Várzea Grande
Maria Fernanda de Figueiredo toma posse e anuncia equipe 100% técnica para trabalhar por Várzea Grande
Publicado em
16 de março de 2026por
Da Redação
A posse foi realizada na manhã de hoje (16) e ocorre, justamente, no mês dedicado à mulher. Com a chegada da educadora, staff da prefeita Flávia Moretti conta, a partir de agora, com 12 mulheres secretárias
A educadora e servidora municipal, Maria Fernanda de Figueiredo, é a 6ª mulher a comandar a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, na história da cidade. A posse foi realizada nesta manhã de segunda-feira (16), e ocorre, justamente, no mês que é dedicado à mulher.
“A Maria Fernanda foi a primeira pessoa que eu pensei em ser secretária de Educação, ainda na transição, liguei e ela recuou, mas Deus sabe a hora e o momento de a pessoa chegar e hoje ela está aqui, e segue comigo”, comemorou a prefeita Flávia Moretti (PL), assegurando que a secretária de Educação estará colocando em prática o seu plano de governo. “Ela vai fazer isso acontecer e atender a todos de forma completa. A educação é a essência da Maria Fernanda e por esse motivo ela está aqui”.
A prefeita disse ainda que um dos grandes desafios da pasta é aumentar o número de vagas nas creches e escolas, aumentar o número de professores, atender a todas as crianças, especialmente, as neurodivergentes que têm no município, e fazer acontecer mais ainda, “pois cuidar da educação é cuidar do amanhã”.
E num tom de brincadeira a prefeita disse que o time Flávia Moretti está aumentando. “A gestão hoje conta com 12 mulheres. Homens, secretários de Várzea Grande, não queremos tomar os espaços de vocês, só estamos ocupando os nossos espaços”.
A secretária de Educação, Maria Fernanda Figueiredo lembra que esse não foi o primeiro convite que recebeu da prefeita Flávia Moretti para assumir a pasta, e também não foi a primeira gestora que a convidou para assumir a secretaria. “Eu sempre declinei, porque todas as vezes que me convidaram eu não teria autonomia para a condução da pasta. E a prefeita não só me convidou como me deu essa autonomia para fazer pela educação o que eu acredito ser necessário. E isso é muito importante porque a secretaria precisa de técnicos qualificados para conduzir, mas além de técnicos, precisa de seres humanos. Entro na secretaria sem os títulos conquistados. Aqui está uma mãe, uma filha, uma mulher, uma servidora que olha nos olhos dos outros e olha o ser humano que habita em cada um desses seis mil funcionários que compõem a pasta. É a maior pasta do Município”., exclamou a nova gestora.
A secretária também afirmou que, enquanto estiver como titular da pasta, não vai procurar culpados por nada, e sim, soluções, reafirmando que responde pelo daqui adiante. “Não importa o que fizeram os secretários que estiveram aqui antes de mim, o que importa é que a partir de hoje, a secretaria tem uma pessoa que responde por ela, que tem CPF e que vai honrar cada um dos colegas que esteve com ela nessa trajetória de vida. Não olho retrovisor, olho do para-brisas. Peço que orem por mim porque teremos grandes enfrentamentos, mas a prefeita estará ao meu lado, e dentro do seu plano de governo vamos lutar pela Educação”.
RECONHECIMENTO – O presidente do Sintep/VG (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso), Jucelino Dias de Moura, parabenizou a secretária por aceitar esse desafio de assumir a Educação, maior pasta do Município, e com mais de seis mil trabalhadores. “Nós, enquanto sindicato, vamos estar ao seu lado para você fazer uma excelente gestão. Como a sexta mulher a ocupar essa pasta, é uma responsabilidade imensa. Nós desejamos que você faça uma boa gestão, que tenha sabedoria e discernimento para tocar essa pasta. Que você dê continuidade aos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos em relação ao diálogo com os servidores e com respeito. Que possa trabalhar por uma educação justa e para todos”.
O segundo secretário da Câmara de Vereadores, Carlinhos Figueiredo, disse que para uma professora o ápice da profissão é ser secretária e que a Maria Fernanda hoje conquista esse podium. “Eu não posso responder pela Câmara toda, mas com certeza todos nós iremos te dar o apoio, que você precisa para que seja feita a melhor gestão da história de Várzea Grande, na secretaria de Educação”.
O deputado estadual, Diego Arruda Guimarães, lembrou da sua história: ele é neto, sobrinho e filho de educadores. “E eu também tive oportunidade de ser professor universitário e diante da valorização e da importância que a Educação sempre teve dentro da nossa família e muito disso nós devemos a Várzea Grande. A Educação é algo que transforma, e eu peço somente uma coisa, que provoque um cenário de oportunidades dentro de Várzea Grande. Oportunidades aos professores, para que eles possam se capacitar, para que eles tenham um ambiente físico saudável e adequado, estimulador à educação, e que proporcione aos nossos alunos, a oportunidade de aprender de verdade”, destacou.
Na ocasião o deputado reafirmou o seu compromisso com o Município em continuar ajudando Várzea Grande, “Para esse ano está reservado uma emenda de R$ 2 milhões para o Município, que é um compromisso com a nossa terra natal”.
Galeria de Fotos (20 fotos)
Várzea Grande
DAE-VG trabalha para concluir manutenção após rompimento de adutora no São Simão
Published
1 hora agoon
22 de junho de 2026By
Da Redação
O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) informa que equipes técnicas trabalham desde a noite deste domingo (21) na manutenção da Adutora São Simão, após o rompimento da estrutura registrado por volta das 22h.
A previsão é que o serviço seja concluído até a tarde desta segunda-feira (22), com a retomada gradativa do abastecimento nas regiões afetadas logo após o término da manutenção.
Os bairros impactados pela interrupção no fornecimento de água são: Residencial Ataíde, Residencial Renato, Residencial Alice, Miguel Lanas, Colinas Verdejantes, São Simão e Ouro Verde.
O DAE-VG reforça que as equipes seguem mobilizadas para restabelecer o abastecimento no menor tempo possível e orienta os moradores das localidades afetadas a utilizarem a água de forma consciente até a completa normalização do sistema.
A autarquia agradece a compreensão da população e destaca que continua monitorando a situação para garantir a segurança e a eficiência dos serviços executados.
Comarca de Jaciara abre prazo para credenciamento de leiloeiros
Educação Antirracista: o que significa na prática?
VI Simpósio do Autismo debate autonomia e fortalecimento da rede de apoio em Mato Grosso
Corpo de Bombeiros atua no combate a incêndio em terreno baldio
Governo de MT promove aula inaugural do Programa de Formação de Pilotos Civis nesta segunda-feira (22)
CUIABÁ
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros atua no combate a incêndio em terreno baldio
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu na noite deste domingo (21.6) um incêndio em um terreno...
Governo de MT promove aula inaugural do Programa de Formação de Pilotos Civis nesta segunda-feira (22)
O Governo de Mato Grosso promove nesta segunda-feira (22.6), às 17h, a Aula Inaugural Programa Estadual de Formação de Pilotos...
Polícia Civil esclarece homicídio, identifica envolvidos e prende suspeitos em Jaciara
A Polícia Civil deflagrou a Operação Alvo Errado, que resultou no esclarecimento do homicídio de um jovem, de 18 anos,...
POLÍCIA
Polícia Militar prende casal suspeito por homicídio, após denúncia de estupro em Tangará da Serra
Policiais militares do 7º Comando Regional prenderam em flagrante, na noite deste domingo (21.6), um casal suspeito por homicídio, após...
Polícia Civil esclarece homicídio, identifica envolvidos e prende suspeitos em Jaciara
A Polícia Civil deflagrou a Operação Alvo Errado, que resultou no esclarecimento do homicídio de um jovem, de 18 anos,...
Força Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas
Policiais militares da Força Tática do 2º Comando Regional e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreenderam 63 quilos de...
FAMOSOS
Samara Felippo exibe bronzeado e revela curiosidades pessoais em trend: ‘Viciada’
A atriz Samara Felippo, de 47 anos, entrou na onda das trends do Instagram e compartilhou momentos descontraídos com os...
Lore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
Lore Improta compartilhou com os seguidores, na noite desta sexta-feira (19), um ensaio fotográfico especial do filho caçula, Levi, fruto...
Clássico do cinema brasileiro, Xica da Silva será relançado em versão restaurada
Um dos maiores clássicos do cinema nacional, Xica da Silva voltará às telonas em versão restaurada. O longa dirigido por...
ESPORTES
Colômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
A seleção da Colômbia iniciou sua caminhada no Mundial com uma vitória segura. Em partida realizada nesta quarta-feira, no Estádio...
Gana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
Gana começou bem sua campanha na Copa do Mundo de 2026 ao superar o Panamá por 1 a 0 nesta...
Inglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
A seleção da Inglaterra começou sua trajetória no Mundial de 2026 com o pé direito. Em um confronto repleto de...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Sinop5 dias agoSinop registra crescimento de 27,8% na abertura de empresas e reforça protagonismo econômico regional
-
Mato Grosso6 dias agoCódigo dos Usuários dos Serviços Públicos completa 9 anos e fortalece a atuação da Ouvidoria
-
Saúde6 dias agoMinistérios da Saúde e das Comunicações avançam na conectividade de até 3,8 mil unidades de saúde pelo Novo PAC
-
Mato Grosso6 dias agoDetran emite mais de 3 mil credenciais de estacionamento para pessoas com autismo




