TRE - MT

Posto Eleitoral de Porto Estrela atenderá em horário estendido neste fim de semana e feriado

Publicado em

Porto Estrela (distante a 190 km de Cuiabá) receberá um mutirão eleitoral de quatro dias com foco no cadastramento biométrico neste fim de semana e no feriado do Dia do Servidor Público. O Posto Eleitoral de Atendimento no município funcionará no sábado (25) e no domingo (26), além de segunda (27) e terça-feira (28), feriado na Justiça Eleitoral. Os atendimentos vão ocorrer no horário das 7h30 às 16h30, para cadastramento biométrico e outros serviços. O posto eleitoral está localizado na Avenida José Antonio de Faria, s/nº – Centro. 

O posto também oferecerá serviços de alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via e de guia para recolhimento de multa eleitoral. O cartório da 13ª Zona Eleitoral – com sede em Barra do Bugres (a cerca de 40 km de Porto Estrela) levará toda a estrutura necessária para o atendimento dos eleitores com conforto e comodidade. 

A chefe do cartório da 13ª Zona Eleitoral, Sandra Regina Silva da Costa, explica que, para esses quatro dias, serão três funcionários em regime de escala. “Estamos convocando os eleitores sem biometria via carro de som, e isso tem ajudado muito a divulgar o mutirão. O município já passou por revisão biométrica, e constatamos uma grande quantidade de eleitores que não moram mais no município e, em outros casos, de eleitores já falecidos. Graças ao apoio da Prefeitura Municipal, por meio dos agentes de saúde e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), estamos conseguindo mobilizar os eleitores”, destacou a servidora. 

Leia Também:  Justiça Eleitoral de Mato Grosso apresenta Plano Integrado das Eleições 2024

A ação reforça a campanha Biometria 100%, por meio da qual o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) busca ampliar o cadastramento biométrico para, no mínimo, 98% do eleitorado estadual em 2025. No município, o índice de cobertura biométrica é de 81,25%, o correspondente a 2.695 eleitores, dentro de um universo de 3.317 pessoas aptas a votar. Ainda faltam 622 eleitores para universalizar a biometria no município, cerca de 18,75%. 

Biometria 

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação. 

A biometria eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições. 

Jornalista: Anderson Pinho 

Leia Também:  Justiça Eleitoral altera local de votação em Barra do Garças

Crédito da Imagem:Prefeitura Municipal 

#PraTodosVerem – A imagem, capturada de uma perspectiva aérea, mostra a área urbana de Porto Estrela, que se estende ao longo de uma via principal reta e arborizada. As casas e edifícios, muitos com telhados de cor vermelha ou alaranjada, estão agrupados em ambos os lados da rua, formando o núcleo do povoado. Ao redor da área construída, a paisagem se transforma em vastos campos abertos, predominantemente verdes e planos, com vegetação esparsa e algumas formações montanhosas ou colinas suaves ao longe, sugerindo um ambiente rural ou de interior.

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TRE - MT

Servidores do TRE-MT apresentam projeto conjunto no Seminário Nacional de Memória do Judiciário

Published

on

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) marcou presença no II Seminário Nacional de Memória do Judiciário (MEMOJUS): Memória: políticas, gestão e difusão, nesta quarta-feira (22.10), em Belo Horizonte (MG). O projeto “Construção Colaborativa de Passeio Virtual, Incorporando Inteligência Artificial e Divulgação no Google Street View” foi desenvolvido por meio de parceria entre servidores(as) do TRE-MT e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). 

 

O servidor Jorge Yoshiro Kimura (TRE-MT) e as servidoras Lener Aparecida Galinari (TRE-MT) e Ana Paula Vasconcelos do Amaral e Silva Araújo (TRE-RN) elaboraram o “Museu Virtual com IA”, projeto que promove soluções inovadoras para a preservação da memória do Poder Judiciário, com passeios virtuais acessíveis em qualquer navegador. A utilização da inteligência artificial auxiliou na criação de avatares falantes para conduzir o usuário, a fim de proporcionar mais acessibilidade e dinamismo à experiência. 

 

Para a chefe da Seção de Biblioteca e Memória do TRE-MT, Lener Galinari, o projeto colocou em destaque a memória do TRE-MT, exemplificando como diferentes órgãos podem unir forças para maneiras inovadoras de gestão memorial e replicáveis em outros órgãos públicos. “A iniciativa também reforça o compromisso do TRE-MT e TRE-RN com a modernização tecnológica e a inovação”, acrescentou. 

Leia Também:  Partidos têm até 25 de maio para solicitarem propaganda partidária de 2025

 

No eixo temático “Gestão de memória e Inovação”, o Museu Virtual com IA esteve ao lado de outros projetos voltados à gestão documental inovadora e de preservação institucional. Os demais painéis contavam com palestras, grupos de trabalho e apresentação de trabalhos sobre a história da Justiça, o patrimônio cultural nacional e os Direitos Humanos. “A realização desses Seminários pelo MEMOJUS é de extrema importância, pois são eventos que permitem a discussão, a troca de experiências, o avanço das boas práticas e estratégias de preservação do patrimônio histórico, bibliográfico e documental no Poder Judiciário brasileiro”, declarou Lener Galinari. 

 

O tour virtual já está disponível e pode ser visualizado pelo link. Agora, para entender os detalhes do projeto, acesse o site do TRE-MT ou clique aqui.

MEMOJUS 

 

A Rede MEMOJUS Brasil surgiu em 2019 e é uma rede articulada para a preservação da memória do Poder Judiciário do Brasil. Participam dela profissionais que atuam em órgãos judiciários do território nacional, como tribunais de justiça e tribunais eleitorais, além de profissionais de instituições parceiras de arquivos públicos, centros culturais e museus. 

Leia Também:  Justiça Eleitoral Móvel atenderá moradores de Salto do Céu e de Rio Branco

 

Estagiária: Laís Guilherme (supervisão de Nara Assis) 

 

#PraTodosVerem: A imagem mostra o servidor Jorge Yoshiro Kimura, vestindo uma camisa de botão com listras cinzas, e a servidora Lener Aparecida Galinari, com uma camisa de botão branca. Eles usam a credencial no pescoço. Ao fundo, é possível ver um auditório com cadeiras verdes. Há pessoas sentadas, olhando para frente.

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA