Política MT

Dilmar Dal Bosco defende criação de Sítio Pesqueiro e destaca impactos positivos

Publicado em

O deputado estadual, Dilmar Dal Bosco (União), participou, na manhã desta quarta-feira (7), de uma reunião com empresários e representantes da pesca esportiva para debater a criação do sítio pesqueiro no município de Sinop. A iniciativa, segundo o parlamentar, é um projeto antigo que está cada vez mais perto de se concretizar e irá atender toda a região.

“Essa é uma luta que abraço há tempos, junto com o prefeito Roberto Dorner e o secretário Pedro Serafini. Estamos avançando e muito confiantes de que Sinop terá esse espaço que vai valorizar o potencial não só de Sinop, mas de toda nossa região norte”, afirmou Dilmar.

A proposta do sítio pesqueiro visa transformar áreas estratégicas do município em pontos regulamentados e estruturados para a prática da pesca esportiva, respeitando as normas ambientais e promovendo o turismo sustentável. “Falta apenas um empurrão para Sinop se consolidar como destino turístico e de pesca esportiva. Isso vai atrair turistas, gerar renda, fortalecer o comércio e criar novas oportunidades”, destacou o deputado.

Leia Também:  Assembleia Legislativa lamenta morte do jornalista Orlando Antunes

Dilmar enfatizou ainda que o projeto tem grande potencial para movimentar diversos setores da economia local. “Imagina só o impacto positivo: hotéis mais cheios, restaurantes recebendo mais clientes, lojas de pesca vendendo mais equipamentos. Tudo isso representa empregos, geração de renda e crescimento para Sinop. É uma cadeia que se retroalimenta, e nós queremos preparar a cidade para isso”, disse.

A reunião contou com a presença de lideranças que acompanham de perto o desenvolvimento do setor, como Marcos Backmann, Marcos Glueck e Cleomir Seolatto, empresários e incentivadores da pesca esportiva em Mato Grosso. “São pessoas que conhecem o segmento, que já vivem esse mercado e que vieram somar com ideias e sugestões. Esse diálogo com quem está no dia a dia da pesca é fundamental para que o sítio nasça com estrutura, segurança e organização”, reforçou o parlamentar.

Por fim, Dilmar Dal Bosco reiterou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de Sinop, também comentou que outros municípios devem ser contemplados e se colocou à disposição para continuar articulando junto ao Governo do Estado os próximos passos para a implantação do projeto. “Estou confiante. Temos o prefeito Roberto Dorner comprometido, o secretário Pedrinho Serafini, que entende do assunto, e empresários dispostos a ajudar. O que depender de mim, vamos seguir trabalhando firme para que esse sítio pesqueiro seja uma realidade em breve”, concluiu.

Leia Também:  Com apoio de Juca do Guaraná, primeiro projeto de aquaponia em áreas rurais de MT será entregue ainda em outubro

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Comissão de Fiscalização debate resultados do Relatório Anual de Gestão de 2025 em audiência pública

Published

on

A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) da Assembleia realizou audiência pública para apresentação do Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2025 na tarde desta quinta-feira (25). A exposição foi feita pelo representante da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Executivo estadual, Sandro Brandão.

O documento avalia anualmente a execução dos programas, indicadores e ações previstos no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e integra a prestação de contas do governo estadual. Durante a audiência, foram apresentados os resultados consolidados da gestão referentes ao exercício de 2025, abrangendo áreas como educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente, segurança pública, transformação digital e responsabilidade fiscal.

Segundo Sandro Brandão, o relatório apresentado representa o acompanhamento de metade do ciclo do atual PPA e permite verificar o cumprimento das metas estabelecidas para o período. “A gente vai conseguir identificar as atividades, as ações e as entregas que foram realizadas no ano de 2025. É um acúmulo de um grande planejamento que é feito até 2027”, afirmou.

Brandão destacou que o documento demonstra como o Estado vem articulando políticas públicas para ampliar sua capacidade de entrega à população. “O que a gente vai mostrar é como o [governo do] estado criou capacidade envolvendo a articulação dessas políticas públicas para poder entregar valor para a sociedade”, explicou.

Entre os destaques apresentados estão os avanços na educação, apontada pelo secretário adjunto como uma das áreas de melhor desempenho do governo. Segundo ele, os resultados são consequência de um conjunto de ações voltadas à melhoria da infraestrutura escolar, qualificação dos profissionais e ampliação do acesso à tecnologia. “Hoje Mato Grosso está numa posição muito mais favorável do que quando nós iniciamos. É o resultado de todas as políticas que foram feitas na Secretaria de Educação”, avaliou.

Leia Também:  ALMT discute isenção de pedágio para pacientes que dependem de hemodiálise e quimioterapia

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Os dados do relatório mostram que o governo alcançou 98% das metas dos indicadores estratégicos previstos para o período, executou 91% das ações planejadas e atingiu 97% de execução financeira dos recursos previstos para 2025. O documento também registra resultados em áreas como regularização fundiária, infraestrutura rodoviária e digitalização dos serviços públicos.

Presidente da comissão, o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) destacou que o RAG é uma ferramenta essencial para acompanhar a execução do planejamento governamental. “O relatório apresenta para a sociedade quais são essas mudanças e qual é o rumo para os quatro anos de uma gestão. É assim que a sociedade vai acompanhando todos os resultados”, afirmou.

Avallone também ressaltou a importância do trabalho técnico desenvolvido pelas equipes de planejamento do Estado. “As pessoas não veem, não reconhecem, mas essas equipes trabalham pensando em como alcançar as metas anunciadas. Elas têm que colocar tudo isso no orçamento, em ações e metas, e fazem isso com muita competência”, declarou.

O parlamentar ainda destacou o esforço para aproximar a população das discussões orçamentárias. Segundo ele, iniciativas como o Orçamento Mulher ajudam a tornar um tema técnico mais acessível. “O orçamento é uma peça muito distante da sociedade. O que nós temos tentado fazer é transformar uma peça técnica em um entendimento popular, para que as pessoas possam participar mais dela”, disse.

A audiência contou com a participação de representantes da sociedade civil. A presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Tânia Regina de Matos, apresentou questionamentos relacionados ao Orçamento Mulher e às políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Segundo ela, o interesse pelo tema surgiu após um processo de capacitação voltado ao controle social do orçamento público. “Nós buscamos entender o orçamento para que as mulheres pudessem dominar essa ferramenta e exercer efetivamente o controle social”, explicou.

Leia Também:  Lotes populares para famílias do Contorno Leste pautam encontro entre Abílio e Wilson Santos

Tânia afirmou que, após a análise prévia do relatório, o grupo identificou pontos que merecem maior esclarecimento. Entre eles, os indicadores relacionados à violência de gênero. “O feminicídio foi o único indicador que aumentou. Não faz sentido um estado que se diz campeão de prosperidade não planejar políticas públicas, ou planejar mal políticas públicas, para diminuir a violência contra a mulher”, argumentou.

Ela também relacionou o debate aos avanços registrados na área da educação e defendeu a criação de indicadores que permitam medir os resultados das ações de conscientização nas escolas. “A gente quer saber qual vai ser o indicador de que realmente essa temática está sendo absorvida pelos alunos das escolas públicas aqui do Estado de Mato Grosso”, questionou.

Transparência – Outro destaque da audiência foi a apresentação de uma plataforma digital baseada em inteligência artificial, desenvolvida pela Seplag para facilitar o acesso da população ao conteúdo do relatório. De acordo com Brandão, a ferramenta permite que qualquer cidadão consulte informações sobre políticas públicas em linguagem simples. “Qualquer cidadão mato-grossense pode perguntar o que foi feito para as mulheres, para os idosos, para a saúde ou para determinada região, e a plataforma apresenta essas informações de forma simples e acessível”, explicou. Acesse neste link.

Brandão definiu o Relatório Anual de Gestão como uma das principais ferramentas de avaliação da administração estadual. “O RAG fecha o ciclo do planejamento. Ele mostra o que foi planejado, o que recebeu orçamento e o que efetivamente foi realizado. É, na minha opinião, o documento mais importante que o governo entrega à sociedade”, concluiu.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA