Tribunal de Justiça de MT

Reconhecimento, emoção e gratidão marcam homenagens aos servidores do Poder Judiciário

Publicado em

Em um cenário repleto de emoção e gratidão, a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva reverenciou aqueles que dedicaram décadas de suas vidas ao serviço público durante um evento especial: a Aposentadoria Humanizada, realizada na tarde desta sexta-feira (27 de outubro), em comemoração ao Dia do Servidor. Na celebração, não apenas os aposentados foram homenageados, mas também todos os servidores ativos, cujo trabalho incansável tem sido a engrenagem do Judiciário, e receberam o reconhecimento que merecem.
 
O evento, realizado pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas do TJ no auditório Gervásio Leite, em Cuiabá, estava lotado e o local, com cores suaves, com a transmissão de fotos dos servidores aposentados, ao som ao vivo da violinista Fernanda Pavan, deu o tom da homenagem e da mistura de sentimentos de alegria e dever cumprido e emoção.
 
Na cerimônia, a presidente Clarice Claudino ressaltou o quanto cada servidor é importante para o Poder Judiciário, seja os que estão no ciclo da aposentação, sejam os ativos, destacando o sentimento de pertencimento de cada um que integra a Justiça estadual. A menção está ligada a uma das prioridades da gestão que é justamente a valorização do público interno.
 
“Gostaria que todos se sentissem felizes e orgulhosos por serem servidores do Judiciário. Essa é a sensação que nos move a trabalhar e a fazer uma saudação de carinho e valorização. A nossa esperança é que esse estímulo, essa valorização, esse cuidado com as pessoas, que é uma das metas da gestão e que tem sido bastante priorizado, reflita realmente na prestação institucional. Eu tenho certeza que as pessoas quando se sentem mais pertencentes ao seu local de trabalho e também se sentem valorizadas, elas tendem a ter um aumento de produtividade ou pelo menos um aumento na qualidade de vida no trabalho. E é isso que nós pretendemos.”
 
“Acredito que os servidores que já estão partindo para a inatividade também necessitam desse reconhecimento. Eles são pessoas importantes e fazem parte da nossa história. O Tribunal de Justiça está chegando aos seus 150 anos e cada um desses servidores faz parte dessa história. E é preciso que todos eles se sintam reconhecidos, prestigiados. Por isso a nossa alegria de estar hoje aqui comemorando”, afirmou a magistrada que elencou todos os avanços concedidos em 10 meses de gestão para os servidores do Judiciário.
 
Durante a solenidade foram entregues placas e carteirinhas de aposentados a 22 servidores presentes no evento que iniciam essa nova fase em suas vidas, num total de 62 servidores que encerram o ciclo no Judiciário. Alguns, vindos de comarcas do interior especialmente para receber a homenagem e o reconhecimento. Como é o caso do servidor Zeno Viegas de Pinho, da Comarca de Barra do Bugres, que desempenhou suas atividades por 35 anos, 3 meses e 24 dias.
 
“Faz 35 anos que sou feliz por fazer parte do Judiciário. É um reconhecimento para todos nós e estou muito feliz por isso. Graças a Deus a missão foi cumprida”, afirmou o, agora, aposentado.
 
Da Comarca de Mirassol D’Oeste, a servidora Isabel Soratto de Castro, dedicou 22 anos, 2 meses e 2 dias ao Poder Judiciário de Mato Grosso e disse estar muito feliz por participar desse momento. “É muito bom estar aqui e ter o reconhecimento de tudo que a gente batalhou, demos o nosso sangue pelo Poder do Judiciário, é gratificante. Eu comecei fazendo limpeza e depois trabalhei em cartório. Tenho muito orgulho de ter feito parte do Poder Judiciário. Hoje eu estou feliz e eu sinto que o dever foi cumprido”, falou.
 
O momento da entrega das placas e carteirinhas foi especial e carregado de simbolismo. Cada placa não é apenas um pedaço de metal gravado, mas sim uma homenagem palpável a anos de dedicação e conquistas. Cada carteirinha não é apenas um cartão de identificação; é um testemunho de uma jornada profissional e do legado que cada servidor deixa registrado.
 
A cerimônia também se tornou uma oportunidade para reconhecer os servidores ativos, uma vez que contribuem diariamente para tornar o Poder Judiciário mais acessível, célere e moderno. 
 
Reconhecimento – Presente na solenidade, a vice-presidente do TJ, desembargadora Maria Erotides Kneip falou sobre a importância que o servidor tem, não somente para o Poder Judiciário, mas para a construção de um mundo melhor.
 
“A vida é assim, nós crescemos e vamos procurar a nossa missão, a nossa função, o nosso serviço. Todos nós que estamos aqui procuramos voluntariamente o Poder Judiciário de Mato Grosso. Isso nos une, isso nos faz um, nos faz uma irmandade e uma família. Mas não viemos para cá para ficar para sempre, como não viemos no mundo para permanecer. Temos um tempo, um ciclo, um momento. E afinal de contas, para que? Somente para cumprirmos essa missão e função que viemos exercer? Não acredito que seja só por isso. Com certeza quando o Criador nos uniu pela escolha do nosso trabalho ele pensou em algo muito maior. O servidor do Poder Judiciário não vem trabalhar somente para cumprir processos ou fazer audiências. Ele vem aqui porque precisamos construir um mundo melhor, de paz, fortalecer o arquétipo da justiça. Cada momento que estivermos no trabalho, estávamos sim construindo um mundo melhor.”
 
 
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva falou do dia especial celebrado para todos os servidores. “É o reconhecimento do Dia do Servidor e, acima de tudo, prestando as nossas homenagens e gratidão àqueles servidores que hoje estão indo para a inatividade em decorrência da aposentadoria, dado o longo tempo de contribuição ao Poder Judiciário em prol do cidadão mato-grossense. Nossas homenagens a todos os servidores, nosso reconhecimento. A gestão da desembargadora Clarice Claudino é focada na valorização dos servidores. Todos nós sentimos que ela tem dado todas sua força de trabalho profissional em prol dos funcionários, em prol do cidadão, da cidadã.”
 
A diretora-geral do TJ, servidora há 29 anos de Judiciário usou da fala no evento para agradecer, à presidente, aos servidores e parabenizar a todos pela dedicação e comprometimento.
 
“Quero agradecer por participar desse momento, agradecer a presidente pela confiança e privilégio em trabalhar nesta gestão. Sou antes e depois de conhecer a desembargadora Clarice, que me ensinou um olhar mais humano para as pessoas e processos. Agradeço todos servidores que empenharam em fazer esse evento para receber cada um dos que estão participando. São 62 servidores que estão se aposentado, que na sua maioria dedicaram mais de 30 anos ao Judiciário, que fizeram com que o Judiciário progredisse e levaram a justiça a todo o Estado, por dedicarem suas vidas a outras vidas. Como servidora de carreira, entendo que nossa dedicação ao judiciário é uma missão de vida confiada a nos pelo Criador. Parabenizo todos os servidores pelo nosso dia, que será amanhã”, externou Euzeni Paiva de Paula.
 
O desembargador Orlando Perri e a coordenadora da CGP, Karine Lima, que este à frente da organização do evento, prestigiaram a solenidade.
 
 
O coral do TJ fez uma apresentação especial totalmente dedicada a homenagear os servidores do Judiciário, com a apresentação das músicas Trem Bala e Quero-quero.
 
O grupo Flor Ribeirinha também animou a tarde de homenagens.
 
O evento foi transmitido pelo Microsoft Teams para que todos os servidores das comarcas pudessem acompanhar.
 
Dani Cunha/Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia Também:  Judiciário realiza capacitação para o Programa de Sensibilização para Autores de Violência Doméstica

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Tribunal de Justiça de MT

Juiz do Centro de Solução de Conflitos de Rondonópolis realiza bate-papo com estudantes do Senai

Published

on

O auditório do Senai de Rondonópolis lotou, na terça-feira (23), para receber um encontro estratégico entre o Poder Judiciário de Mato Grosso e estudantes da instituição. Em meio a conceitos, interações e muitas dúvidas esclarecidas, a ação pioneira permitiu que a formalidade fosse quebrada para falar diretamente com a nova geração de cidadãos e profissionais.

Além dos alunos com idade entre 14 e 18 anos, o evento contou com a presença de professores, instrutores e coordenadores, totalizando mais de 200 participantes. A iniciativa faz parte das ações de descentralização do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Rondonópolis, levando as políticas públicas judiciárias ao conhecimento da sociedade e buscando a adesão social.

O bate-papo voltado ao público jovem foi conduzido pelo juiz Wanderlei José dos Reis, coordenador do Cejusc de Rondonópolis. Durante o encontro, o magistrado abordou conceitos de direitos humanos e direitos fundamentais, exercício da cidadania e ferramentas para a resolução de conflitos por meio da autocomposição e do diálogo, além de formas de prevenção de violências no ambiente escolar.

A primeira parte do evento debateu a temática “Diálogos com as Juventudes e o Acesso à Justiça”. O conteúdo foi inspirado nas diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pensado para conscientizar os jovens sobre seus direitos, trazendo-lhes noções de cidadania e do pleno acesso aos serviços judiciários. Evitando os termos jurídicos, o juiz buscou traduzir como a estrutura do Judiciário funciona na prática.

Somado a isso, os adolescentes aprenderam como exercer a cidadania de forma ativa e acessar seus direitos fundamentais, seja na escola, na comunidade ou no início de suas trajetórias no mercado de trabalho. O tópico mencionou ainda o papel do Poder Judiciário e de outras instituições públicas, como as polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, Defensoria Pública e Ministério Público, na proteção do público jovem.

Leia Também:  Judiciário realiza capacitação para o Programa de Sensibilização para Autores de Violência Doméstica

Estudar e trabalhar são conceitos simples na teoria, mas que exigem grande esforço na prática cotidiana de qualquer pessoa. E quando somados à disciplina, resultam em um futuro promissor”, comentou o juiz Wanderlei José dos Reis.

Na sequência, o debate ganhou outro enfoque com o tema “O Papel do Cejusc e da Autocomposição na Pacificação Social”, apresentando a mediação, a conciliação e o acordo como alternativas inteligentes e modernas de resolver conflitos sociais.

“Focamos no ensino de direitos fundamentais, na prevenção e na resolução de conflitos, mostrando sobretudo aos estudantes que resolver conflitos no ‘grito’ ou na violência não é o caminho. Sentar-se à mesa, conversar e criar um acordo onde os dois lados ganham é sempre a melhor e mais moderna ferramenta que eles podem usar, inclusive por meio dos serviços que o Cejusc de Rondonópolis oferece”, enfatizou.

A gerência da unidade do Senai de Rondonópolis agradeceu a iniciativa do Judiciário local e pontuou que a formação de profissionais exige, cada vez mais, a habilidade de dialogar e gerenciar conflitos, e que isso se torna um diferencial. Conforme a gestora de Operações da instituição, Paula Buono, a palestra fortaleceu a formação oferecida pelo Senai nos eixos de desenvolvimento de soft skills e conciliação e na formação cidadã integrada.

“Ao debater a autocomposição e a pacificação social, o evento ensina os jovens a resolverem conflitos por meio do diálogo e da mediação, que são competências comportamentais altamente valorizadas no mercado de trabalho. O debate sobre o acesso das juventudes à Justiça expande o aprendizado para além do ensino técnico, preparando o estudante para exercer uma cidadania ativa e ética dentro e fora das indústrias”, disse Paula Buono.

O professor Richar Macedo disse que o juiz Wanderlei Reis conseguiu transformar jovens com elevado grau de ansiedade e dispersão intelectual em bons ouvintes e também comentou sobre a ação: “A palestra levou aos estudantes ensinamentos preciosos. Talvez para alguns tenha sido um acalento nunca antes recebido em uma mensagem reforçada reiteradamente de tempo em tempo pelo juiz palestrante: trabalhar e estudar”, afirmou.

Leia Também:  Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica recebe Moção de Aplausos em Pontes e Lacerda

“O exercício da cidadania começa com o conhecimento, mas só pode ser alcançado com o exercício consciente. Essa importante mensagem foi transmitida hoje aqui. Como instrutor no Senai pude perceber que a presença de uma autoridade jurídica altamente intelectualizada, chancelou os valores e habilidades necessárias para a ascensão social e profissional”, completou o professor Richar.

Para os alunos Mateus Oliveira e João Augusto, ambos de 16 anos e estudantes de Automação Industrial, a palestra abriu os olhos para direitos que muitos nem sabiam que existiam. “Foi uma grande honra para nós. Este é o nosso último ano aqui no Senai e foi um grande privilégio ouvir os ensinamentos do juiz Wanderlei e conhecer melhor como funciona a Justiça e os nossos direitos. Queremos seguir os mesmos passos do juiz”, disseram.

O Coordenador do Cejusc de Rondonópolis destacou aos alunos as vantagens da autocomposição, como a celeridade na resolução do conflito, apontando que a busca pela paz social depende do esforço de todos.

“Ressaltamos que a autocomposição é a melhor forma de solução dos conflitos e deve ser tratada desde a adolescência para se mudar a cultura do litígio. Por isso entendemos que este encontro desta manhã foi valiosíssimo para centenas de alunos”, finalizou o juiz coordenador do Cejusc de Rondonópolis.

Autor: Assessoria de Comunicação

Fotografo:

Departamento: CGJ-MT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA