Saúde

Ministério da Saúde abre inscrições para gestores qualificarem seus profissionais para a transição da insulina

Publicado em

Seguem até 15 de maio as inscrições para gestores municipais e do Distrito Federal aderirem à nova etapa da Qualificação Nacional da Assistência Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde (APS). A ação tem como foco a preparação das equipes do Sistema Único de Saúde (SUS) no processo de transição das insulinas humanas (NHP) para insulinas análogas de ação prolongada (glargina). Os profissionais atuarão como multiplicadores do conhecimento nas redes locais de saúde.

A estratégia é resultado da parceria entre o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Para participar da qualificação, o gestor deve formalizar a adesão por meio do sistema e-Gestor APS. Somente após essa etapa será possível indicar os profissionais que participarão das oficinas presenciais.

Cada município poderá indicar dois representantes, sendo obrigatoriamente um farmacêutico e um médico ou enfermeiro vinculados à Atenção Primária. Esses profissionais atuarão como multiplicadores do conhecimento nas redes locais de saúde.

Leia Também:  Ministério da Saúde ampliou em 42% os repasses para o SAMU em Minas Gerais

Estão previstas cerca de 120 oficinas presenciais nas macrorregiões de saúde do país. Ao aderir, o gestor se compromete a garantir condições para a participação dos profissionais, incluindo liberação de carga horária, infraestrutura adequada para acesso ao curso e apoio logístico para as atividades presenciais.

A qualificação também será ofertada em formato híbrido, com a disponibilização de um curso autoinstrucional de 80 horas, sem limite de vagas.

A proposta é promover não apenas a atualização técnica para prescrição, dispensação e cuidado, mas também fortalecer a assistência farmacêutica como eixo estruturante do cuidado contínuo, especialmente no acompanhamento de pacientes em insulinoterapia.

Nesse contexto, a insulina glargina será disponibilizada de forma gradual, em substituição à insulina NPH. A adesão dos gestores é fundamental para viabilizar a capacitação das equipes de saúde e garantir a continuidade do tratamento aos pacientes.

Mais informações estão disponíveis pelo endereço eletrônico e na nota técnica que orienta o processo de adesão.

Rodrigo Eneas
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Saúde

Ministério da Saúde inicia chamamento para seleção de entidade a ser qualificada como Organização Social para a Rede de Hospitais Inteligentes

Published

on

O Ministério da Saúde publicou o edital do Chamamento Público nº 14/2026 para selecionar uma entidade a ser qualificada como Organização Social (OS) responsável pelo apoio à implementação da Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes e Medicina de Alta Precisão no Sistema Único de Saúde (SUS). Podem participar da seleção associações civis e fundações privadas, sem fins lucrativos, com atuação nas áreas de saúde, desenvolvimento tecnológico e inovação.

As propostas podem ser encaminhadas entre os dias 08 e 14 de julho para o e-mail [email protected]. A entidade selecionada será responsável por apoiar a gestão da Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes e Medicina de Alta Precisão, contribuindo para ampliar a eficiência dos serviços hospitalares.

Em sua fase inicial, o projeto contará com a implantação de uma rede de UTIs inteligentes distribuídas por todas as regiões brasileiras, implementação e equipagem do primeiro hospital inteligente do país. A iniciativa integra a estratégia de modernização do SUS, por meio da incorporação de tecnologias avançadas, inteligência artificial aplicada à assistência, interoperabilidade digital e soluções de telessaúde.

Leia Também:  Governo regulamenta profissão de sanitarista e fortalece atuação no SUS

Confira as informações do edital

 Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA