Uma organização criminosa especializada em roubo de carga e adulteração de veículos foi desarticulada pela Polícia Civil, no último sábado (26.10), em operação realizada pelos policiais da Delegacia de Canarana, com apoio do Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Água Boa e colaboração de outras unidades policiais do estado de Mato Grosso e Goiás.
A ação resultou na prisão de dois suspeitos que atuaram no transporte do caminhão e da carga subtraída e na identificação de outros duas pessoas responsáveis pelo financiamento e logística do crime.
As investigações conduzidas pela Delegacia de Canarana iniciaram após o roubo de um caminhão Volvo FH 540, que transportava 49 toneladas de soja, ocorrido em 5 de outubro de 2024 na região. A carga, avaliada em R$ 116 mil, foi desviada por criminosos que utilizaram batedores e adulteração de placas para evitar o rastreamento do veículo.
Durante as diligências para apurar os fatos, os policiais verificaram que o caminhão foi flagrado pelas câmeras de vigilância atravessando o pedágio na ponte sobre o rio Araguaia, na divisa entre Mato Grosso e Goiás, ainda com sua placa original. Após cruzar a fronteira para Goiás, o veículo deixou de ser monitorado, indicando possível adulteração de suas placas.
Com avanço dos trabalhos, foi identificado em território goiano, um dos semirreboques utilizando a placa adulterada. No sábado (26), as equipes da Polícia Militar de Goiás e do CPE de São Luís de Montes Belos interceptaram um comboio na rodovia GO-060, Km 135. Durante a abordagem, uma Toyota Hilux, foi identificada como veículo de escolta, ocasião em que o condutor tentou fugir, mas foi detido após breve perseguição policial.
Com ele foram apreendidos equipamentos para adulteração veicular, incluindo uma lixadeira, uma polideira e uma máquina de gravação de chassi, além de um iPhone 15 Pro Max. Questionado, o motorista ainda confessou que havia descartado um segundo celular durante a perseguição.
Ainda durante as diligências para desarticular o grupo criminoso, outra equipe policial abordou um caminhão Scania/R124, que estava sendo utilizado para rebocar os semirreboques. Questionado, o condutor do caminhão admitiu ter recebido R$ 500,00 para realizar o transporte dos veículos de Anápolis até Iporá (GO) e confirmou que o condutor da Hilux atuava como batedor, monitorando a movimentação policial ao longo do trajeto.
As investigações revelaram a participação de um terceiro suspeito, responsável por financiar a operação criminosa, e outro responsável por coordenar a logística. O financiador é um criminoso conhecido com diversas passagens pela polícia e o outro investigado foi identificado como um dos articuladores da operação, tendo mantido contato direto com o motorista que atuava como batedor durante toda a ação.
Todo o material apreendido, incluindo os veículos e equipamentos de adulteração, foi encaminhado para a Delegacia de São Luís de Montes Belos, onde está à disposição para perícia e análise complementar.
Apesar das prisões realizadas, os responsáveis diretos pelo roubo do caminhão ainda não foram identificados, evidenciando a estrutura organizada e a divisão de funções dentro do grupo criminoso. Novas prisões e operações deverão ser desencadeadas nos próximos dias para localizar os autores e desmantelar completamente a organização.
A continuidade das investigações será coordenada pela Delegacia de Canarana, com apoio das unidades envolvidas, para confirmar endereços, realizar novas diligências e organizar futuras ações policiais. A operação contou com o apoio das seguintes unidades das equipes das Delegacias de Canarana, Cocalinho, Ribeirão Cascalheira, Núcleo de Inteligência de Água Boa e da Delegacia de São Luís de Montes Belos (GO) e também da Polícia Rodoviária Federal (PRF) PM2 CPC/2 32º BPM / 4º CRPM 43º BPM / 7º CRPM 4ª CIPM-CPE / 7º CRPM 7º CRPM / ARI 12º BPM / 20º CRPM 47º BPM / 20º CRPM CPE Anápolis CPE Itumbiara CPE Rio Verde.
A Polícia Civil de Mato Grosso auxiliou no bloqueio e conseguiu, nesta segunda-feira (22.6), a recuperação de parte dos valores subtraídos de uma vítima de estelionato, moradora de Nova Xavantina, após a aplicação de um golpe ocorrido na última semana.
O caso teve início no dia 16 de junho, quando a vítima realizou uma transferência via PIX no valor de R$ 27 mil, após ser enganada por criminosos, que anunciaram a venda de um veículo nas redes sociais.
Durante a negociação, os golpistas utilizaram artifícios para convencer a vítima da suposta legitimidade da transação, inclusive se passando por uma pessoa de confiança da vítima.
Ao perceber que havia caído em um golpe, a vítima procurou imediatamente a Delegacia de Nova Xavantina para registrar um boletim de ocorrência.
Assim que acionados, os policiais civis iniciaram as investigações do caso e realizaram os procedimentos necessários para rastreamento dos valores e comunicação com as instituições financeiras envolvidas.
Graças à pronta atuação da equipe policial, foi possível efetuar o bloqueio e a recuperação de R$ 12.112,30, valor que será restituído à vítima.
“É importante que a população redobre os cuidados durante negociações realizadas pela internet, especialmente quando houver pedidos de transferência antecipada de valores. Em caso de suspeita de fraude ou golpe, é essencial procurar imediatamente a Delegacia de Polícia para que as medidas de bloqueio sejam adotadas o mais rápido possível”, orientou o delegado Flávio Leonardo Santana Silva.
A Polícia Civil segue atuando na investigação para identificação de todos os envolvidos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.