Várzea Grande
Flávia Moretti encerra evento com foco em direitos e protagonismo feminino
Publicado em
30 de março de 2025por
Da Redação
Mais do que um encerramento, a Feira VG com Elas foi a celebração de um mês intenso de aprendizado, acolhimento e fortalecimento das mulheres várzea-grandenses
Chegou ao fim, na noite de ontem (29), a primeira edição do projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”. O encerramento foi marcado pela “Feira VG com Elas”, um grande evento de empreendedorismo feminino aberto a toda sociedade, realizado na praça em frente à prefeitura.
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), fez o encerramento da iniciativa, que é inédita no Município, voltada ao fortalecimento das mulheres e o combate à violência política. Durante o mês inteiro, Março Mulher, a ação abordou temas como violências de gênero, física, mental e política, empreendedorismo feminino, educação financeira, direitos das mulheres, saúde, social e cultura.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura, em parceria com diversos coletivos femininos, mobilizou milhares de mulheres ao longo do mês com intensas atividades. Durante esse período, foram ofertados centenas de serviços nas áreas de saúde, assistência social, cultura, educação, informação, empreendedorismo, acolhimento e autoestima. O projeto também abordou o enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher: física, psicológica, política, no trabalho e de gênero.
Em seu discurso, Flávia Moretti destacou a importância da presença feminina em todas as áreas da sociedade, ressaltando que 60% das servidoras municipais são mulheres. A prefeita também homenageou líderes que atuam na defesa dos direitos femininos, como Sônia Mazetto da BPW Várzea Grande, OSC Lírios e a defensora pública Tânia Mattos.
A prefeita reforçou a necessidade de políticas públicas que garantam segurança, emprego e dignidade às mulheres, além da importância da educação para combater a violência de gênero. “O machismo e o racismo são formas de violência que precisam ser combatidas com conhecimento e conscientização”, afirmou.
A gestora celebrou o sucesso da edição e reforçou o compromisso com a continuidade do projeto: “Hoje encerramos um evento que teve um mês inteiro voltado às mulheres, abordando temas essenciais, desde o enfrentamento à violência até o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Foram diversas associações e mulheres líderes que se uniram em prol dessa causa. Levamos qualidade, conhecimento, informação e serviços fundamentais para as mulheres de Várzea Grande, como as ações de saúde, incluindo mutirões para colocação de DIUs, laqueadura e cirurgia de catarata, além de palestras e rodas de conversa e uma caminhada incrível na Avenida Couto Magalhães. Foi uma ação inédita no Município e garantimos que haverá outras edições nos próximos anos”, afirmou a prefeita.
Em seu discurso, Moretti destacou ainda o impacto social do projeto e a importância de despertar nas mulheres o senso de pertencimento e protagonismo: “O VG com Elas foi um chamado ao despertar das mulheres, para que saibam que podem estar onde quiserem. Se querem ser empreendedoras, que abram seus negócios. Se querem ser professoras, que estudem. Se desejam ser mães, que o sejam com autonomia. O mais importante é que elas se amem e se valorizem. Hoje, estamos aqui provando que a mulher tem papel fundamental na sociedade, seja na família, no trabalho, na política ou em cargos de liderança”, ressaltou.
Prestigiando o evento, o deputado federal José Medeiros (PL), elogiou a iniciativa e a liderança feminina representada pela prefeita Flávia Moretti. “Essa feira é um símbolo importante. Várzea Grande tem o privilégio de ter uma mulher na prefeitura, e ela está abrindo espaço para que outras mulheres também cresçam. Esse tipo de ação incentiva o empreendedorismo e gera oportunidades reais. Espero que essa ação se repita e que outros municípios copiem”, destacou o parlamentar.
O secretário Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Edson Sestari, reforçou a necessidade de transformação cultural e a construção de políticas públicas inclusivas. “Nosso Estado ainda precisa avançar muito nas políticas de defesa da mulher e na criação de espaços igualitários. O que fizemos aqui este mês foi um passo importante para mudar essa realidade”.
A secretária de Assistência Social, Cristina Saito, pontuou o papel essencial da assistência social nas ações do “VG com Elas”. “Estivemos presentes em todas as atividades praticamente, garantindo o acesso das mulheres mais vulneráveis a serviços essenciais, como o Cadastro Único, programa Criança Feliz e outros atendimentos. Nossa missão é apoiar as famílias e ajudar as mulheres a encontrarem caminhos para superar a vulnerabilidade”.
A secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, responsável pela organização de todo o projeto, também enfatizou a importância de incluir as mulheres no contexto produtivo e social da cidade. “Esse projeto nasceu de uma necessidade real, identificada pela prefeita Flávia Moretti, de ampliar as oportunidades para as mulheres, especialmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade. O VG com Elas não é apenas um evento, é um movimento que impulsiona o protagonismo feminino em todas as áreas”.
Vereador Charles Fabiano Araújo Quadro, conhecido como Charles da Educação, destacou a relevância do evento e a necessidade de continuidade. “A prefeitura deve continuar promovendo feiras como essa, que dão visibilidade ao trabalho das mulheres e criam oportunidades reais. Estamos na Câmara de Vereadores à disposição para fortalecer essas iniciativas”.
O compromisso assumido pela Prefeitura e pelos coletivos femininos promete manter viva a essência do projeto e ampliar ainda mais suas ações para os próximos anos. “O VG com Elas mostrou que, quando as mulheres se unem, a transformação acontece e a cidade inteira cresce junto” concluiu a prefeita.
Várzea Grande
Junho PETI mobiliza rede de proteção e reforça combate ao trabalho infantil em Várzea Grande
Published
26 minutos agoon
28 de junho de 2026By
Da Redação
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, encerrou nesta sexta-feira (26) a programação do Junho PETI, campanha de conscientização e enfrentamento ao trabalho infantil. Durante cinco dias, uma série de ações educativas e preventivas mobilizou profissionais da rede socioassistencial, conselheiros tutelares, educadores, estudantes e a população em geral, reforçando a importância da proteção integral de crianças e adolescentes e da garantia de seus direitos.
A programação foi organizada pela Proteção Social Especial, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselhos Tutelares e demais instituições que integram a rede de proteção.
As atividades começaram na segunda-feira (22) com uma blitz educativa e distribuição de materiais informativos no Aeroporto Marechal Rondon e no Terminal André Maggi, levando orientações à população sobre a identificação, prevenção e denúncia de casos de trabalho infantil. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento da sociedade sobre o tema e fortalecer a atuação preventiva.
Ao longo da semana, equipes técnicas também promoveram oficinas em unidades escolares de diferentes regiões do município. As atividades aconteceram na Escola Estadual Militar Tiradentes Tenente-Coronel PM Louirson Rodrigues Benevides, na região central; na Escola Estadual Professora Elizabeth Maria Bastos, no Jardim Eldorado; e na Escola Estadual Professor Honório Rodrigues de Amorim, no bairro Cristo Rei. Os encontros abordaram a promoção dos direitos humanos, a proteção da infância e da adolescência e os prejuízos causados pelo trabalho infantil, estimulando o diálogo com crianças e adolescentes sobre seus direitos.
O encerramento da programação ocorreu nesta sexta-feira (26), com uma palestra destinada ao público atendido pelo CREAS, ministrada pela coordenação do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CETRAP-MT), ampliando as discussões sobre a prevenção e o enfrentamento às diversas formas de violação de direitos envolvendo crianças e adolescentes.
A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, destacou que o Junho PETI vai além de uma campanha de conscientização, sendo um importante instrumento de mobilização social.
“Encerramos mais uma edição do Junho PETI com a certeza de que investir na conscientização é uma das formas mais eficazes de prevenir o trabalho infantil. Cada ação realizada ao longo desta semana teve o propósito de fortalecer a rede de proteção e sensibilizar a sociedade sobre a responsabilidade coletiva de garantir que nossas crianças e adolescentes tenham acesso à educação, ao lazer e ao desenvolvimento saudável. A Prefeitura de Várzea Grande continuará trabalhando para assegurar que esses direitos sejam respeitados e protegidos.”
Para a coordenadora da Proteção Social Especial, Jocileize Alcântara Rondon e Silva, a participação integrada das equipes foi fundamental para ampliar o alcance das ações.
“As atividades do Junho PETI demonstraram a força da atuação em rede. Conseguimos levar informação a diferentes públicos, aproximar os serviços da população e reforçar que o combate ao trabalho infantil depende do envolvimento de toda a sociedade. Quando orientamos famílias, estudantes e comunidade sobre os riscos e as consequências dessa violação de direitos, fortalecemos a prevenção e ampliamos a capacidade de identificação e encaminhamento dos casos.”
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) integra a Política Nacional de Assistência Social e desenvolve ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento dessa violação de direitos, articulando serviços socioassistenciais e políticas públicas para proteger crianças e adolescentes. Em Várzea Grande, o trabalho é realizado de forma permanente pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da rede de proteção, com ações educativas, acompanhamento familiar e articulação entre diferentes órgãos para garantir que meninos e meninas tenham seus direitos plenamente assegurados.
Junho PETI mobiliza rede de proteção e reforça combate ao trabalho infantil em Várzea Grande
Kid Abelha emociona fãs em reencontro com o público paulista em show: ‘Tanto amor’
MPMT fortalece defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+
Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde
Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico
CUIABÁ
MATO GROSSO
Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma
O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher...
POLÍCIA
Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico
Com grande pesar, a Polícia Civil comunica o falecimento da escrivã, Uadila Silveira Lopes, lotada na Diretoria do Interior. A...
Polícia Civil lamenta falecimento do investigador Nacir Raymundo
¿A Polícia Civil lamenta o falecimento do investigador, Nacir Raymundo Cecchin, lotado na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
FAMOSOS
Kid Abelha emociona fãs em reencontro com o público paulista em show: ‘Tanto amor’
O Kid Abelha reencontrou o público paulista em grande estilo na noite deste sábado (27), ao subir ao palco do...
Caio Blat encontra Marcelinho Carioca em aeroporto e celebra encontro: ‘Maior ídolo’
O ator Caio Blat, de 46 anos, viveu um momento especial ao encontrar por acaso o ex-jogador Marcelinho Carioca, de...
Poliana Rocha recorda época que conheceu Leonardo: ‘Sem peito, menina de tudoooo!’
A jornalista Poliana Rocha, de 49 anos, divertiu os seguidores ao resgatar uma foto antiga ao lado do marido, Leonardo,...
ESPORTES
Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa
A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança...
Dembélé brilha com hat-trick histórico e França vence a Noruega
O atacante Ousmane Dembélé foi o grande protagonista da vitória da França sobre a Noruega nesta sexta-feira, em partida válida...
Copa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
A Copa do Mundo de 2026 atinge seu momento de maior tensão com o encerramento da fase de grupos e...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
FAMOSOS5 dias agoPoliana Rocha homenageia cantor Leandro nos 28 anos de sua morte: ‘Parou o Brasil’
-
AGRONEGÓCIO5 dias agoPIB de Minas Gerais recua 0,5% no 1º trimestre de 2026 e acende alerta para desaceleração econômica, aponta FIEMG
-
Saúde4 dias agoMinistério da Saúde abre audiência pública para criação de teste portátil de diagnóstico de tuberculose
-
Saúde5 dias agoMinistério da Saúde leva equipes e equipamentos para realizar mais de 16 mil cirurgias e exames no interior do país nesta semana




