

“As práticas desenvolvidas na escola têm sido reproduzidas nas residências dos alunos. O Assentamento Sadia III concentra pequenos produtores rurais que utilizam o cultivo em suas propriedades para garantir a segurança alimentar e complementar a renda familiar”, explicou.

Segundo o coordenador, muitos estudantes já possuem familiaridade com o manejo da terra, o que facilita a participação nas atividades práticas.

“Muitos vivenciam essa realidade ao lado de suas famílias e levam para casa os conhecimentos adquiridos na escola, contribuindo para o uso mais eficiente dos recursos naturais e para a produção de alimentos mais saudáveis”, destacou.

Gonçalo também ressaltou que toda a produção da horta é destinada à alimentação escolar e que o excedente é distribuído à comunidade, fortalecendo os laços entre a escola e os moradores da região.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA