Várzea Grande

Novo semáforo promete mais segurança e fluidez em cruzamento crítico de Várzea Grande

Publicado em

Antes da intervenção, o local registrava conflitos frequentes no trânsito, dificultando a travessia segura e a fluidez dos veículos

A Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana avançou em mais uma ação voltada à organização do trânsito com a implantação de um conjunto semafórico no cruzamento da Avenida Brasil com a Avenida Tricolor. A medida atende a uma demanda antiga de motoristas e moradores, especialmente de quem circula pela região do Grande Parque do Lago em direção à Ponte Sérgio Motta.

O ponto é considerado estratégico e, ao mesmo tempo, crítico, já que concentra intenso fluxo de veículos vindos de bairros como Flor de Ypê e região do Aurília Curvo, além de ser rota de acesso tanto à Ponte Sérgio Motta quanto à Ponte Sarita Baracat. Antes da intervenção, o local registrava conflitos frequentes no trânsito, dificultando a travessia segura e a fluidez dos veículos.

De acordo com o coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar Arruda, a implantação do semáforo foi necessária diante do crescimento no volume de tráfego. “Identificamos que esse cruzamento já não comportava mais o fluxo atual de veículos com segurança. Havia muitos pontos de conflito, principalmente nos horários de pico. A instalação do conjunto semafórico, aliada à nova sinalização horizontal e vertical, vem para organizar o trânsito e reduzir riscos de acidentes, garantindo mais segurança tanto para condutores quanto para pedestres”, explicou.

Leia Também:  Projeto 'VG com Elas' inicia março com ação de valorização feminina em Várzea Grande

Além do semáforo, a equipe técnica também realizou melhorias na sinalização da via, reforçando a visibilidade e orientação para os motoristas. A iniciativa busca proporcionar um ambiente mais seguro e eficiente para todos que utilizam o trecho diariamente.

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton, destacou a importância da intervenção como parte de um conjunto de ações voltadas à mobilidade urbana no Município. “Estamos trabalhando para acompanhar o crescimento da cidade e garantir que a infraestrutura viária ofereça segurança e qualidade para a população. Esse investimento é fundamental para proteger vidas, especialmente dos pedestres, e dar mais organização ao trânsito, beneficiando motoristas, motociclistas e toda a comunidade”, afirmou.

O novo sistema semafórico entrará em funcionamento em até 10 dias, com previsão para começar a operar no dia 3 de abril. A expectativa é de que, com a ativação, o cruzamento passe a oferecer mais fluidez no tráfego e maior segurança para todos que circulam pela região.

Leia Também:  Após abandonar gestão bolsonarista, Tião da Zaeli posa em foto com Kalil, Wanderley e Riva que querem tirar Flávia no tapetão

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Horta escolar de Várzea Grande concorre a prêmio nacional de educação integral e sustentabilidade

Published

on

A horta sustentável da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Bianka Lorena da Rocha Capilé, localizada no Assentamento Sadia III, na zona rural de Várzea Grande, já promove mudanças de hábitos entre os alunos e contribui diretamente para as atividades desenvolvidas em sala de aula. A unidade funciona em período integral e oferece, além das disciplinas regulares do ensino fundamental, como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, conhecimentos técnicos voltados à olericultura.

A professora Leidiana Moreira de Lima Santiago, que atua com turmas do 1º e 2º anos, destaca que os estudantes aprendem a ler a partir de imagens representativas associadas às experiências vivenciadas nas aulas de campo.

“As atividades realizadas tanto em sala de aula, durante o processo de letramento, quanto nas visitas à horta são aproveitadas como recursos pedagógicos, tornando o ensino mais prazeroso”, comentou.

Já o professor Marcos Soares de Moraes, responsável pelas turmas do 4º e 5º anos, trabalha temas relacionados à sustentabilidade, aos bons hábitos, à preservação ambiental e aos benefícios das plantas para a saúde.

“Abordamos todas essas temáticas e os alunos absorvem muito bem os conteúdos. Nosso objetivo é desenvolver nas crianças um olhar mais atento para o meio ambiente. Esse contato direto com a natureza desperta o interesse dos estudantes, que deixam de ser observadores passivos para compreender como as ações humanas impactam o planeta, tanto no curto quanto no longo prazo”, afirmou.

Leia Também:  Após abandonar gestão bolsonarista, Tião da Zaeli posa em foto com Kalil, Wanderley e Riva que querem tirar Flávia no tapetão

A experiência desenvolvida pela unidade escolar está concorrendo a um prêmio nacional, e a expectativa da comunidade escolar é positiva.

“A escola se inscreveu para participar da seleção de experiências inspiradoras de gestão de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral. Para nossa surpresa, fomos selecionados e estamos concorrendo com dezenas de escolas de diferentes regiões do país. Só o fato de termos sido escolhidos já é motivo de comemoração. Estamos confiantes em um bom resultado e orgulhosos de representar Várzea Grande”, destacou a diretora da unidade, Eunice da Silva Araújo.

Segundo ela, a escola aguarda agora a seleção final das 25 experiências que integrarão o mapa nacional de práticas inspiradoras.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, ressaltou a importância das atividades complementares para a formação dos estudantes.

“Todas as disciplinas ligadas às atividades extracurriculares são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos e contribuem para o rendimento escolar. O ambiente escolar oferece inúmeras oportunidades para a formação humana, e nossa missão é incentivar iniciativas que fortaleçam esse processo”, afirmou.

Sobre a classificação da escola entre as experiências selecionadas, a secretária destacou o orgulho pelo reconhecimento.

“Estamos felizes por essa conquista. Só o fato de a unidade estar entre as finalistas já é motivo de celebração para toda a rede municipal de ensino”, completou.

Leia Também:  NOTA DE PESAR

Construção coletiva

O coordenador da EMEB Bianka Lorena da Rocha Capilé, Gonçalo Souza Xavier, ressalta que a horta sustentável é resultado de um trabalho coletivo e que a iniciativa também tem inspirado a comunidade local.

“As práticas desenvolvidas na escola têm sido reproduzidas nas residências dos alunos. O Assentamento Sadia III concentra pequenos produtores rurais que utilizam o cultivo em suas propriedades para garantir a segurança alimentar e complementar a renda familiar”, explicou.

Segundo o coordenador, muitos estudantes já possuem familiaridade com o manejo da terra, o que facilita a participação nas atividades práticas.

“Muitos vivenciam essa realidade ao lado de suas famílias e levam para casa os conhecimentos adquiridos na escola, contribuindo para o uso mais eficiente dos recursos naturais e para a produção de alimentos mais saudáveis”, destacou.

Gonçalo também ressaltou que toda a produção da horta é destinada à alimentação escolar e que o excedente é distribuído à comunidade, fortalecendo os laços entre a escola e os moradores da região.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA