Várzea Grande

Quatro unidades de saúde passam a funcionar com horário estendido em Várzea Grande

Publicado em

A partir de hoje, dia 5 de fevereiro, as unidades do Cristo Rei, 24 de Dezembro, Marajoara e Jardim Glória estarão com funcionamento ampliado à população

Quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Várzea Grande, estarão a partir de hoje (5), com horário de atendimento estendido. A UBS do Cristo Rei, do 24 de Dezembro, do Marajoara e do Jardim Glória passam a funcionar de segunda a sexta-feira das 7h às 21 horas, ininterruptamente.

Desde a decretação da situação de emergência em saúde pública, no começo do mês passado, a prefeita Flávia Moretti (PL), havia determinado ações pontuais na saúde para atender pacientes vitimas de arboviroses, já com o aumento exponencial de registro de casos, aumentou também a procura pelos serviços públicos de saúde. “Esse processo de extensão do atendimento, para tornar mais ágil e efetivo o atendimento e tratamento dos pacientes, exigiu uma engenharia interna, pois exige mais profissionais, altera as remunerações e até mesmo a rotina das unidades. Mas, conseguimos mais esse avanço na saúde, provando que trabalhamos com transparência e emprenho em tudo que realizamos”, afirmou a prefeita.

Moretti fez questão de destacar, que apesar do passivo de mais de R$ 140 milhões em dívidas deixadas pela gestão passada, a sua gestão tem priorizado a saúde. “Temos pouco mais de um mês de mandato e muitas conquistas, especialmente nas áreas que mais me comprometi com a população: água e saúde. As mudanças estão acontecendo e muitas outras estão por vir. Várzea Grande vive uma nova fase”, exclamou.

Leia Também:  Rua Afonso Amarílio receberá obras de contenção, calçada, ciclovia e ampliação da via

Como explica a titular da pasta, Deisi Bocalon, a ampliação do horário é uma determinação da prefeita em função do crescimento alarmante no número de casos de arboviroses, resultando numa maior demanda por atendimento médico nas unidades de urgência e emergência. “O município tem registrado aumento considerável nos casos de arboviroses, tanto que a prefeita Flávia Moretti declarou, por meio do decreto 005/25, situação de emergência em saúde pública. Essa ampliação no horário também possibilita uma resposta mais ágil e eficiente contribuindo para o diagnóstico precoce e o adequado manejo clínico dos pacientes, reduzindo complicações e internações hospitalares”.

NA PRÁTICA – O superintendente da Atenção Primária, Márcio Frederico de Macedo Arruda, disse que hoje se inicia uma nova fase das unidades básicas de saúde. “Nessas quatros unidades a secretaria programou atendimentos voltados aos casos de arboviroses das 17h até as 21 horas. É uma demanda muito grande e que vem surgindo em Várzea Grande. Estamos lançando mão desta estratégia para que possamos obter êxito em desafogar as UPAs e também ter um acolhimento e acesso melhor a todos os cidadãos de Várzea Grande”.

Leia Também:  Participantes do Serviço de Convivência mostram habilidades no setor artístico e cultural

Em visita à unidade do bairro Cristo Rei, o superintendente conversou com os servidores e reforçou a necessidade de a população estar a par do horário estendido.

O morador do bairro Cristo Rei, João Pereira dos Santos, buscou a unidade nesta quarta-feira para tomar uma medicação intravenosa, e ao saber que o horário de atendimento estaria estendido até às 21 horas, ficou surpreso com a notícia. “Esse atendimento estendido é importante para nós que trabalhamos o dia todo e que não temos muito tempo para procurar uma unidade de saúde. Essa notícia interessa a todos os trabalhadores”, comemorou.

Silvio Luiz Petraglia, morador do Jardim Vista Alegre, também aprovou a medida e disse que a população ganha com esse atendimento diferenciado. “Já vou passar essa informação para todos do meu bairro”, anunciou o morador.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Horta escolar de Várzea Grande concorre a prêmio nacional de educação integral e sustentabilidade

Published

on

A horta sustentável da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Bianka Lorena da Rocha Capilé, localizada no Assentamento Sadia III, na zona rural de Várzea Grande, já promove mudanças de hábitos entre os alunos e contribui diretamente para as atividades desenvolvidas em sala de aula. A unidade funciona em período integral e oferece, além das disciplinas regulares do ensino fundamental, como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, conhecimentos técnicos voltados à olericultura.

A professora Leidiana Moreira de Lima Santiago, que atua com turmas do 1º e 2º anos, destaca que os estudantes aprendem a ler a partir de imagens representativas associadas às experiências vivenciadas nas aulas de campo.

“As atividades realizadas tanto em sala de aula, durante o processo de letramento, quanto nas visitas à horta são aproveitadas como recursos pedagógicos, tornando o ensino mais prazeroso”, comentou.

Já o professor Marcos Soares de Moraes, responsável pelas turmas do 4º e 5º anos, trabalha temas relacionados à sustentabilidade, aos bons hábitos, à preservação ambiental e aos benefícios das plantas para a saúde.

“Abordamos todas essas temáticas e os alunos absorvem muito bem os conteúdos. Nosso objetivo é desenvolver nas crianças um olhar mais atento para o meio ambiente. Esse contato direto com a natureza desperta o interesse dos estudantes, que deixam de ser observadores passivos para compreender como as ações humanas impactam o planeta, tanto no curto quanto no longo prazo”, afirmou.

Leia Também:  Moretti apresenta plano de trabalho ao ministro Carlos Fávaro

A experiência desenvolvida pela unidade escolar está concorrendo a um prêmio nacional, e a expectativa da comunidade escolar é positiva.

“A escola se inscreveu para participar da seleção de experiências inspiradoras de gestão de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral. Para nossa surpresa, fomos selecionados e estamos concorrendo com dezenas de escolas de diferentes regiões do país. Só o fato de termos sido escolhidos já é motivo de comemoração. Estamos confiantes em um bom resultado e orgulhosos de representar Várzea Grande”, destacou a diretora da unidade, Eunice da Silva Araújo.

Segundo ela, a escola aguarda agora a seleção final das 25 experiências que integrarão o mapa nacional de práticas inspiradoras.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, ressaltou a importância das atividades complementares para a formação dos estudantes.

“Todas as disciplinas ligadas às atividades extracurriculares são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos e contribuem para o rendimento escolar. O ambiente escolar oferece inúmeras oportunidades para a formação humana, e nossa missão é incentivar iniciativas que fortaleçam esse processo”, afirmou.

Sobre a classificação da escola entre as experiências selecionadas, a secretária destacou o orgulho pelo reconhecimento.

“Estamos felizes por essa conquista. Só o fato de a unidade estar entre as finalistas já é motivo de celebração para toda a rede municipal de ensino”, completou.

Leia Também:  Últimos dias de inscrição para processo seletivo da Prefeitura de Várzea Grande

Construção coletiva

O coordenador da EMEB Bianka Lorena da Rocha Capilé, Gonçalo Souza Xavier, ressalta que a horta sustentável é resultado de um trabalho coletivo e que a iniciativa também tem inspirado a comunidade local.

“As práticas desenvolvidas na escola têm sido reproduzidas nas residências dos alunos. O Assentamento Sadia III concentra pequenos produtores rurais que utilizam o cultivo em suas propriedades para garantir a segurança alimentar e complementar a renda familiar”, explicou.

Segundo o coordenador, muitos estudantes já possuem familiaridade com o manejo da terra, o que facilita a participação nas atividades práticas.

“Muitos vivenciam essa realidade ao lado de suas famílias e levam para casa os conhecimentos adquiridos na escola, contribuindo para o uso mais eficiente dos recursos naturais e para a produção de alimentos mais saudáveis”, destacou.

Gonçalo também ressaltou que toda a produção da horta é destinada à alimentação escolar e que o excedente é distribuído à comunidade, fortalecendo os laços entre a escola e os moradores da região.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA