Várzea Grande

Região Oeste abre festividades do mês de junho

Publicado em

O espaço de eventos da Igreja Sagrada Família, localizado no bairro Marajoara, foi palco da festança.

O mês de junho chegou e traz com ele a temporada de festas juninas. Os pólos que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da região oeste, que atuam com grupos de idosos, abriram oficialmente o calendário de comemorações aos santos Antônio, João e Pedro, com casamento caipira, quadrilha e muito forró. O espaço de eventos da Igreja Sagrada Família foi palco da festança.

A coordenadora social do bairro Jardim Marajoara, Lindalva Marques explica que resolveu juntar os idosos dos bairros São Mateus, Ouro Verde e Asa Bela, para juntos compartilharem esse evento que marca o calendário da igreja católica e cultural do país.

“Esse é o primeiro encontro do arraiá de nossa localidade e estamos muito contente com a participação maciça de nossos integrantes. Os idosos não só aceitaram a proposta desse evento como vieram todos caracterizados para a grande festa. Tem casamento, tem quadrilha e tem muito forró para toda a gente”, comemorou.

A coordenadora disse ainda que ficou surpresa com a participação da família dos idosos que fizeram também questão de participar das atividades. “E essa é a nossa proposta, unir as famílias em torno de um bem comum, até porque o Serviço de Convivência trabalha essa perspectiva, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, sem esquecer que cada dia, é um dia singular na vida deles”, completou.

Leia Também:  Palmeiras goleia o Oeste-SP e avança para segunda fase da Copinha

Dona Ilda da Silva era só animação, e nem se importou de participar da festa vestida de ‘menino’. “O importante é não perder a festa e aproveitar da melhor maneira possível, e estou achando tudo maravilhoso. Em nosso bairro não acontecem muitos eventos para a terceira idade, e a gente acaba não saindo muito de casa, mas com o serviço de convivência estamos tendo a oportunidade de participar de cursos, passeios e agora desta festa junina”.

A aposentada agradeceu a Secretaria de Assistência por ter esse olhar voltado à terceira idade, com o serviço de convivência que tem sido uma oportunidade para todos os grupos de idosos, terem essa convivência harmoniosa.

Já a secretária de pasta, Ana Cristina Vieira, disse que a ideia desse evento é fortalecer os cidadãos independente da idade, e promover a participação nos eventos sociais, e também conceitos de cidadania, de respeito e de amor ao próximo, sempre seguindo os eixos da Política da Assistência Social.

Ana Cristina lembrou ainda que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos trabalha com vários eixos temáticos, reforçando datas comemorativas. “O mês de junho, por exemplo, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, e as comemorações aos santos Antônio, João e Pedro, nas tradicionais festas juninas. Com certeza esses temas estarão em evidência no decorrer do mês. Esse evento aqui no Jardim Marajoara, abre oficialmente, esse período de festas juninas em Várzea Grande”.

Leia Também:  Lucas do Rio Verde ganha 13 medalhas em Campeonato Centro-Oeste Mirim e Petiz

ORIGEM: A partir do momento em que o cristianismo começou a se consolidar na Europa, as comemorações foram incorporadas ao calendário festivo do catolicismo para homenagear santos populares, como Santo Antônio, São João e São Pedro. Hoje, os dias de homenagem a esses santos ocorrem em 13, 24 e 29 de junho, respectivamente.

Já a ideia de festa junina chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses durante o período de colonização, no século 16. Na época, a honraria aos três santos juninos era marcada por procissões, missas, danças e comemorações populares.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Bairro Joaquim Curvo recebe manutenção asfáltica e operação tapa-buracos

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande intensificou, nessa sexta-feira (26.06), os trabalhos de manutenção da malha viária no bairro Joaquim Curvo. As equipes da Secretaria Municipal de Viação, Obras e Urbanismo executam serviços de tapa-buracos, recuperação do pavimento e troca de solo em pontos que apresentavam desgaste.

As frentes de trabalho estão concentradas na Avenida Brasil e na Rua Estados Unidos, locais que recebem intervenções para melhorar as condições de tráfego e proporcionar mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Antes da recuperação do asfalto, o bairro também foi contemplado com a limpeza de bocas de lobo, ação que contribui para o escoamento das águas pluviais e ajuda a preservar a pavimentação.

Morador do Joaquim Curvo há 10 anos, o borracheiro José Souza afirmou que a comunidade aguardava pelas melhorias. “É importante a realização deste serviço, pois estávamos tendo muito problema com as vias esburacadas. Estou acompanhando e estou vendo que o serviço tem sido bem feito aqui na região”, destacou.

Leia Também:  Criminosos incendeiam 29 ônibus na zona oeste do Rio

Gabriel Pin, que trabalha em uma distribuidora de bebidas no bairro e também já foi morador da região, comemorou a chegada das equipes. “Fico feliz em ver nosso bairro recebendo os serviços. Estávamos precisando muito de tapa-buracos e melhorias na região”, disse.

O morador Wilson Dejavitte ressaltou a importância da manutenção para garantir a durabilidade das vias. “No passado, fizeram um asfalto muito frágil, que deteriorou rapidamente. Esses serviços são fundamentais para garantir a segurança no trânsito”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA