Várzea Grande

Pedal da Guarda reafirma compromisso com saúde, esporte e inclusão em noite memorável do ‘VG com Elas’

Publicado em

Foi uma noite de celebração com a participação de mais de 500 ciclistas. Evento homenageou mulheres e reforçou a luta por direitos

O tradicional Pedal da Guarda Municipal de Várzea Grande realizou uma edição especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. O evento reuniu mais de 500 ciclistas, na noite de ontem (6), entre homens, mulheres e famílias inteiras, em um percurso que teve início às 20h na Praça Sarita Baracat, no Centro da cidade e seguiu até o Parque Bernardo Berneck.

O passeio ciclístico integrou a programação do projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”, que promove neste mês de março atividades especiais voltadas ao público feminino. Durante o evento, a prefeita Flávia Moretti (PL) ressaltou a importância da iniciativa. “O Pedal da Guarda é um evento que celebra a força e a presença da mulher em todos os espaços, incentivando a saúde, o esporte e a confraternização. Dentro do VG com Elas, ele reforça nosso compromisso com as mulheres de Várzea Grande”, afirmou. A prefeita é uma amante do ciclismo e sempre está presente no Pedal.

A deputada federal Gisela Simona, que já participou de edições anteriores do Pedal da Guarda, destacou a importância da mulher na política e no esporte. “O pedal é um momento de lazer e inclusão, mas também de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade e na política. Incentivar a participação feminina é essencial para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.

Leia Também:  Várzea Grande participa do Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade

O vereador de Várzea Grande, Charles da Educação, ex-atleta de natação, ressaltou a relevância do esporte na vida das pessoas. “A prática esportiva é fundamental para a saúde e qualidade de vida. O Pedal da Guarda é um exemplo de como a atividade física pode unir pessoas e promover bem-estar. Hoje, homenageamos todas as mulheres que fazem a diferença em nossa cidade”, pontuou.

PEDAL DA GUARDA: Uma tradição que cresce a cada ano. Criado em 2018, o Pedal da Guarda, também conhecido como Pedal da Família, tornou-se um dos eventos mais populares da cidade, atraindo participantes de Várzea Grande e também de Cuiabá. Para esta edição especial, todas as mulheres participantes receberam camisetas personalizadas e brindes. A Banda Municipal de Várzea Grande esteve presente, animando a concentração dos ciclistas a partir das 19h.

O comandante da Guarda Municipal e subsecretário de Defesa Social, Juliano Lemos, enalteceu a participação feminina e o caráter inclusivo do evento. “Todos os anos, no mês de março, fazemos essa homenagem especial às mulheres, reconhecendo sua força e importância na sociedade. O Pedal da Guarda é um espaço de convivência, saúde e segurança para toda a família”, afirmou.

Para facilitar a participação de quem não possui bicicleta, foi disponibilizado aluguel de bicicletas a preços acessíveis no local. O evento ocorre semanalmente, com saída da Praça Sarita Baracat (antiga preça Aquidaban), às 20h e concentração a partir das 19h.

Leia Também:  Semana do Meio Ambiente movimenta Várzea Grande com ações sustentáveis e participação popular

A secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, participou pela primeira vez incentivada pela prefeita Flavia Moretti e destacou a importância da iniciativa. “O pedal de hoje simboliza a luta pelos direitos das mulheres e a necessidade de nos cuidarmos. A prefeita Flávia Moretti insiste tanto que acabei cedendo, comprei uma bicicleta e hoje estou aqui, vivendo essa experiência maravilhosa”, disse.

Cidilena, moradora de Cuiabá, atravessa a ponte semanalmente para participar do evento. “Para mim, é o melhor pedal da região. O evento de hoje foi especial em homenagem ao Dia da Mulher, e esses movimentos são fundamentais para valorizar nossa presença”, comentou.

Maria Aparecida Xavier, líder do grupo “Corogats”, que reúne ciclistas acima de 40 anos, também celebrou a edição especial. “Pedalar é uma experiência maravilhosa, fortalece amizades, melhora a saúde e nos faz sentir valorizadas. Nosso grupo começou com 11 mulheres e hoje já somos mais de 20. Participamos de todos os pedais há dois anos”, destacou.

Com um clima de celebração e fortalecimento das mulheres, o Pedal da Guarda Municipal mais uma vez reafirmou seu compromisso com a saúde, o esporte e a inclusão, promovendo um evento memorável dentro da programação do VG com Elas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Atletas revelados pelo VG Mais Esporte conquistam período de avaliação nas categorias de base do Cruzeiro

Published

on

O esporte de Várzea Grande alcançou mais uma importante conquista. Os jovens atletas Gabriel Sales Duarte, de 15 anos, e Juan David, de 14 anos, foram selecionados para realizar um período de avaliação técnica nas categorias de base do Cruzeiro, um dos maiores clubes do futebol brasileiro. A oportunidade é resultado do trabalho desenvolvido pelo projeto VG Mais Esporte, executado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), por meio da Superintendência de Esportes.

Os atletas embarcam para Belo Horizonte nesta semana, onde permanecerão por 15 dias no centro de treinamento do clube mineiro. Durante esse período, serão avaliados pela comissão técnica do Cruzeiro e poderão conquistar uma vaga definitiva nas categorias de base da equipe.

Gabriel Sales Duarte, aluno da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Paulo Freire, localizada na região do bairro Mapim, não escondeu a emoção ao falar sobre a oportunidade.

“Meu coração está a mil. É uma oportunidade que sempre sonhei e vou dar o meu máximo para conseguir essa vaga. Vou dar meu sangue dentro de campo para mostrar meu futebol e realizar o sonho de me tornar um jogador profissional. Também quero agradecer aos professores e ao projeto VG Mais Esporte por acreditarem no meu potencial e me darem essa oportunidade”, afirmou.

Já Juan David, estudante do 9º ano, morador do bairro Canelas e natural da Colômbia, vive em Várzea Grande há oito anos e também encara a experiência como a realização de um sonho de infância.

“Estou muito grato por essa oportunidade. Sempre sonhei em ser jogador de futebol e acredito que estou preparado para esse desafio. Tenho fé que vou conseguir fazer um bom teste e conquistar meu espaço. Vou aproveitar cada momento para mostrar tudo o que aprendi”, disse o atleta.

A emoção também toma conta da família dos jovens. A mãe de Juan, Yully Rocio, destacou o orgulho de ver o filho alcançando uma oportunidade tão importante.

Leia Também:  Semana do Meio Ambiente movimenta Várzea Grande com ações sustentáveis e participação popular

“Meu coração está cheio de orgulho. Sou muito grata aos professores e a todos que acreditaram no meu filho. Essa é uma oportunidade enorme e nós sempre acreditamos no potencial dele. Tenho fé que ele vai crescer muito e alcançar seus sonhos. Só tenho a agradecer por tudo que estão proporcionando para ele”, declarou.

O professor Elias Rosa, responsável pelas aulas de futebol do projeto VG Mais Esporte, explicou que os dois atletas passaram por um rigoroso processo de seleção antes de serem indicados ao clube mineiro.

“Temos vários polos esportivos em Várzea Grande e realizamos uma seleção dos atletas que mais se destacam. Os professores fizeram uma primeira avaliação e encaminharam os melhores para um grupo especial de treinamento no polo do Ipase. Lá fizemos uma nova seleção e identificamos aqueles que tinham condições de disputar uma oportunidade em um grande clube. Conseguimos essa avaliação junto ao coordenador do Cruzeiro e agora eles terão a chance de mostrar seu talento”, explicou.

Segundo o treinador, os jovens permanecerão durante duas semanas dentro da estrutura do clube, sem custos para as famílias.

“Eles vão ficar alojados no Cruzeiro durante esse período de avaliação. Será uma experiência muito importante. Agora depende deles dentro de campo. Nós fizemos nossa parte, treinamos, orientamos e acreditamos muito no potencial dos dois. Eles foram escolhidos porque se destacaram entre muitos atletas e possuem qualidade. A expectativa é muito boa”, destacou.

Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, a seleção dos atletas demonstra a importância dos investimentos realizados no esporte como ferramenta de transformação social.

“Ver dois jovens de Várzea Grande sendo selecionados para um período de testes em um dos maiores clubes do Brasil é motivo de muito orgulho para todos nós. Isso mostra que o esporte abre portas, transforma vidas e cria oportunidades reais para nossos estudantes. O VG Mais Esporte foi criado justamente para isso: revelar talentos, promover inclusão social e oferecer perspectivas para nossas crianças e adolescentes. Estamos na torcida para que Gabriel e Juan tenham muito sucesso e representem nossa cidade da melhor forma possível”, afirmou.

Leia Também:  Operação tapa-buracos avança no Jardim Glória e patrolamento atende Monte Castelo

O projeto VG Mais Esporte atende centenas de crianças e adolescentes em diferentes modalidades esportivas e tem se consolidado como uma importante ferramenta de inclusão, cidadania e desenvolvimento de novos talentos no município.

Agora, as atenções se voltam para Belo Horizonte. Com as malas prontas e muitos sonhos na bagagem, Gabriel e Juan carregam não apenas a expectativa de conquistar uma vaga no Cruzeiro, mas também o orgulho de representar Várzea Grande em um dos maiores centros de formação de atletas do país.

O superintendente de Esportes de Várzea Grande, Edimilson “Piranha”, destacou que a ida dos dois atletas para um período de testes no Cruzeiro é resultado do trabalho desenvolvido pelo projeto VG Mais Esporte e do investimento da Prefeitura nas categorias de base.

“É motivo de muito orgulho ver dois atletas preparados por nós recebendo uma oportunidade em um clube do tamanho do Cruzeiro. Temos muitos talentos em Várzea Grande e estamos trabalhando para abrir portas para esses jovens. Agradeço à prefeita Flávia Moretti pelo apoio ao esporte e aos nossos professores, que fazem um trabalho fundamental na formação desses atletas. Acredito muito no potencial dos dois e espero que aproveitem essa oportunidade da melhor forma possível”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA