Política MT

Deputado Moretto e autoridades vistam Cáceres e definem ações de combate a surto respiratório no município

Publicado em

O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), representante da região Oeste do estado, esteve nesta quinta (8), juntamente com o secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia e o secretário adjunto da pasta da Saúde, Juliano Melo, no município de Cáceres (218 km de Cuiabá). As autoridades estiveram com a prefeita Eliene Liberato (PSB) e traçaram metas para solucionar um surto respiratório que afeta a população local.
Entre as metas traçadas pelo grupo, estão a ampliação dos números de leitos da cidade para atender a emergência e urgência do local, com o quantitativo de leitos liberados em até 10 dias. Além do compromisso do município em reforçar o atendimento pediátrico, fato que deve aliviar a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cáceres.

Na última semana a cidade entrou para o radar de alerta, por conta da superlotação em hospitais e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Fato que impulsionou a visita das autoridades no local, para a solução dos problemas enfrentados. Eles inspecionaram as obras de ampliação do Hospital São Luiz e visitaram o hospital bom samaritano, que possui um laboratório público e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) anexados à estrutura.
“Essa reunião foi importante para que a gente pudesse conhecer de perto os problemas que estão acontecendo em Cáceres. Em conjunto com os vereadores, a prefeita Eliene, o deputado estadual Valmir Moretto e o secretário de saúde Juliano Melo decisões importantes foram tomatadas”, declarou Fábio Garcia, chefe da Casa Civil.
“A Assembleia Legislativa está à disposição do governo e do município de Cáceres, para fazer o que for necessário e depende da ALMT será atendido. Conversei com presidente Max Russi e o primeiro secretário Dr. João que se prontificaram a estar junto com a nossa Região”, pontuou o deputado Valmir Moretto.
“Vamos fazer um esforço juntos para que em 10 dias possamos ter ampliado o número de leitos”, pontuou a prefeita Eliene Liberato.
Os prefeitos de Salto do Céu, Professor Mauto (Republicanos), Mirassol D’Oeste Héctor Bezerra (União Brasil), e Pontes e Lacerda Jackson Bassi (PL) também estiveram nas tratativas, além dos vereadores de Cáceres, Flávio Negação, Isaias Bezerra, Marcos Ribeiro, Domingos, Pastor Júnior, Valdeníria, Elis Enfermeira, Manga Rosa e Rubens Macedo e secretários municipais.

Leia Também:  Lei que cria carteira de identificação para portadores de doença celíaca é sancionada em MT

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Wilson Santos reforça compromisso e cobra políticas públicas para mães atípicas em MT

Published

on

Em alusão ao Dia das Mães, comemorado neste domingo (11), o deputado estadual Wilson Santos (PSD) reforça o compromisso para a garantia e ampliação de políticas públicas voltadas às mães atípicas – mulheres que, além de desempenharem o papel de cuidadoras, enfrentam desafios cotidianos ao cuidar de filhos com deficiências, doenças raras ou outras condições que exigem atenção especial e acompanhamento contínuo.

Além de promover reuniões, simpósios e audiências públicas voltadas ao acolhimento e escuta ativa de famílias, principalmente de mães que lidam com diagnósticos como Transtorno do Espectro Autista (TEA), dislexia e outras condições neurológicas, o parlamentar é autor de projetos de lei com a finalidade de assegurar direitos e reconhecimento à maternidade atípica em Mato Grosso.

“Quando realizamos o I Simpósio do Autismo, reunimos mais de mil pessoas. O autismo ainda é um tema recente no debate público e exige muito das mães, que estão na linha de frente da luta por atendimento, inclusão escolar e acompanhamento psicossocial adequado. Os encontros que já realizamos, deram voz e vez às mães atípicas que compartilharam as suas experiências, dores, desafios e as dificuldades de garantir direitos básicos para seus filhos, como acesso à educação e saúde de qualidade”, destacou o deputado que é autor de 15 leis sancionadas voltadas ao público com TEA.

Leia Também:  ALMT realiza audiência pública para debater situação da MT-251, que liga Cuiabá a Chapada

Entre as propostas de autoria de Wilson Santos, na Assembleia Legislativa, está o Projeto de Lei nº 515/2025, que estabelece diretrizes para a alocação de professoras mães atípicas na rede pública de ensino. A matéria prevê flexibilidade na carga horária, estabilidade funcional e prioridade para lotação das profissionais em unidades mais próximas de sua residência, de modo a facilitar o cuidado contínuo com os filhos.

Outra iniciativa é o Projeto de Lei nº 1.423/2024, que institui a Política Estadual de Apoio às “Mães Pâncreas”, garantindo assistência integral às mães e responsáveis por crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Já o Projeto de Lei nº 1.580/2023 cria o Programa Estadual de Valorização às Mães com Filhos Raros, voltado as famílias afetadas por doenças raras, que atingem até 65 pessoas a cada 100 mil habitantes.

Wilson Santos reforça a importância de fortalecer a rede de apoio às mães atípicas.

“Cuidar de quem cuida precisa ser prioridade e precisamos fortalecer as políticas públicas para esse público. Essas mães dedicam as suas vidas aos filhos e, muitas vezes, acabam não sendo vistas. É preciso garantir condições reais para que seus filhos tenham dignidade, apoio psicológico, acesso à saúde e à educação especializada. Dar atenção às mães atípicas é uma forma concreta de promover inclusão e justiça social. Não podemos esquecer que a dor de um filho é a dor de uma mãe. Ainda mais que quando elas sabem que os filhos estão bem, já teremos a certeza que elas também estarão”, finalizou.

Leia Também:  Projeto de Chico Guarnieri valoriza agentes comunitários e de combate às endemias

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA