Política MT

Ligeirinho e linhas de ônibus dão acesso à sede da Assembleia Legislativa

Publicado em

A Assembleia Legislativa promove discussões que envolvem o cidadão mato-grossense e também oferta serviços para a população como a confecção de documento de identidade, atendimentos do Detran, Procon e Defensoria Pública no Espaço Cidadania da Casa de Leis. Por isso, é importante saber como chegar à sede da ALMT no Centro Político e Administrativo da capital. Além das linhas de ônibus comuns, o acesso é facilitado pelo Ligeirinho Paiaguás, ofertado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag/MT).

“A secretaria disponibiliza o Ligeirinho para facilitar o acesso aos serviços públicos presentes dentro do Centro Político. Então, tem ponto em todos os principais órgãos públicos dentro do Centro Político. Esse serviço é gratuito para qualquer cidadão, seja servidor ou não. Não é necessário apresentar nenhum tipo de documento para utilizar e o cidadão pode parar onde deseja ser atendido”, explica a secretária adjunta de Patrimônio e Serviços da Seplag, Karollyne Martimiano.

Ela destaca ainda que são dois ônibus e duas rotas diferentes. “Ambas terminam no ponto do Pantanal Shopping. Ali como é Avenida do CPA, é possível ter acesso a várias linhas de ônibus para ir para qualquer outro local”, explica a secretária adjunta. O Ligeirinho Paiaguás transita de segunda a sexta-feira das 6h30 às 19h45. O período para passar em cada ponto é de aproximadamente 40 minutos. Durante o funcionamento, há dois períodos de 30 minutos em que as linhas param para intervalo de forma alternada. Assim, sempre há um dos dois ônibus rodando. Na rota interna o ônibus para às 8h40 e às 14h45, enquanto na externa o primeiro intervalo é às 10h e o segundo às 16h10. 

Leia Também:  Projeto aprovado na Assembleia Legislativa já garantiu habilitação gratuita a mais de 4 mil mato-grossenses

“Hoje, tem rota que está atendendo todos os serviços, inclusive a Procuradoria Geral do Estado. Nossa previsão para o ano de 2024 é melhorar os ônibus, trocar a frota por uma mais nova, mais acessível e que seja mais confortável pro cidadão. Em caso de qualquer dúvida, as pessoas podem entrar em contato com a Seplag que nós passamos todas as informações sobre o serviço do Ligeirinho”, completa Karollyne Martimiano.

Além desse serviço, existem algumas opções de linhas comuns que têm parada no ponto em frente à Assembleia. São elas 107 (Santa Amália/Terminal do CPA 1), 213 (Jd. União/Fórum/Três Poderes) e 323 (Terminal CPA 1/CR D. Aquino Côrrea). É possível consulta-las em aplicativos como Meu Ônibus MTU e Moovit.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Wilson Santos e Alckmin trocam impressões sobre ferrovia e agroindústria durante inauguração de terminal ferroviário

Published

on

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) participou, neste sábado (20), da inauguração do primeiro terminal da Ferrovia Estadual Senador Vicente Vuolo, em Dom Aquino, que contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). Em meio ao ato oficial, eles tiveram a oportunidade de trocar informações sobre o potencial logístico de Mato Grosso, a expansão do modal ferroviário no país e os impactos positivos da agroindustrialização, com destaque para a cadeia do milho e a produção de etanol.

A entrega do terminal marca o início da operação do primeiro trecho da ferrovia estadual, com 162 quilômetros de extensão e capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas por ano. O empreendimento é considerado estratégico para o escoamento da produção mato-grossense e para a consolidação de um novo corredor logístico no estado, com reflexos diretos na competitividade do agronegócio, na atração de investimentos e no fortalecimento da industrialização regional.

Wilson Santos e Geraldo Alckmin conversaram sobre a importância da ferrovia para Mato Grosso e sobre as perspectivas de expansão da malha ferroviária brasileira, pauta tratada pelo vice-presidente como uma das prioridades do governo federal para ampliar a eficiência da matriz de transporte nacional.

Ao comentar a obra, o vice-presidente da República destacou que a ferrovia mato-grossense integra uma estratégia mais ampla de fortalecimento do transporte sobre trilhos no país. “É uma alegria estar com o Wilson, amigo muito querido. E realmente, boa notícia. São 162 quilômetros de ferrovia. Aqui é a ferrovia de Mato Grosso e ela deve continuar chegando até Lucas do Rio Verde. A meta do governo federal hoje, o transporte ferroviário representa 20% na matriz de transporte. A meta, conforme Alckmin, é chegar a 35%.

Leia Também:  Juca do Guaraná reforça apoio à duplicação da BR-163/364

O vice-presidente também relatou informações sobre os investimentos realizados na ferrovia estadual e as medidas em estudo para ampliar o financiamento do setor ferroviário. Conforme ele, dos R$ 5 bilhões de investimento privado aplicados na obra, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já participou com R$ 2 bilhões, enquanto a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) aportou R$ 500 milhões.

Alckmin ainda anunciou que o governo federal trabalha na criação de uma nova linha de crédito voltada exclusivamente para ferrovias, com prazo de até 40 anos, além de buscar a inclusão de trilhos e outros itens do setor no Fundo Clima, o que poderá reduzir o custo do capital e incentivar a expansão da infraestrutura ferroviária no Brasil.

Produção – Outro ponto abordado na conversa com Wilson Santos foi o avanço do etanol de milho, segmento que vem ganhando força em Mato Grosso e foi citado por Alckmin como uma frente importante para agregar valor à produção agrícola do estado. O vice-presidente destacou que o governo federal elevou o percentual de etanol anidro na gasolina de 27,5% para 30% e, agora, para 32%, medida que, segundo ele, beneficia o consumidor, reduz a emissão de poluentes e fortalece a agroindústria nacional.

Leia Também:  Dr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT

“Uma parte do milho vai hoje para produzir etanol. Então, você produz o etanol para o combustível e o DDG (grãos secos de destilaria) para ração animal, para porco, galinha e boi. O etanol está mais barato, é uma energia limpa, renovável, verde, e isso fortalece a agroindústria, o emprego, a renda e o produtor”, pontuou o vice-presidente.

Para Wilson Santos, as sinalizações apresentadas por Alckmin mostram a vocação econômica de Mato Grosso e a necessidade do estado avançar não apenas no escoamento da produção, mas também no processamento da matéria-prima e na agregação de valor dentro do próprio território. Ele que defende a expansão ferroviária e as melhorias da infraestrutura logística mato-grossense, avalia que a inauguração do terminal de Dom Aquino simboliza um passo importante para a integração entre produção, transporte e industrialização.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA