Tecnologia

Beatles: Paul McCartney diz que IA ajudou a completar música inédita

Publicado em

Beatles: Paul McCartney diz que IA ajudou a completar música inédita
Reprodução: Flipar

Beatles: Paul McCartney diz que IA ajudou a completar música inédita

Paul McCartney anunciou que uma canção inédita dos Beatles, gravada com o auxílio da Inteligência Artificial (IA), será lançada ainda este ano, após 53 anos da separação da banda.

A tecnologia foi utilizada para “extrair” a voz de John Lennon de uma antiga demo, permitindo que McCartney completasse a canção. “Acabamos de terminar e será lançada este ano”, revelou o cantor durante uma entrevista ao programa “Today” da BBC Radio 4.

Embora o nome da música não tenha sido revelado, especula-se que possa ser a composição de Lennon de 1978, intitulada “Now And Then”. O quarteto já havia tentado gravar a faixa, mas os ensaios foram abandonados. Paul ainda revelou que, posteriormente, George Harrison se recusou a trabalhar na música, argumentando que a qualidade do som do vocal de Lennon era “ruim”.

A gravação foi enviada a Paul por Yoko Ono, viúva de Lennon. A faixa fazia parte de uma fita cassete intitulada “For Paul”, que continha várias canções. As gravações foram realizadas pouco antes da morte de Lennon, em 1980, em seu apartamento, onde ele tocava piano.

Leia Também:  Ipem-MT realiza autuação inédita no Brasil por irregularidade em placas solares

Paul, que já declarou que superou o equívoco de que ele separou os Beatles , expressou o desejo de finalizar a canção em várias ocasiões. “Aquela ainda está por aí”, disse ele em um documentário da BBC Four sobre Jeff Lynne, em 2012. “Vou entrar em contato com Jeff e fazer isso. Terminar um dia desses.”

Com o documentário “Get Back”, de Peter Jackson, onde o editor conseguiu separar as vozes dos Beatles dos ruídos de fundo usando computadores, a tecnologia finalmente poderá realizar o desejo de McCartney.

“Ele [Jackson] foi capaz de extrair a voz de John de um pequeno trecho da fita cassete. Tínhamos a voz de John e um piano, e ele foi capaz de separá-los usando IA. Eles dizem para a máquina: ‘Essa é a voz. Isso é uma guitarra. Elimine a guitarra'”, detalhou McCartney.

“Então, quando decidimos fazer o que será o último álbum dos Beatles, era uma demo que John tinha, [e] fomos capazes de pegar a voz de John e torná-la pura, por meio dessa IA.”No programa “The Late Show With Stephen Colbert”. Paul já declarou que ainda que tem sonhos com o ex-parceiro de Beatles , John Lennon, mesmo após quase quarenta anos da morte do ex-vocalista da banda.

Leia Também:  BR-163: solução inédita do Governo de Mato Grosso cria marco na infraestrutura nacional

Fonte: Tecnologia

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

Equipe de e-sports de MT conquista título da série A e se consolida entre as melhores da América do Sul

CRESCIMENTO VERTIGINOSO

Published

on

A equipe mato-grossense de e-Sports, Yawara, fez história mais uma vez e sagrou-se campeã da etapa de outubro da Série A da Gamers Club, na noite do último domingo (10), ao derrotar a MIBR Academy por dois mapas a zero para faturar o título do torneio.

Com a conquista, a Yawara torna-se a primeira equipe profissional de Mato Grosso a trazer para o estado os títulos de campeões das séries A, B e C. O time vem crescendo bastante nos cenários nacional e internacional, conquistando os fãs gamers e atraindo olhares de patrocinadores pelo país.

A Yawara foi comandada pelo head coach Ner0 (Miguel Angelo Videira), contratado em novembro do ano passado e que trouxe experiência em treinamento de equipes de CS2 de alto nível, incluindo passagens por renomadas organizações portuguesas, como Rhyno, Offset e FTW, onde adquiriu experiência europeia e, posteriormente, fez parte do projeto da Arctic e da Meta Gaming no Brasil.

“É mais um dia de orgulho e superação da nossa equipe e dos nossos atletas. Conseguimos alcançar um patamar de nos colocarmos entre as principais equipes do Brasil e também da América do Sul. Estamos levando o nome de Mato Grosso para os mais altos níveis do nosso e-sports”, destacou Leonardo Rosa, um dos sócios-proprietários da Yawara.

Leia Também:  Brasilienses participam de projeto inédito de moda, arte e música na África Central

Luiz Vieira, sócio-proprietário da ‘Fera’, também destacou o trabalho feito pela equipe: “Estamos sempre de olho no mercado e buscando atletas para nos representar. Montamos um time excelente, com profissionais dedicados e estamos conquistando nossos objetivos. Além disto, também estamos sendo vistos como ótimos formadores, criando uma casca muito grande no meio do e-sports”.

A disputa

O jogo começou muito melhor para o esquadrão liderado pelo português Lucas “stax” Scharenberg, que abriu um sonoro 10-2 do lado ofensivo da Anubis e, sem maiores dificuldades, venceu o mapa inaugural da série por 13-7.

A Ancient, entretanto, foi muito mais competitiva com duas metades de bastante equilíbrio culminando com dupla prorrogação, onde a Yawara novamente levou a melhor, mas dessa vez por dramáticos 19-17.

Vinicius “telezin” Morozini foi o dono da grande final, contabilizando 51/37 de K/D, 106.3 de ADR, 80.4% de KAST e 1.51 de rating ao longo dos dois mapas que deram o título à Yawara.

O título rendeu ainda R$ 8 mil em premiação para a equipe mato-grossense.

Leia Também:  Prêmio da Música Brasileira 2024: confira a lista de vencedores

Yawara

Os cuiabanos Leonardo Rosa e Luiz Vieira decidiram fundar uma equipe (Yawara) de e-Sports para representar Mato Grosso no cenário nacional e internacional da modalidade.

A equipe começou a se estruturada em 2021, no mês de setembro, quando os dois sócios decidiram representar o Cuiabá Arsenal, time de futebol americano da capital mato-grossense na modalidade Counter Strike (CSGO). Na época, foram selecionados cinco jogadores da ‘Cidade Verde’ e no terceiro dia juntos, eles conquistaram um torneio nacional.
A organização também foi a primeira do estado a construir um ‘Gamming Office’, local em que os atletas fazem treinamento diário. Neste ano, a parceria com o Cuiabá Arsenal foi encerrada e foi fundada a organização Yawara (de origem tupi-guarani, que significa a fera, a besta ou onça).

Considerado o percursor dos esportes, o Counter Strike: Global Offensive é o último lançamento da Global Offensive. O game ocupa o segundo lugar entre os jogos com a maior premiação em dinheiro dos esportes, distribuindo US$ 14,6 milhões em 366 torneios em 2021.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA