CIDADES

Do serviço público à representação no Senado: uma trajetória a serviço de Mato Grosso.

Publicado em

Hoje, nossa família celebra a posse de José Lacerda no mandato de Senador da República por Mato Grosso. Trata-se de uma responsabilidade estratégica, pois o Senado é a Casa da Federação, onde se estruturam políticas, se definem prioridades e se viabilizam recursos que impactam diretamente a vida dos mato-grossenses.

A trajetória de José Lacerda é marcada por uma longa e sólida carreira pública: foi deputado estadual por dois mandatos e ocupou posições centrais no Poder Executivo, como secretário-chefe da Casa Civil, secretário do Meio Ambiente e do Interior. No âmbito do Legislativo, exerceu os cargos de procurador-geral e consultor jurídico da Assembleia Legislativa. Em paralelo, soma mais de 40 anos de advocacia nas áreas de direito agrário, ambiental e civil.

O compromisso com Mato Grosso também se reflete na atuação do seu filho, Irajá Lacerda, atual secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária. Em função de alta relevância para a agenda do agronegócio e do desenvolvimento regional, o Irajá tem se dedicado a apoiar o estado na articulação de políticas públicas e investimentos — do crédito e da defesa agropecuária à inovação, sustentabilidade e logística — sempre em diálogo com os municípios e com os diversos setores produtivos. Esse conjunto de experiências fortalece a representação de Mato Grosso em Brasília, com foco em resultados, seriedade e respeito às pessoas.

Leia Também:  Lançamento de filme sobre trajetória de Dante de Oliveira é nesta terça-feira (06), no Teatro Zulmira Canavarros

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Novembro Azul terá ações em todas as unidades básicas de saúde

Published

on

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Lucas do Rio Verde prepararam uma programação especial para o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem.

A campanha, realizada em todo o Brasil, tem como objetivo chamar a atenção do público masculino para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A supervisora da Atenção Primária à Saúde Gabrielle Vidal explica que o grande desafio, é mudar o pensamento do homem em relação a própria saúde, fazendo com que ele procure o serviço médico com mais frequência.

A gente entende a dificuldade do homem em deixar o trabalho para procurar o serviço de saúde, em alguma ação de prevenção. Na maioria das vezes, eles só procuram uma unidade, quando já estão doentes”.

Ao longo do mês, serão realizadas ações de prevenção, orientações, testes rápidos, atualização vacinal e consultas voltadas ao cuidado e diagnóstico precoce de doenças, como também hipertensão e diabetes.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é responsável por aproximadamente 16 mil mortes por ano. É o segundo tipo que mais mata homens no Brasil, com mais de 70 mil novos casos por ano.

Leia Também:  Lula não irá dividir Ministério da Justiça e Segurança Pública

Entre os principais fatores de risco estão a idade, especialmente após os 60 anos, histórico familiar, obesidade e a exposição a agentes químicos, como ocorre com trabalhadores que lidam com produtos utilizados em fundição ou agrotóxicos.

A supervisora destaca que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, podendo elevar as chances de cura a até 95%. O diagnóstico é feito por meio de exames, como o PSA e o toque retal.

Um câncer descoberto no início tem muito mais chance de cura, por isso, a importância de procurar o serviço médico pelo menos uma vez ao ano. As nossas unidades estão preparadas para acolher os homens o ano inteiro”, finaliza Gabrielle.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA