Várzea Grande

Guarda Municipal remove 19 motocicletas e um motorista é preso por embriaguez ao volante

Publicado em

Na noite deste sábado (28), a Guarda Municipal de Várzea Grande realizou a Operação Descarga Livre, na Avenida Filinto Muller, com o objetivo de combater a circulação de veículos com escapamentos abertos ou adulterados, responsáveis pela emissão de ruídos excessivos nas vias públicas.

Durante a operação, 19 motocicletas foram removidas por irregularidades, além de 01 veículo automotor removido, cujo condutor foi flagrado ao realizar manobra na contramão, com a intenção de evitar passar pela fiscalização. O condutor foi abordado após um breve acompanhamento onde foi utilizado sinais sonoros e luminosos. O homem de 46 anos apresentava sinais visíveis de embriaguez, exalando um forte odor de álcool. O mesmo se recusou a realizar o teste de alcoolemia, recebendo voz de prisão e foi encaminhado para a central de flagrantes para providências cabíveis.

Ainda sobre a Operação Descarga Livre, o comandante da GM, Juliano Lemos, destaca que a poluição sonora provocada por esses veículos vai além de um simples incômodo. O barulho intenso e repentino causa impactos diretos na saúde e no bem-estar da população, atingindo especialmente pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que podem sofrer crises sensoriais, ansiedade e desregulação emocional diante de ruídos abruptos e elevados; Idosos, que são mais vulneráveis ao estresse sonoro, podendo apresentar aumento da pressão arterial, irritabilidade e agravamento de quadros de saúde; Crianças e pessoas enfermas, cujo repouso e recuperação podem ser prejudicados e a coletividade em geral, diante da clara perturbação do sossego público, afetando o direito ao descanso, à tranquilidade e à qualidade de vida.

Leia Também:  Prefeita alinha com UFMT parcerias para preenchimento de vagas

A ação reforça o compromisso institucional com a ordem pública, a segurança viária e, sobretudo, com a proteção da saúde e da dignidade da população de Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

“Vai virar a chave de Várzea Grande para a tecnologia”, diz Flávia Moretti em inauguração do Parque Tecnológico

Published

on

“Vai fazer virar a chave de Várzea Grande, tornar uma cidade que já foi industrial mas agora será de inovação e tecnologia. E escrever uma nova história para o município na economia do estado de Mato Grosso. Hoje Várzea Grande ocupa a oitava ou nona posição, mas vamos mudar”.

As pontuações são da prefeita Flávia Moretti, durante a inauguração do Parque Tecnológico do Estado de Mato Grosso, ocorrida na tarde de quinta-feira (25). Conforme ela mesma destacou em seu discurso, “o Parque Tecnológico não é apenas um prédio, são 80 hectares esperando empresas para se instalar”.
É com esse foco que a gestora projeta reposicionar o município como o principal centro de inovação, atração de indústrias e formação de novos talentos.

Segundo a prefeita, a consolidação do complexo encerra uma trajetória de disputas que começou em 2009. “Na época, o município travou uma ‘disputa saudável’ contra potências do agronegócio e da economia de Mato Grosso, como Sinop, Sorriso, Rondonópolis e a vizinha capital Cuiabá, para sediar o empreendimento”, relembrou.

A vitória de Várzea Grande teve início institucional com a articulação de Moretti enquanto diretora da OAB local, em conjunto com o Conselho da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e o Conselho da Cidade (CONCIDADE). “Contudo, o passo definitivo para a materialização do polo tecnológico foi por meio da parceria privada, pela visão empreendedora de Juarez Ductievicz, empresário do setor imobiliário e sócio-fundador do bairro Chapéu do Sol, que está aqui hoje”, pontuou a prefeita.

Leia Também:  Secretário de Defesa Social participa em Curitiba do 2º Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito

Ductievicz foi o responsável direto por viabilizar a doação das terras ao Estado de Mato Grosso. O protocolo firmado com a prefeitura assegurou não apenas o espaço do Parque, mas também as áreas destinadas aos campus da UFMT, do IFMT e da UNEMAT — cuja instalação segue entre as metas da atual gestão municipal.

A prefeita criticou os atrasos que o projeto sofreu no passado. “O parque tecnológico enfrentou anos de entraves burocráticos provocados por gestões anteriores que não compreenderam a relevância estratégica da iniciativa, o que resultou em licitações travadas e paralisações físicas das obras. O cenário foi completamente revertido pelo governador Mauro Mendes e, hoje, foi chancelado pelo governador Pivetta”.

A chefe do Executivo municipal afirmou ainda que o Parque Tecnológico já atrai os olhos do mercado global. “Eu já recebi comitivas oficiais da China e da Rússia interessadas em investir aqui. Por isso que eu repito que não se trata apenas de uma obra física, é um vetor de desenvolvimento para Mato Grosso. Queremos resgatar nossa vocação industrial e transformá-la em uma nova história, pautada pela inovação e tecnologia”, declarou.

Visivelmente emocionada ao final de sua fala, Moretti externou o sentimento de ver a estrutura finalmente em operação regular. “Confesso que a emoção é tamanha que estou até tremendo, pois a concretização deste parque é a realização de um sonho pessoal como cidadã várzea-grandense. Várzea Grande caminha, mais uma vez, lado a lado com o Governo do Estado”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA