Várzea Grande
Mauro Mendes e Kalil Baracat assinam convênio de mais de R$ 20 milhões
Publicado em
24 de junho de 2024por
Da RedaçãoReforçando a importância para Várzea Grande e para sua população nas relações institucionais mantidas com o Governo do Estado através do governador Mauro Mendes, com a Bancada Federal representada pelo senador Jayme Campos e pelo deputado Coronel Assis, com a Assembleia Legislativa, através do seu presidente, Eduardo Botelho e dos deputados estaduais, Fábio Tardin, Júlio Campos, Paulo Araújo e Sebastião Rezende, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Pedro Paulo Tolares, assinou hoje convênio da ordem de R$ 20.566 milhões para obras de pavimentação asfáltica de novas ruas e avenidas e para obras de recapeamento de pavimento já desgastado pelo uso e tempo.
Os recursos para pavimentar e recuperar a malha viária de mais 11 bairros espalhados em várias regiões da cidade somam R$ 20.566.306,32 (vinte milhões e quinhentos e sessenta e seis mil e trezentos e seis reais e trinta e dois centavos), frutos de um novo convênio assinado entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal com apoio das Bancadas Federal e Estadual de Mato Grosso.
O documento foi assinado, em uma cerimônia, no Palácio Paiaguás pelo governador Mauro Mendes e pelo prefeito Kalil Baracat acompanhados por diversas autoridades estaduais e municipais e pelo secretário Chefe da Casa Civil, o deputado federal Fábio Garcia.
“Assim que fazemos política. Com parcerias que atendam aos anseios da população e melhorem as cidades e Mato Grosso como um todo”, disse o governador Mauro Mendes sinalizando que colocar recursos públicos nas mãos de prefeito como Kalil Baracat é certeza de que eles serão bem e corretamente aplicados em prol da cidade e de sua gente.
Por sua vez o prefeito Kalil Baracat lembrou que tem contado com o apoio incondicional do governador Mauro Mendes, dos senadores da República, dos deputados federais e dos deputados estaduais, além dos secretários estaduais.
“Temos sido constantemente contemplados com recursos federais e estaduais que se somam aos recursos próprios do Tesouro de Várzea Grande e que estão sendo investidos em obras prioritárias e essenciais para a cidade e para sua gente, valorizando imóveis e a cidade e se tornando atrativo para novos investidores”, frisou Kalil Baracat, lembrando que foram muitos convênios e emendas recebidas desde 2021 quando assumiu o atual mandato de prefeito da segunda maior cidade de Mato Grosso.
Ele fez questão de citar que os recursos liberados permitiram até agora a execução de centenas de obras entre elas a pavimentação de mais de 250 km de novas ruas e avenidas e outros 150 km de recapeamento, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Barra do Pari/Chapéu do Sol, novas Escolas, novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) as antigas creches, Unidades de Saúde entre outros investimentos.
Serão atendidos com esses recursos os seguintes bairros: Planalto Ipiranga, Residencial José Carlos Guimarães, Residencial Jacarandá, Paiaguás, Cohab São João, Maringá III, Residencial Jatobá, Cohab Dom Bosco, Cohab Dom Orlando Chaves, Centro-Sul e Potiguar.
Conforme o convênio, o Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, irá repassar R$ 20 milhões e os outros R$ 566.306,32 (quinhentos e sessenta e seis mil e trezentos e seis reais e trinta e dois centavos) serão aplicados a título de contrapartida pela prefeitura municipal.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, disse que o convênio para novas obras é mais um trabalho em conjunto entre o Estado e o Município, que tem levado resultado à população.
“O governo do Estado está sempre apostando na cidade de Várzea Grande e na gestão do prefeito Kalil. Fico muito grato por ter recebido mais este recurso que vamos aplicar na reconstrução da malha viária, com asfalto novo e recape atendendo novas regiões da cidade. Esse anúncio reforça mais uma vez a importância do diálogo e da articulação política que frutifica em parcerias, trabalho e ações que mostram que todos estão caminhando em prol de um Mato Grosso e de uma Várzea Grande melhor”, comemorou o prefeito Kalil.
Como destacou o governador, é mais um plano de trabalho realizado em conjunto entre o Executivo estadual e o municipal em benefício de Várzea Grande. “Temos o compromisso em melhorar a qualidade de vida dos várzea-grandenses e contribuir com o desenvolvimento na cidade. Esse convênio vai proporcionar melhorias no asfalto em diversos bairros da nossa cidade vizinha. Várzea Grande está em constante desenvolvimento, e o Governo do Estado busca contribuir com obras essenciais e que vão melhorar a vida do cidadão”.
Além desse convênio, o Estado já investiu mais de R$ 1,2 bilhão em obras e ações para Várzea Grande nos últimos cinco anos. Entre elas se destacam o repasse de R$ 26 milhões para a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Chapéu do Sol/Barra do Pari e os convênios para asfalto em mais de 60 bairros.
“Estamos melhorando e melhorando muito a infraestrutura de Várzea Grande. Estivemos in loco esses dias lançando a pavimentação e recape no bairro Paiaguás, um bairro que demanda muita infraestrutura, estamos atendendo boa parte do pleito dos moradores locais e agora poderemos fazer mais, pois o governador teve sensibilidade em contribuir para fortalecer esse trabalho. Infraestrutura é meta na nossa gestão. Aliás, a nossa meta de governo era pavimentar 200 km de asfalto novo e recuperar 150 km. Em abril já tínhamos feito 250km de asfalto novo e os 150 km de recape”, exclamou o prefeito de Várzea Grande.
Presente ao ato de assinatura do convênio que liberou os recursos, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), também destacou o perfil articulador do prefeito Kalil Baracat. “Esses R$ 20 milhões são resultados de um alinhamento de gestão que mobiliza a Assembleia e o governo do Estado. Trabalho com foco e parceria”.
O senador Jayme Campos frisou ainda que todos os investimentos realizados através de convênios com o Governo de Mato Grosso ou de emendas parlamentares estaduais e federais tem transformado Várzea Grande que hoje abriga mais de 300 mil habitantes e está entre as 100 maiores cidades do Brasil.
“Os recursos estão permitindo que Várzea Grande se desenvolva, cresça e possa superar suas dificuldades”, explicou o senador reafirmando que mais recursos de emendas estão sendo encaminhado para a Administração Kalil Baracat que tem trabalho de forma eficiente na solução dos problemas.
Várzea Grande
DAE-VG trabalha para concluir manutenção após rompimento de adutora no São Simão
Published
2 horas agoon
22 de junho de 2026By
Da Redação
O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) informa que equipes técnicas trabalham desde a noite deste domingo (21) na manutenção da Adutora São Simão, após o rompimento da estrutura registrado por volta das 22h.
A previsão é que o serviço seja concluído até a tarde desta segunda-feira (22), com a retomada gradativa do abastecimento nas regiões afetadas logo após o término da manutenção.
Os bairros impactados pela interrupção no fornecimento de água são: Residencial Ataíde, Residencial Renato, Residencial Alice, Miguel Lanas, Colinas Verdejantes, São Simão e Ouro Verde.
O DAE-VG reforça que as equipes seguem mobilizadas para restabelecer o abastecimento no menor tempo possível e orienta os moradores das localidades afetadas a utilizarem a água de forma consciente até a completa normalização do sistema.
A autarquia agradece a compreensão da população e destaca que continua monitorando a situação para garantir a segurança e a eficiência dos serviços executados.
Advogadas podem se inscrever para vaga de juíza-membro substituta no TRE
Vacinação contra Salmonella reduz mortalidade de suínos em mais de 50% e gera ROI de até 796%
Amanda Araújo vídeo emocionante da casa onde Richarlison cresceu no Espírito Santo
Polícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica
Vacinação itinerante no shopping amplia acesso da população e fortalece cobertura vacinal em Sinop
CUIABÁ
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros atua no combate a incêndio em terreno baldio
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu na noite deste domingo (21.6) um incêndio em um terreno...
Governo de MT promove aula inaugural do Programa de Formação de Pilotos Civis nesta segunda-feira (22)
O Governo de Mato Grosso promove nesta segunda-feira (22.6), às 17h, a Aula Inaugural Programa Estadual de Formação de Pilotos...
Polícia Civil esclarece homicídio, identifica envolvidos e prende suspeitos em Jaciara
A Polícia Civil deflagrou a Operação Alvo Errado, que resultou no esclarecimento do homicídio de um jovem, de 18 anos,...
POLÍCIA
Polícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica
A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta segunda-feira (22.6), mandado de prisão preventiva contra um homem de 29 anos, investigado...
Polícia Militar prende casal suspeito por homicídio, após denúncia de estupro em Tangará da Serra
Policiais militares do 7º Comando Regional prenderam em flagrante, na noite deste domingo (21.6), um casal suspeito por homicídio, após...
Polícia Civil esclarece homicídio, identifica envolvidos e prende suspeitos em Jaciara
A Polícia Civil deflagrou a Operação Alvo Errado, que resultou no esclarecimento do homicídio de um jovem, de 18 anos,...
FAMOSOS
Amanda Araújo vídeo emocionante da casa onde Richarlison cresceu no Espírito Santo
A influenciadora Amanda Araújo, de 23 anos, compartilhou nesta segunda-feira (22), um momento especial ao lado do namorado, o jogador...
Samara Felippo exibe bronzeado e revela curiosidades pessoais em trend: ‘Viciada’
A atriz Samara Felippo, de 47 anos, entrou na onda das trends do Instagram e compartilhou momentos descontraídos com os...
Lore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
Lore Improta compartilhou com os seguidores, na noite desta sexta-feira (19), um ensaio fotográfico especial do filho caçula, Levi, fruto...
ESPORTES
Colômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
A seleção da Colômbia iniciou sua caminhada no Mundial com uma vitória segura. Em partida realizada nesta quarta-feira, no Estádio...
Gana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
Gana começou bem sua campanha na Copa do Mundo de 2026 ao superar o Panamá por 1 a 0 nesta...
Inglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
A seleção da Inglaterra começou sua trajetória no Mundial de 2026 com o pé direito. Em um confronto repleto de...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Sinop5 dias agoSinop registra crescimento de 27,8% na abertura de empresas e reforça protagonismo econômico regional
-
Mato Grosso6 dias agoCódigo dos Usuários dos Serviços Públicos completa 9 anos e fortalece a atuação da Ouvidoria
-
Saúde6 dias agoMinistérios da Saúde e das Comunicações avançam na conectividade de até 3,8 mil unidades de saúde pelo Novo PAC
-
Mato Grosso6 dias agoDetran emite mais de 3 mil credenciais de estacionamento para pessoas com autismo




