Política MT

Mitre e Vitorino destacam papel do jornalismo, da ética e da inovação em evento da ALMT

Publicado em

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) trouxe duas palestras com nomes de destaque nacional da comunicação: o jornalista Fernando Mitre e o consultor de marketing político Marcelo Vitorino. Na oportunidade, os dois palestrantes destacaram a importância do evento para Mato Grosso.

Mais de 900 profissionais e estudantes de comunicação se inscreveram para o debate, que fez parte da cerimônia de entrega do 1º Prêmio de Jornalismo – Troféu Parlamento, que aconteceu nesta quinta-feira (29), no Teatro do Cerrado “Zulmira Canavarros”. O evento integrou as comemorações dos 190 anos do Parlamento estadual.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maxi Russi (PSB), destacou a importância do prêmio concedido à comunicação estadual, ressaltando o reconhecimento ao trabalho dos profissionais da área em Mato Grosso.

“Temos que valorizar a imprensa estadual e reconhecer o papel dos jornalistas. A iniciativa, que premia o jornalismo teve enorme interesse da mídia e atraiu grande participação, com 912 inscrições”, explicou Russi.

O professor e especialista em marketing político, Marcelo Vitorino, argumentou que a inteligência artificial, quando utilizada de forma adequada, pode impulsionar significativamente a produtividade de um profissional. Ele citou a importância do evento como forma de incentivo aos profissionais da área.

“Fundamental essa homenagem para quem está iniciando no setor. Portanto, aqueles que não dominarem essa tecnologia correm o risco de serem por ela dominados. Inicialmente, considero crucial dissipar a desconfiança que jornalistas e comunicadores demonstram em relação às ferramentas de inteligência artificial, compreendendo que elas não visam substituir, mas sim potencializar o trabalho desses profissionais. Em minhas campanhas e consultorias, a IA tem aprimorado tanto a qualidade quanto a agilidade das minhas entregas”, falou ele.

Foto: MARCOS LOPES/ALMT

De acordo com Vitorino, o Poder Legislativo tem papel relevante na formação do cidadão. Para ele, vivemos, em um cenário de intensa desinformação. “Além disso, a cultura sobre política e cidadania não é cultivada desde a infância, como seria ideal. O Poder Legislativo, incluindo a Assembleia, pode contribuir nesse sentido, fornecendo informações e despertando o interesse da população pelo conhecimento político, utilizando todas as ferramentas disponíveis”, comentou ele.

Outro ponto de vista abordado pelo especialista em marketing, é que quando o cidadão compreende o funcionamento das instituições, suas escolhas são mais conscientes, e eleva a qualidade dos legisladores e dos gestores do poder executivo.

“Acredito que esta palestra possa ampliar os horizontes dos estudantes e profissionais de Mato Grosso, oferecendo uma perspectiva sobre como otimizar seus rendimentos, seja nos trabalhos atuais ou expandindo sua carteira de clientes, pois a gestão eficiente do tempo permite atender a um maior número de pessoas, resultando em melhores resultados financeiros, ”finalizou ele.

Leia Também:  Assembleia Legislativa de MT avalia metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2026 em audiência pública

O jornalista Fernando Mitre ministrou a palestra “A missão do jornalismo na cobertura ética de uma eleição”, na qual abordou os desafios da atuação jornalística em períodos eleitorais, a intensidade da polarização partidária e o combate à desinformação.

“Eu vejo de maneira muito positiva essa iniciativa, muito oportuna, e é muito importante. É um exemplo o que a Assembleia está fazendo, e importante para o jornalista, para um jovem jornalista receber um prêmio, ser reconhecido pelo seu trabalho”, disse Mitre.

“Gostei bastante dessa iniciativa, o que a Assembleia está fazendo serve de exemplo para muitos outros lugares onde o jornalismo também precisa de incentivos. Então, tenho maior entusiasmo. Estou muito orgulhoso de estar participando aqui da entrega desse prêmio hoje”, revelou o jornalista.

Referências – Para o secretário de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, coronel Henrique Santos, as duas palestras foram de grande valia e importância para o público e para os comunicadores do estado de Mato Grosso.

“As palestras foram fundamentais, especialmente em um ano eleitoral, porque ajudam a imprensa a se preparar melhor para um período que exige ainda mais responsabilidade, clareza e compromisso com a verdade. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso cumpre o seu papel como Parlamento ao abrir esse espaço de diálogo, troca de conhecimento e fortalecimento da democracia”, explicou Santos.

Segundo o secretário, ao trazer nomes como Marcelo Vitorino, referência nacional em marketing político e comunicação estratégica, “a Assembleia contribui para que os profissionais entendam como a inteligência artificial pode ser uma aliada da comunicação, ajudando a informar melhor a sociedade e a combater a desinformação”, revelou.

“Da mesma forma, a presença de Fernando Mitre, jornalista experiente e autor de “Debate na Veia – Democracia no Centro do Jogo”, reforça a importância da cobertura ética das eleições, lembrando que o jornalismo tem uma missão essencial: informar com equilíbrio, responsabilidade e respeito ao cidadão”, apontou ele.

“A Assembleia Legislativa acredita que fortalecer a imprensa é fortalecer a democracia. Promover esse diálogo é garantir que a informação chegue correta à população, especialmente em um momento decisivo como o período eleitoral”, disse Santos.

Leia Também:  Presidente da ALMT acompanha instalação da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de Cuiabá

Segundo o professor da Universidade Federal de Mato Grosso e componente da bancada de análise dos trabalhos, Moacir Francisco, a participação de Fernando Mitre no evento foi fundamental para os convidados, pois são assuntos diretamente ligados nas campanhas eleitorais deste ano.

“É com satisfação que abordamos a figura de Fernando Mitre, renomado jornalista cuja atuação acompanhamos em debates sobre a política brasileira. Acredito que o tema que ele trouxe para discussão em Cuiabá assume relevância central nas eleições deste ano, marcadas por intensa polarização. Observamos, igualmente, a proliferação de notícias falsas, um desafio que se apresenta, especialmente, aos jovens jornalistas e estudantes de comunicação”, apontou Francisco.

O professor considerou de extrema relevância a palestra de Fernando Mitre, com destaque direcionado em tratar da ética na cobertura jornalística.

“Trata-se de um assunto de grande impacto social, e é imperativo que os jornalistas estejam preparados para lidar com a informação da forma mais responsável possível. Entendo que, para os estudantes que acompanharam a palestra, prevejo que a experiência de Mitre foi de grande valia, contribuindo para a construção de suas opiniões sobre a realidade brasileira e o campo da comunicação”, finalizou Moacir Francisco.

A vencedora do prêmio universitário Bianca Mortelaro, representando a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), participou das palestras e disse que ficou impressionada pelos dois temas dos palestrantes. “Muito bom para nós que estamos iniciando na profissão. Consegui aproveitar bastante e isso nos fortalece para um futuro melhor”, comentou a vencedora.

Ela disse que não esperava ganhar a premiação com o tema abordado que possuí grande relevância social, especialmente no contexto atual de violência de gênero no Mato Grosso. “Sinto-me extremamente feliz. A perspectiva de que este tema alcance pessoas-chave, como parlamentares e a própria Assembleia, me deixa ainda mais contente. Estou genuinamente feliz”, contou.

Para a estudante de jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Pamela Cristina Santos, os assuntos abordados durante as palestras surpreenderam e agradaram.

“Conhecer de perto essas duas personalidades foi surpresa para mim. Gostei das palestras, porque são assuntos atuais que estão diariamente conosco. Acho interessante ter mais eventos como este e a Assembleia está de parabéns pela iniciativa. Vou levar comigo essa primeira experiência que presenciei”, relatou ela.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil

Published

on

Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (24), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2026 com o objetivo de assegurar a efetivação dos direitos garantidos pela nova legislação em Mato Grosso.

A matéria proposta estabelece que os municípios deverão promover o devido enquadramento desses profissionais na carreira do magistério. Caso a legislação não seja cumprida, quando estiver em vigor, as contas anuais das prefeituras poderão ser reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Uma luta de décadas e temos que reconhecer todos os profissionais, independente da denominação, mas que atuam como professores na educação infantil, que deverão ser enquadrados como professores da rede municipal. O município que não o fizer, o Tribunal de Contas do Estado deverá reprovar as contas do prefeito. Essa será uma das penalidades com o descumprimento da lei quando estiver em vigor”, explicou o parlamentar.

Leia Também:  ALMT instala Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas

Além da PEC, o parlamentar apresentou ao Governo de Mato Grosso a Indicação nº 2.009/2026, propondo a criação do Programa Estadual de Apoio à Adequação dos Planos de Carreira da Educação Infantil. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico aos municípios para a implementação da legislação federal, por meio de orientações, modelos normativos, capacitações e acompanhamento institucional, garantindo segurança jurídica e uniformidade na aplicação da norma.

Legislação – A Lei Federal nº 15.326/2026 alterou a Lei nº 11.738/2008, que institui o Piso Nacional do Magistério, e a Lei nº 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando o reconhecimento dos profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica.

Com a mudança, passam a ser considerados profissionais do magistério aqueles que exercem atividades de docência ou de suporte pedagógico na educação infantil, desde que possuam formação em magistério ou curso superior e tenham ingressado por concurso público.

A legislação também beneficia trabalhadores que, em diversos municípios, ainda ocupam cargos com nomenclaturas como educador infantil, agente de desenvolvimento infantil, monitor, recreador e outras denominações equivalentes. Na prática, esses profissionais passam a ter direito ao enquadramento na carreira do magistério, ao piso salarial nacional, aos planos de carreira e às demais garantias previstas em lei.

Leia Também:  Arquiteto Fred Gahyva toma posse como vereador em Cuiabá.

Apesar da vigência da norma federal, a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Mato Grosso (FESSPMEMT) alertou, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que diversos municípios mato-grossenses ainda resistem à adequação da legislação. Segundo a entidade, a demora na implementação tem provocado insegurança jurídica, divergências administrativas e prejuízos aos profissionais da educação infantil.

A expectativa de Wilson Santos é de que as medidas legislativas propostas acelerem a adequação dos municípios, assegurando o cumprimento da legislação federal e a valorização dos profissionais que atuam na educação infantil em Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA