Saúde

Ministério da Saúde orienta equipes da APS no manejo de síndromes gripais e prevenção sarampo

Publicado em

Brasília, 14/7/2025 – Com a chegada do período de maior circulação de vírus respiratórios e o risco de reintrodução do sarampo no país, o Ministério da Saúde publicou novas orientações para apoiar gestores e equipes da Atenção Primária à Saúde (APS). As Notas Técnica nº 4/2025 e Informativa nº 11/2025 reforçam o papel estratégico das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para proteger a população, prevenir complicações e manter a vigilância ativa nos territórios.

As orientações incluem a organização dos fluxos de atendimento para casos de síndromes gripais e respiratórias, além de detalhar procedimentos para o registro correto da Dose Zero (D0) da vacina contra o sarampo, aplicada em crianças de 6 a 11 meses em contextos de maior risco de exposição. O objetivo é fortalecer o trabalho das equipes de saúde nos territórios e garantir o cuidado integral da população.

“As Unidades Básicas de Saúde desempenham um papel central na resposta aos agravos sazonais e na vigilância de doenças imunopreveníveis. O Ministério da Saúde orienta a organização dos fluxos assistenciais para síndromes respiratórias e o correto registro da Dose Zero contra o sarampo, reforçando a atuação territorial da Atenção Primária como componente essenciais para uma resposta oportuna e um cuidado qualificado no Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma a secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas. 

Leia Também:  Internações por infarto aumentam mais de 150% no Brasil

Organização do cuidado

A Nota Técnica nº 4/2025 orienta gestores e profissionais da APS sobre como organizar fluxos assistenciais, identificar grupos de risco e intensificar ações de cuidado coordenado frente ao aumento de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A publicação destaca a importância da atuação territorial para enfrentar a circulação de vírus como influenza, covid-19 e vírus sincicial respiratório (VSR).

Entre as recomendações estão:

  • Atualização cadastral da população e estratificação de risco
  • Atendimento clínico qualificado e encaminhamentos oportunos
  • Vacinação de grupos prioritários, com ações dentro e fora das unidades
  • Busca ativa de casos, visitas domiciliares e monitoramento
  • Integração com a vigilância epidemiológica local para resposta mais eficaz

Dose Zero contra o sarampo

Já na Nota Informativa nº 11/2025, que ocorre em resposta ao risco de reintrodução do sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde publicou orientações específicas para garantir o registro correto da Dose Zero (D0) da vacina contra o sarampo, voltada a crianças de 6 a 11 meses e 29 dias em contextos de exposição elevada. A Nota Informativa nº 11/2025 esclarece como os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) devem registrar a D0 no sistema e-SUS APS, de acordo com a estratégia vacinal utilizada — seja “Intensificação”, quando a dose é aplicada por busca ativa ou demanda espontânea, ou “Bloqueio”, quando ocorre após contato com caso suspeito ou confirmado. O documento também reforça que a D0 não substitui as doses do calendário de rotina (12 e 15 meses), traz exemplos práticos de registro nos sistemas PEC, CDS e app e-SUS Vacinação, e recomenda o uso do curso Educa e-SUS APS para apoiar a capacitação das equipes.

Leia Também:  Novos casos de hanseníase aumentaram 5% de janeiro a novembro de 2023

A medida busca garantir que todos os registros reflitam corretamente as ações de imunização, contribuindo para a vigilância, o monitoramento de coberturas vacinais e a prevenção de surtos em todo o país.

Acesse os documentos e materiais de apoio

Nota Técnica nº 4/2025 — Organização da APS frente ao aumento de síndromes gripais e respiratórias.

Nota Informativa nº 11/2025 — Registro da Dose Zero contra o sarampo no e-SUS APS.

Fonte: Ministério da Saúde

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Saúde

Ministério da Saúde inaugura primeira UTI inteligente do SUS no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (RJ)

Published

on

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou, neste sábado (27), a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Inteligente do SUS. A iniciativa foi lançada no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro, e marca o início da Rede Nacional de UTIs Inteligentes e da transformação digital da atenção hospitalar, com sistemas mais avançados, tecnologias de conectividade e inteligência de dados assistenciais para ajudar os profissionais na tomada de decisões que podem salvar vidas. Essa é uma inovação que coloca o SUS no mesmo nível de grandes instituições de referência da Europa e da Ásia, com atendimento 100% gratuito.

“Hoje estamos dando mais um passo para que o SUS e a universidade pública brasileira liderem a revolução tecnológica e digital. A integração dos dados dos monitores permite identificar precocemente sinais de melhora ou de agravamento do quadro clínico, possibilitando intervenções mais rápidas, com ajustes na conduta e no tratamento antes que o paciente apresente uma piora. Com isso, aumentamos as chances de recuperação, reduzimos o tempo de permanência na UTI, ampliamos a rotatividade dos leitos e diminuímos a espera de quem precisa de atendimento”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Com investimento de mais de R$ 180 milhões, as novas tecnologias avisam quando o paciente piora, usam inteligência artificial (IA) para prever riscos e priorizar atendimentos, e mostram os dados mais importantes diretamente no prontuário. Além disso, ambulâncias 5G transmitirão os sinais vitais em tempo real para acelerar o atendimento pré‑hospitalar. Também serão adotadas cirurgia robótica, medicina de precisão e análises por IA para melhorar resultados e eficiência.

A unidade carioca é a primeira das sete instituições selecionadas para a fase inicial do projeto, que também contempla hospitais de referência no Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Porto Alegre. Nesta etapa, serão conectados 60 leitos de terapia intensiva em todo o país, com 10 leitos em cada hospital participante.

Leia Também:  Covid-19: só 11% das crianças até 5 anos tomaram duas doses da vacina

A inauguração no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho marca mais uma etapa da modernização da rede pública de saúde e deve servir como modelo para a expansão dessa estratégia em todo o país. Depois da validação da primeira fase, o Ministério da Saúde prevê a ampliação da rede para 280 leitos inteligentes em 14 UTIs, em 13 estados brasileiros:

  • São Paulo/SP: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP);
  • Rio de Janeiro/RJ: Hospital Federal do Bonsucesso;
  • Rio de Janeiro/RJ: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Belo Horizonte/MG: Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG);
  • Brasília/DF: Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UNB);
  • Salvador/BA: Hospital Geral Roberto Santos;
  • Recife/PE: Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP);
  • Fortaleza/CE: Hospital Geral de Fortaleza (HGF);
  • Teresina/PI: Hospital Getúlio Vargas;
  • Belém/PA: Hospital Beneficente Portuguesa;
  • Curitiba/PR: Hospital Universitário Evangélico Mackenzie – HUEM;
  • Porto Alegre/RS: Hospital Nossa Senhora da Conceição – GHC;
  • Dourados/MS: Hospital Regional de Dourados (HRD);
  • Manaus/AM: Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz.

Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes e Medicina de Alta Precisão

Além das UTIs inteligentes, a Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes do SUS conta com investimento de R$ 4,8 bilhões para a implementação e equipagem do primeiro hospital inteligente do país, o desenvolvimento de um centro de pesquisa translacional e a modernização de seis hospitais de excelência do SUS.

No âmbito dessa iniciativa, foi assinado contrato de R$ 1,7 bilhão com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), banco do BRICS, para a construção do Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI), que integrará o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). O ITMI será o primeiro hospital público inteligente do SUS voltado para urgência e emergência e fará parte da Rede Agora Tem Especialistas, servindo como modelo nacional de assistência totalmente digital.

Leia Também:  Ministério da Saúde divulga resultado preliminar de propostas habilitadas para o InovaSUS

O ITMI atenderá cerca de 20 mil pacientes por ano e terá 800 leitos dedicados a emergências de adultos e crianças nas áreas de neurologia, neurocirurgia, cardiologia, terapia intensiva e outras especialidades. Do total, 250 serão leitos de emergência, 350 de UTI e 200 de enfermaria, além de 25 salas cirúrgicas. O início das operações está previsto para 2027.

Expansão do tratamento de câncer no RJ

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho também recebeu reforço na estrutura do serviço de oncologia, que já funciona há 33 anos. Neste sábado, foi inaugurado o primeiro acelerador linear da unidade. O equipamento, que contou com R$ 3,4 milhões, tem capacidade de atender 100 pacientes por mês, e vai reduzir a necessidade de encaminhamento para outros serviços, além de diminuir o tempo de espera pelo tratamento. O aparelho também fortalecerá a formação de especialistas em radioterapia e física médica no HUCFF, em parceria com a UFRJ.

“O tempo de posicionamento do paciente, que demorava 20, 25 minutos, pode ser reduzido para 10. Com isso será possível atender mais pessoas ao longo do dia, reduzindo o tempo de quem está esperando para começar a radioterapia no SUS”, ressaltou o ministro Padilha.

A entrega reflete a estratégia do Ministério da Saúde de expandir e qualificar o tratamento oncológico em todo o país. Desde 2023, foram celebrados 155 aceleradores lineares, com previsão de entrega de 70 equipamentos até 2026. A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, incluindo procedimentos radioterápicos.

Rafaelle Silva e Julianna Valença
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA