TRE - MT

Justiça Eleitoral fará atendimento durante Festival de Inverno em Chapada dos Guimarães

Publicado em

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso confirmou presença no Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães com uma missão clara: aproximar ainda mais o cidadão do processo democrático. Durante os dias de evento, eleitores poderão cadastrar a biometria, regularizar o título e resolver pendências com a Justiça Eleitoral, tudo de forma rápida e gratuita, ao lado da praça principal de shows.

A ação integra o projeto Zonas Sem Fronteiras e será realizada em regime de mutirão, com isenção de multas por ausência às urnas e por alistamento eleitoral tardio.

Para o juiz eleitoral Leonísio Salles de Abreu Junior, a iniciativa tem um peso simbólico e político.”Estamos onde o povo está. Ao oferecer nossos serviços em um evento popular, promovemos inclusão, cidadania e reforçamos o papel da Justiça Eleitoral como um pilar da democracia. Em tempos de ataques e desinformação, é fundamental estarmos próximos da sociedade. Aproveito para agradecer à Prefeitura de Chapada dos Guimarães, que tem nos dado todo o apoio necessário para que o posto funcione com excelência nos dias do festival”, afirmou o magistrado.

Leia Também:  Secretaria Judiciária conclui ciclo de encontros para integração de projetos

O atendimento ocorrerá nos dois finais de semana do festival — sextas, sábados e no domingo de encerramento — sempre das 18h às 21h. A estrutura ficará montada ao lado da área de alimentação, na praça do festival.

O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Marcos Machado, também destacou o esforço da instituição para ampliar a cobertura da biometria no estado. “Estamos realizando uma série de mutirões em todas as regiões de Mato Grosso para alcançar o maior número possível de eleitores. A biometria é uma das garantias de segurança do processo eleitoral e, para isso, precisamos que a população atenda a esse chamado. É um esforço coletivo pela transparência e integridade das eleições”, afirmou o desembargador.

A orientação do TRE-MT é que os eleitores aproveitem o festival para regularizar a situação eleitoral e garantir o direito ao voto nas eleições de 2026.

Daniel Dino
Assessoria TRE-MT

#DescriçãodaImagem: A imagem é dividida em duas partes. À esquerda, uma foto aérea noturna do Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, com palcos iluminados e uma multidão reunida. Sobre a imagem, está a logo oficial do evento. À direita, em fundo verde, aparecem uma urna eletrônica, um título de eleitor e a inscrição “Posto Eleitoral”, representando a presença da Justiça Eleitoral no festival.

Leia Também:  Mutirão da Justiça Eleitoral em Nova Ubiratã/MT: Atendimento aos eleitores do Distrito de Entre Rios

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TRE - MT

Posto Eleitoral de Porto Estrela atenderá em horário estendido neste fim de semana e feriado

Published

on

Porto Estrela (distante a 190 km de Cuiabá) receberá um mutirão eleitoral de quatro dias com foco no cadastramento biométrico neste fim de semana e no feriado do Dia do Servidor Público. O Posto Eleitoral de Atendimento no município funcionará no sábado (25) e no domingo (26), além de segunda (27) e terça-feira (28), feriado na Justiça Eleitoral. Os atendimentos vão ocorrer no horário das 7h30 às 16h30, para cadastramento biométrico e outros serviços. O posto eleitoral está localizado na Avenida José Antonio de Faria, s/nº – Centro. 

O posto também oferecerá serviços de alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via e de guia para recolhimento de multa eleitoral. O cartório da 13ª Zona Eleitoral – com sede em Barra do Bugres (a cerca de 40 km de Porto Estrela) levará toda a estrutura necessária para o atendimento dos eleitores com conforto e comodidade. 

A chefe do cartório da 13ª Zona Eleitoral, Sandra Regina Silva da Costa, explica que, para esses quatro dias, serão três funcionários em regime de escala. “Estamos convocando os eleitores sem biometria via carro de som, e isso tem ajudado muito a divulgar o mutirão. O município já passou por revisão biométrica, e constatamos uma grande quantidade de eleitores que não moram mais no município e, em outros casos, de eleitores já falecidos. Graças ao apoio da Prefeitura Municipal, por meio dos agentes de saúde e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), estamos conseguindo mobilizar os eleitores”, destacou a servidora. 

Leia Também:  Estudantes de Direito da Unemat conhecem Memorial Eleitoral e participam de sessão plenária do TRE-MT

A ação reforça a campanha Biometria 100%, por meio da qual o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) busca ampliar o cadastramento biométrico para, no mínimo, 98% do eleitorado estadual em 2025. No município, o índice de cobertura biométrica é de 81,25%, o correspondente a 2.695 eleitores, dentro de um universo de 3.317 pessoas aptas a votar. Ainda faltam 622 eleitores para universalizar a biometria no município, cerca de 18,75%. 

Biometria 

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação. 

A biometria eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições. 

Jornalista: Anderson Pinho 

Leia Também:  Mutirões em Tangará da Serra e Nova Olímpia resultam em 134 atendimentos

Crédito da Imagem:Prefeitura Municipal 

#PraTodosVerem – A imagem, capturada de uma perspectiva aérea, mostra a área urbana de Porto Estrela, que se estende ao longo de uma via principal reta e arborizada. As casas e edifícios, muitos com telhados de cor vermelha ou alaranjada, estão agrupados em ambos os lados da rua, formando o núcleo do povoado. Ao redor da área construída, a paisagem se transforma em vastos campos abertos, predominantemente verdes e planos, com vegetação esparsa e algumas formações montanhosas ou colinas suaves ao longe, sugerindo um ambiente rural ou de interior.

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA