Política Nacional

Noruega quer ampliar parcerias na agenda climática e no combate à fome

Publicado em

O primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, disse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que seu país quer ampliar as parcerias com o Brasil em áreas voltadas à agenda climática e ao combate à fome. Os dois governantes conversaram nesta terça-feira (11) por telefone.

Por meio de sua conta no Twitter, o presidente brasileiro informou que os dois chefes de governo falaram sobre a necessidade de cooperação global, bem como sobre medidas visando a defesa do meio ambiente.

De acordo com o Planalto, durante a conversa Lula agradeceu ao primeiro-ministro pelas contribuições de seu país ao Fundo Amazônia e o convidou para uma visita ao Brasil. Lula falou sobre a Cúpula da Amazônia, em agosto, encontro que reunirá autoridades dos oito países da região, e com convites estendidos também à Indonésia, aos dois Congos e à França.

Em nota, o Planalto informou que Støre “expressou interesse em colaborar mais com o Brasil em temas como segurança alimentar e combate à fome e o manejo dos oceanos, além da tradicional agenda climática”.

Leia Também:  Homenagens e visitas marcam agenda do Executivo com o Poder Judiciário

Lula disse que o Brasil pretende estruturar um projeto de desenvolvimento a partir da biodiversidade amazônica, “dando oportunidade de melhoria de vida aos povos que lá habitam”, e que a abertura de oportunidades de investimentos em energias renováveis “reforçará a limpeza da matriz energética brasileira”, além de preparar o caminho para “propostas concretas a serem apresentadas na COP 30, em Belém”.

Fonte: EBC Política Nacional

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Do serviço público à representação no Senado: uma trajetória a serviço de Mato Grosso.

Published

on

Hoje, nossa família celebra a posse de José Lacerda no mandato de Senador da República por Mato Grosso. Trata-se de uma responsabilidade estratégica, pois o Senado é a Casa da Federação, onde se estruturam políticas, se definem prioridades e se viabilizam recursos que impactam diretamente a vida dos mato-grossenses.

A trajetória de José Lacerda é marcada por uma longa e sólida carreira pública: foi deputado estadual por dois mandatos e ocupou posições centrais no Poder Executivo, como secretário-chefe da Casa Civil, secretário do Meio Ambiente e do Interior. No âmbito do Legislativo, exerceu os cargos de procurador-geral e consultor jurídico da Assembleia Legislativa. Em paralelo, soma mais de 40 anos de advocacia nas áreas de direito agrário, ambiental e civil.

O compromisso com Mato Grosso também se reflete na atuação do seu filho, Irajá Lacerda, atual secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária. Em função de alta relevância para a agenda do agronegócio e do desenvolvimento regional, o Irajá tem se dedicado a apoiar o estado na articulação de políticas públicas e investimentos — do crédito e da defesa agropecuária à inovação, sustentabilidade e logística — sempre em diálogo com os municípios e com os diversos setores produtivos. Esse conjunto de experiências fortalece a representação de Mato Grosso em Brasília, com foco em resultados, seriedade e respeito às pessoas.

Leia Também:  Lula viaja ao Chile para assinatura de acordos bilaterais

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA