Tribunal de Justiça de MT

7ª Corrida do Judiciário: ícone das corridas de rua celebra incentivo à modalidade

Publicado em

Realizada no domingo (9), a 7ª Corrida do Judiciário comprovou novamente a popularização do esporte entre os cuiabanos. Aproveitando uma manhã de clima agradável, cerca de mil pessoas se reuniram para participar da prova de rua promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e pela Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM).
Com percursos de caminhada de 2 km e corrida de 5 km e 10 km, o evento aliou competição, confraternização, saúde e qualidade de vida em um só momento. O engajamento maciço da sociedade foi celebrado não só pelos organizadores, mas também por figuras marcantes do esporte regional.
Uma das pioneiras da modalidade na capital de Mato Grosso, Nadir Sabino marcou presença na corrida, mas desta vez não como atleta. Hoje profissional de educação física, ela torceu, motivou, entregou medalhas e auxiliou no suporte aos atletas. Apesar de ter sido fora da pista, a atuação de Sabino não deixou de ser marcante e, segundo suas próprias palavras, gratificante.
“Para mim, foi gratificante estar na 7ª Corrida do Judiciário. Um privilégio. Vi que até os adeptos da caminhada estão crescendo e isso é importante, pois o esporte ajuda a salvar vidas. É especial acompanhar tantas pessoas acordando em um domingo de manhã para participar de uma corrida”, celebrou.
De acordo com ela, mesmo uma simples caminhada já pode ser considerada uma vitória. “Estamos vivendo no mundo das tecnologias, em que muitas pessoas acordam com o celular na mão ou vendo televisão. Mas é preciso também sair do sofá, se exercitar. Se não consegue correr, faça uma caminhada no bairro, nos parques, isso é importante”, completou.
As corridas de rua têm se tornado cada vez mais frequentes em todo o Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua, em 2024 foram realizadas 2.827 provas oficiais em todo o território nacional. Com crescimento de 64% em relação a 2023, Mato Grosso está entre os estados mais constantes na taxa de aumento de eventos.
Para Nadir Sabino, o envolvimento de instituições como o Judiciário de Mato Grosso é fundamental para que a procura por esse esporte continue em alta. Ela contou ainda que o calendário esportivo de Cuiabá já conta com diversas corridas previstas para o próximo ano e muitas delas promovidas por órgãos públicos.
“Como profissional de educação física, participo de um projeto gratuito no Parque das Águas e vejo que em Cuiabá aumentou muito o número de corredores. Isso está acontecendo também por conta de eventos feitos por instituições como o TJMT, que estão cada vez mais engajadas e agregando a corrida na rotina de atividades físicas dos servidores e colaboradores”, avaliou.
A corrida foi organizada pelo TJMT, sob coordenação do desembargador Rodrigo Roberto Curvo, e pela AMAM. Além de medalhas para todos que ultrapassaram a linha de chegada, foram entregues ainda premiações em dinheiro para os três primeiros colocados, masculino e feminino, na categoria público geral 5 km e 10 km.
Parceiros e apoiadores: AMAM, Verde Novo, Funac, Malai Manso Resort, Aprosoja, Ginco, Sicoob, Bom Futuro, Crepaldi, Sicredi, AMA Clinic, Amaggi, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Unimed, Lebrinha, Beto Sports, Powerade, Cemulher, Ceja, Departamento de Saúde, Comitê de Equidade Racial, Núcleo de Sustentabilidade.
Leia também:

Autor: Bruno Vicente

Leia Também:  Maria da Penha profere palestra em audiência pública promovida pelo Judiciário nesta sexta-feira

Fotografo: Lucas Figueiredo

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Tribunal de Justiça de MT

Justiça Itinerante transforma histórias com acordos rápidos e facilidade de acesso

Published

on

O Poder Judiciário de Mato Grosso mais uma vez demonstra na prática o compromisso de levar justiça a quem mais precisa. Entre os dias 10 e 14 de novembro, o Juizado Especial Itinerante (JEI) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Itinerante atenderam a população de Santa Carmem, na Comarca de Sinop, oferecendo soluções ágeis e gratuitas para demandas de maior e menor complexidade.

Durante o período, moradores da cidade tiveram a oportunidade de resolver questões jurídicas sem precisar sair de onde vivem. Esse foi o caso das senhoras Cleoneide e Lucinéia, que encontraram no JEI a chance de resolver pendências judiciárias antigas.

Depois de sete anos adiando uma decisão importante, Cleoneide Silva de Oliveira decidiu procurar o atendimento do Juizado Itinerante após ver a divulgação do serviço nas redes sociais. “Achei ótimo, porque já estava tentando resolver essa situação há muito tempo. Eu e ele (o ex-marido) já havíamos conversado várias vezes, mas nunca deu certo. Aí vi no Instagram e resolvi vir até o ônibus. Deu tudo certo, consegui realizar o acordo”, contou emocionada após firmar o acordo de pensão alimentícia de forma consensual.

Leia Também:  Maria da Penha profere palestra em audiência pública promovida pelo Judiciário nesta sexta-feira

Outra história que simboliza a importância do projeto é a de Lucineia Jorge da Silva, que conseguiu formalizar o divórcio consensual com o ex-marido, morador da cidade de Andradas (MG), sem que nenhuma das partes precisasse se deslocar. O processo foi realizado por meio de audiência híbrida, garantindo agilidade, segurança e economia. “Fiquei muito satisfeita com o atendimento. Fui bem acolhida e consegui resolver tudo aqui mesmo, na minha cidade”, afirmou.

Com estrutura completa e equipe capacitada, o ônibus do Juizado Itinerante funciona como um verdadeiro fórum móvel, equipado com salas climatizadas, tecnologia para videoconferências e suporte jurídico especializado. São oferecidos atendimentos relacionados a alimentos, divórcios consensuais, curatelas, consumo e negativação indevida, entre outros casos que podem ser solucionados de forma simples e gratuita.

Os atendimentos do JEI acontecem sem necessidade de agendamento prévio. A população pode se informar sobre os locais e datas das próximas visitas por meio das rádios locais, grupos de WhatsApp da prefeitura ou pelo site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (www.tjmt.jus.br).

Leia Também:  Inscrições para Corrida do Judiciário encerram nesta quinta-feira

O projeto é coordenado pelo juiz Edson Dias Reis, com atuação da equipe formada pelo gestor judiciário Caymmi Sousa e Silva, o técnico judiciário Arsenio Assis de Moraes Junior, o oficial de Justiça e mediador Celso Ferreira da Cruz Victoriano e a conciliadora Deborah Ribeiro da Silva.

Autor: Adellisses Magalhães

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA