Tribunal de Justiça de MT

Wesley Sanchez Lacerda toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso

Publicado em

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) realizou, na manhã desta quinta-feira (24 de outubro), a sessão solene de posse do desembargador Wesley Sanchez Lacerda, que assume a vaga deixada pelo desembargador aposentado Paulo da Cunha, destinada ao Ministério Público Estadual, por meio do Quinto Constitucional.
 
A presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, deu início à cerimônia, que contou ainda com a participação dos demais membros da Corte, autoridades, familiares e amigos do empossado, magistrados, servidores e público em geral, que lotaram o Plenário “Desembargador Wandyr Clait Duarte”. 
 
Wesley Sanchez foi conduzido ao Plenário pelo desembargador Orlando de Almeida Perri e pela desembargadora Anglizey Solivan de Oliveira, respectivamente, o mais antigo e a mais recente membro da Corte estadual. Wesley Sanchez Lacerda prestou juramento e, em seguida, a vice-diretora-geral do TJMT, Claudenice Deijany Farias de Costa, fez a leitura do termo de posse, que foi assinado pelo novo desembargador e pela presidente. Seguindo o rito processual, Clarice Claudino leu o documento e o oficial de justiça vestiu a vestes talares em Lacerda, que recebeu das mãos da desembargadora Clarice Claudino sua nova carteira funcional. Ele também foi condecorado com o colar do mérito judiciário, sendo muito aplaudido por todos. 
 
Homenagem dos pares – O desembargador Guiomar Teodoro Borges, que também ingressou na Corte estadual pelo Quinto Constitucional, na vaga destinada ao Ministério Público, no ano de 2005, proferiu um discurso de saudação ao novo colega de colegiado, representando os membros do Pleno. Ele afirmou que todos estão jubilosos por saber que ingressou no Tribunal de Justiça um membro do MP a altura do cargo, destacando que Wesley Sanchez Lacerda reúne confortavelmente os predicados funcionais, pontuando seu grande interesse e busca pelo conhecimento, enumerando os títulos acadêmicos do colega. 
 
“Certamente, foi por isso que o doutor Wesley recebeu o brilhante passe de todos os membros dessa Corte na formação da listra tríplice. De modo que, se honrou por longos anos as vestes que ostenta no âmbito do Ministério Público, seja na função de promotor de Justiça, nas comarcas de Canarana, Alta Floresta, Barra do Garças e Cuiabá, ou mesmo na condição de diretor da Escola do Ministério Público, na Corregedoria-Geral do Ministério Público e professor de pós-graduação, seguramente honrará com igual denodo a toga distintiva da nova função. Convictos estamos que o nosso estimado doutor Wesley chega ao nosso convívio para somar esforços, com espírito de união para que todos, unidos mesmos, possamos superar os desafios próprios da delicada função”, discursou.
 
Em sua saudação, o desembargador Guiomar Teodoro Borges também lembrou que foi ele quem deu posse a Wesley Sanchez Lacerda no cargo de promotor de Justiça, há 24 anos, quando era procurador-geral de Justiça. “Vossa excelência é de inteligência e compreensão de tal grandeza que parece mesmo que sua alma leve embala seu espírito (para roubar a expressão de um pensador cristão) de ligar o que divino há no seu interior ao que divino há na Grandeza Maior. Quero externar a satisfação, emoção mesmo, que me invade a alma não só pela oportunidade de saudá-lo, mas, e principalmente, o relembrar que, há mais de duas décadas, tive a oportunidade agradável de dar-lhe posse no cargo de promotor de justiça. Isso me conforta muito!”, disse. 
 
O magistrado encerrou sua fala afirmando que Wesley Sanchez é um mensageiro da pacificação. “Esta Corte, com seus 150 anos, o recebe com satisfação porque reconhece que vossa excelência reúne confortavelmente os requisitos para exercício do cargo e com vocação para dignificar ainda mais a Justiça do Estado de Mato Grosso. Seja bem-vindo, meu querido. Todos o recebem de braços abertos”. 
 
Pronunciamento do empossado – Em seu discurso de posse, o mais novo membro do Poder Judiciário estadual rendeu homenagens a quem esteve ao seu lado em momentos marcantes de sua carreira e às suas antigas profissões: advogado e promotor de Justiça.
 
“A minha gênese institucional começa em um dia 24 de novembro de 1994, quando a excelentíssima desembargadora Maria Helena Póvoas assinou minha inscrição na Ordem dos Advogados de Mato Grosso, juntamente com a do meu pai. Eu e meu pai nos formamos com uma semana só de diferença, mas fizemos o exame de Ordem juntos e fomos aprovados juntos. E meu pai faleceu dizendo que tinha orgulho de ter a carteira assinada pela desembargadora Maria Helena Póvoas e eu tive o privilégio de testemunhar isso pra ela, há uns anos atrás, entregando uma carta-testemunho para ela. Então, me aprece que ali está a minha mãe institucional. Hoje, 24 de outubro de 2024, há exatos 24 anos atrás, exatamente no mês de outubro, eu tomava posse como promotor de Justiça, no dia 6 de outubro de 2000, aniversário do meu amigo de infância Marcos Machado. Fizemos a 4ª série juntos, em Barra do Garças. Desembargador Marcos sempre esteve presente na minha vida, nos momentos mais marcantes, quando ele me convenceu, por exemplo, a deixar a advocacia e prestar o concurso do Ministério Público, quando ele me incentivou a disputar a vaga no Tribunal de Justiça. Mas ele comoveu mesmo a família Lacerda naquele fatídico 22 de abril de 2008, a data do descobrimento, quando eu e meus irmãos descobrimos a orfandade, quando meu pai faleceu aqui em Cuiabá. E ele comoveu a família, levando o corpo do meu pai pra Barra do Garças, pra ser sepultado ao lado da minha mãe. Então, a você, meu amigo, eu deixo a palavra que amigo é aquele que o tempo não esquece, a distância não apaga e a maldade não destrói. Mas quem me deu posse no MPMT? Quem foi que assinou a minha funcional? Exatamente, como ele já disse, o então procurador-geral de Justiça, doutor Guiomar Teodoro Borges. Então, me parece que ali está o meu pai institucional”.
 
Wesley Sanchez Lacerda lembrou ainda os desafios ao longo do caminho, mas que sempre esteve firme no caminho da verdade. “Chegar aqui não foi fácil. Foram seis anos de advocacia intensa e 24 anos mais intensos ainda de Ministério Público, mas sempre uma filosofia de vida: mentindo e enganando, a gente atravessa o mundo, mas é impossível a gente retornar pelo mesmo caminho. E nesses 30 anos, exclusivamente em solo mato-grossense, eu consegui ir e voltar pelo mesmo caminho, pisando sempre o mesmo barro vermelho e, na maioria do tempo, sempre margeando o rio Araguaia. E Deus me trouxe aqui”.
 
O novo desembargador citou ainda o desembargador aposentado Paulo da Cunha, mencionando que foi ele quem lhe disse ao pé do ouvido que Deus havia dito que seria substituído por Sanchez no Tribunal de Justiça. “E aqui eu estou, com uma nova unanimidade, substituindo exatamente na cadeira que foi ocupada pelo querido e admirado desembargador Paulo da Cunha. Exatamente como Deus queria e ele, agindo como se fosse um apóstolo, Paulo, profetizou”.
 
Lacerda afirmou ainda que, em sua nova trajetória, irá aprender com seus 38 professores no TJ, os desembargadores. “O momento é de gratidão, é de falar de acolhimento, de abertura a alteridade”, disse, nomeando a todos que contribuíram com sua jornada entre o Ministério Público e o Poder Judiciário, incluindo promotores, procuradores de Justiça, o governador Mauro Mendes, a família, enfatizando e enaltecendo a memória de seus pais.
 
Destacou que chega ao Judiciário com o coração limpo e externou o desejo: “Que da caneta que recebi vertam rios de tinta de sabedoria, justiça e paz com a volumetria do rio Amazonas e a extensão do rio Nilo”.  
 
Por fim, o desembargador Wesley Sanchez Lacerda fez um novo juramento à Justiça e à sua nova casa. “Eu chego aqui no altar da Justiça para, nesse novo ritual de matrimônio, sem nenhum temor de cometer bigamia ou adultério, declarar que recebo a Justiça como também minha legítima esposa, prometendo amá-la e respeitá-la, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza por todos os dias da minha vida até que a morte nos separe. Anaxágoras, acusado de não se importar nem com a família e nem com a pátria, aponta ao céu e diz: Eis a minha pátria. E eu aponto o egrégio Tribunal de Justiça e digo: Eis a minha casa”, discursou.
 
Biografia – Wesley Sanchez Lacerda é natural de Uberlândia/MG e tem 54 anos. Filho de Edward Pereira de Lacerda e Elizabeth Sanchez Lacerda, é casado com Eliane Cerutti e pai de quatro filhos: Felipe, Pedro, Isabela e Antonio.
 
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), possui pós-graduação em Ciências Penais, em Direito Constitucional e em Direito Ambiental, todas pela Faculdade do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
 
Foi promotor de justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), de 2000 a 2024, tendo atuado como promotor de justiça auxiliar da Corregedoria Geral do MPMT e designado para a Procuradoria de Justiça Ambiental Especializada. Também foi coordenador do Núcleo de Ações de Competência Originária – NACO/PGJ.
 
Desempenhou funções na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, onde foi diretor-geral, professor nos cursos de pós-graduação lato sensu em Direito Constitucional e Direito Administrativo, Processo Penal, Processo Civil e professor e coordenador do curso de pós-graduação em Direito do Agronegócio. Foi advogado de 1994 a 2000. É membro perpétuo da Academia Matogrossense de Direito.
  
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Foto 1: Desembargador Wesley Sanchez Lacerda sentado em seu assento no Plenário do TJMT, usando toga e sorrindo. Ele é um homem branco, de cabelo e barba grisalhos, olhos claros. Foto 2: Desembargador Guiomar Teodoro Borges profere discurso de saudação ao novo colega, no púlpito do Plenário do TJ. Ele é um senhor de pele clara, cabelos grisalhos e lisos, óculos de grau e toga. Em volta dele, estão diversas autoridades sentadas. Foto 3: Desembargador Wesley Lacerda e a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, estão ao centro do Plenário, no momento em que ele recebe a carteira funcional. O magistrado beija a carteira, que está em uma capa vermelha, com os olhos fechados, enquanto recebe o abraço da presidente.
 
 
Celly Silva/Fotos: Alair Ribeiro/Ednilson Aguiar 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia Também:  Tribunal de Justiça aprova promoção e remoção de juízes em Mato Grosso

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Tribunal de Justiça de MT

Projeto de Barra do Garças que previne violência doméstica é selecionado para o Prêmio Innovare 2026

Published

on

Arte de divulgação da 23ª edição do Prêmio Innovare, premiação que reconhece práticas inovadoras no sistema de Justiça brasileiroO projeto Homens que Cuidam, desenvolvido pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Barra do Garças em parceria com a Prefeitura Municipal, foi selecionado para concorrer à 23ª edição do Prêmio Innovare. A iniciativa se destaca por colocar os homens no centro das ações de prevenção à violência doméstica, por meio de atividades educativas que estimulam a reflexão sobre masculinidade, saúde emocional, autocuidado e relações familiares.

Lançado no final de 2025 e executado desde março deste ano, o projeto reúne o Poder Judiciário, a Prefeitura de Barra do Garças, forças de segurança, escolas, lideranças religiosas e outros atores sociais para desenvolver ações educativas voltadas ao público masculino. As atividades incluem palestras, encontros educativos e a integração com o Grupo Reflexivo para Homens (GRH), ampliando as estratégias de prevenção. A proposta é atuar antes que a violência aconteça, levando ações de conscientização a diferentes espaços da comunidade e incentivando mudanças de comportamento desde a infância até a vida adulta.

Idealizador da iniciativa, o juiz Marcelo Sousa Melo Bento de Resende, que atua na Segunda Vara Criminal da Comarca, com competência em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, explica que o projeto nasceu da constatação de que o machismo produz consequências não apenas para as mulheres, mas também para os próprios homens.

Juiz Marcelo Sousa Melo Bento de Resende apresenta o projeto Homens que Cuidam durante palestra em Barra do Garças.“O machismo não afeta só as mulheres. Homens têm expectativa de vida menor, bebem mais, cometem mais homicídios e são maioria na população carcerária. E, para cuidar da família, esse homem precisa, antes, cuidar de si próprio. Ele precisa perceber o risco que esse comportamento traz para a própria vida”, contextualiza.

Leia Também:  Tribunal de Justiça aprova promoção e remoção de juízes em Mato Grosso

Segundo o magistrado, campanhas tradicionais costumam estimular a mudança de comportamento em benefício da mulher ou da família. Na avaliação dele, esse modelo nem sempre é suficiente para provocar transformações efetivas. Por isso, o projeto busca mostrar aos homens os benefícios pessoais de abandonar padrões machistas, como a melhoria da saúde física e emocional, dos relacionamentos familiares e da qualidade de vida.

As atividades abordam temas como masculinidade, construção social dos papéis de gênero, influência da chamada “machosfera”, radicalização em ambientes digitais, manejo da raiva, reconhecimento e regulação das emoções, saúde do homem, autocuidado, parentalidade e os impactos do consumo abusivo de álcool.

A iniciativa estreou com uma palestra em uma escola da rede municipal de ensino. Em seguida, foi realizada uma reunião de alinhamento com representantes das instituições parceiras para definir as estratégias de atuação conjunta. A partir dessa articulação, o projeto passou a ser implementado em diferentes espaços da comunidade. Uma das ações ocorreu no destacamento do Cindacta, reunindo militares da Aeronáutica em uma palestra sobre masculinidade e prevenção da violência doméstica. Outra foi realizada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, onde cerca de 100 estudantes, entre homens e mulheres, participaram de um debate sobre igualdade de gênero, relações saudáveis e prevenção da violência. O projeto também deu início a um ciclo de três palestras voltadas aos servidores do sexo masculino da Prefeitura de Barra do Garças.

Leia Também:  Encontro de Justiça Restaurativa reúne nomes nacionais e internacionais da Justiça Restaurativa

Outra frente do projeto é a integração com GRHs, conduzidos pela Segunda Vara Criminal. Além dos participantes encaminhados judicialmente, os encontros passaram a admitir a participação voluntária de homens interessados em refletir sobre seus comportamentos e prevenir situações de violência.

“O fato de homens procurarem espontaneamente o Grupo Reflexivo mostra que estamos conseguindo ampliar o alcance da prevenção. Nossa intenção é chegar antes da violência, oferecendo um espaço de reflexão e mudança de comportamento”, avalia o juiz.

Prêmio Innovare – Criado em 2004, o prêmio reconhece e dissemina práticas que contribuem para o aprimoramento do sistema de Justiça brasileiro, independentemente de alterações legislativas. Ao longo de sua trajetória, a premiação já analisou mais de 10 mil práticas desenvolvidas em todos os estados do país, consolidando-se como uma das principais vitrines de iniciativas inovadoras da Justiça brasileira.

Autor: Alcione dos Anjos

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA