POLÍCIA

PM é reconhecida por implantação de projeto de eficiência energética no Quartel Comando Geral

Publicado em

A Polícia Militar de Mato Grosso ficou em primeiro lugar no 2º Prêmio Eficiência e Inovação, do Governo do Estado, na categoria “Pequenas Economias que Fazem a Diferença”, com o projeto de redução do consumo de energia elétrica do Quartel Comando Geral em Cuiabá, com a implantação de projeto de eficiência energética. A instituição recebeu o valor de R$ 50 mil como bonificação, entregue pelo governador Mauro Mendes, nesta segunda-feira (7.7), no auditório Cloves Vettorato, Palácio Paiaguás.

No total, 56 servidores públicos foram premiados pela implementação de 15 iniciativas que trouxeram eficiência e inovação à administração estadual. “Eficiência é fazer mais com menos e fazer bem feito. Eu já falei em muitos lugares que conheço servidores públicos, aqui dentro do Estado de Mato Grosso, com qualidade e competência que eu nunca conheci nos meus quase 40 anos de atividades empresariais,” declarou Mauro Mendes.

A iniciativa que garantiu o primeiro lugar para Polícia Militar, gerou uma economia de quase R$ 74 mil no consumo de energia em 2024, com a implantação de soluções modernas e sustentáveis como, substituição de iluminação obsoleta por LED, a troca de ares-condicionados antigos por equipamentos inverter, além de instalação de usina fotovoltaica no Comando Geral.

Leia Também:  Suspeito de sequestrar e agredir venezuelano a pauladas é preso pela PM

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, agradeceu o reconhecimento do governador Mauro Mendes que sempre determinou e honrou as boas práticas da gestão pública. “Esse reconhecimento representa uma prestação de serviço diferenciada, uma economia para os cofres públicos e demonstra uma gestão interna mais eficiente, que se preocupa em reverter em melhores aplicações recursos públicos. Agradeço ao governador Mauro Mendes pelo incentivo e total valorização aos servidores do Estado”.

O coordenador da Coordenadoria de Infraestrutura (Coinfra-PMMT), tenente-coronel João Paulo enfatizou o planejamento e execução do projeto de eficiência energética, destacando que essa prática reúne inovação, impacto mensurável e potencial de replicação em larga escala. O projeto de redução de consumo de energia já começou a ser testado na sede do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e deverá chegar em todas as unidades da Polícia Militar.

“É com grande orgulho que destacamos a presença dos nossos técnicos da Coinfra, sargento Rosemir Conceição, técnico em automação, e o engenheiro eletricista Leandro Rebello, responsáveis pela execução, que junto a Energisa, por meio da lei 9.991/00, que dispõe sobre a realização de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e em eficiência energética, garantindo medidas eficazes à economia dos cofres públicos”, ressaltou o tenente-coronel João Paulo.

Leia Também:  Polícia Civil conduz homem por porte ilegal de arma de fogo até a delegacia

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN

Published

on

Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou na prisão de Aluísio Farias Batista, condenado por um dos episódios mais trágicos da história da cidade de Natal (RN), a Tragédia do Baldo, que resultou na morte de 19 pessoas, durante o Carnaval de 1982.

Aluísio Farias Batista, atualmente de 68 anos de idade, conduzia um ônibus que resultou no atropelamento das vítimas. Natural de Riachuelo (RN), ele tinha 24 anos na época do acidente e estava há mais de 40 anos foragido. Após o fato ganhar repercussão nacional, o condenado deixou o seu estado de origem e veio para Cuiabá, onde usava documento falso, em nome de uma pessoa já falecida.

A prisão ocorreu após contato e troca de informações entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte com a equipe da Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia Civil de Mato Grosso, solicitando apoio para localização o condenado.

Investigações e prisão

A partir desse contato, as equipes passaram a atuar de forma integrada para confirmar a identidade e o paradeiro do foragido. Após semanas de levantamentos realizados pelo Núcleo de Inteligência, análises em sistema de reconhecimento facial e diligências realizadas pelo setor operacional da Gerência de Capturas da Polícia Civil de Mato Grosso, foi localizada uma pessoa com características compatíveis com as do procurado.

No entanto, apenas a semelhança física não era suficiente, sendo necessário aprofundar as diligências. O Núcleo de Inteligência contou com o apoio de outros órgãos de segurança pública, entre eles a inteligência da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e as diretorias de Habilitação e de Veículos do Detran-MT, que contribuíram para a confirmação da identidade do investigado.

Leia Também:  Polícia Civil apreende sete quilos de cocaína e 90 comprimidos de ecstasy em ações distintas em Cuiabá e VG

Paralelamente, equipes realizaram diligências em campo para reunir imagens e outras informações que levassem ao paradeiro do condenado. Na sexta-feira (26), os policiais da Gerência Estadual de Polinter localizaram uma residência no bairro Jardim Presidente I, em Cuiabá, onde Aluísio vivia discretamente e já havia constituído uma nova família.

Após ter o mandado de prisão cumprido, o preso foi encaminhado à Polinter para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Tragédia

O acidente aconteceu quando um ônibus atingiu foliões que participavam do tradicional bloco Puxa-Sacos, provocando a morte de 19 vítimas e deixando dezenas de feridos. Entre as vítimas estavam o neto do então senador Dinarte Mariz e cinco sargentos da Polícia Militar. Na ocasião, em razão da gravidade da tragédia, o Governo do Estado decretou luto oficial de três dias.

Segundo o relato de Aluísio, havia intensa movimentação de Carnaval no bairro Alecrim e diversos ônibus estavam à disposição dos foliões. Ele afirmou que já havia encerrado sua jornada de trabalho quando foi solicitado por um superior para substituir outro motorista que não poderia realizar uma viagem.

Ainda conforme sua versão, ao chegar à região conhecida como Baldo, enfrentou uma descida com pouca iluminação e conduzia um ônibus lotado de integrantes de outra escola de samba. Em determinado momento, precisou desviar de um veículo Volkswagen Fusca que estava à sua frente. Ao retornar para sua faixa de rolamento, encontrou outra escola de samba caminhando na via e, segundo ele, não houve tempo nem espaço para evitar o atropelamento.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre prisão de autora de tentativa de feminicídio

O episódio ganhou repercussão nacional e foi amplamente divulgado pela imprensa. De acordo com Aluísio, após o caso ser exibido no programa Linha Direta, ele deixou o Rio Grande do Norte e passou a viver em Cuiabá, onde permaneceu por vários anos.

Integração entre os estados

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia Civil de Mato Grosso mantém contato permanente com as demais Polinters e Delegacias de Capturas do Brasil, compartilhando informações sobre foragidos da Justiça e prestando apoio às investigações interestaduais.

A delegada titular da Polinter de Mato Grosso, Silvia Maria Pauluzzi de Siqueira, destacou a importância da cooperação entre as unidades especializadas de capturas em todo o país.

“A implantação do Núcleo de Inteligência fortaleceu significativamente o trabalho da Gerência de Capturas, proporcionando maior eficiência na pesquisa, análise de dados e apoio às equipes operacionais, o que tem resultado em importantes prisões de foragidos da Justiça”, destacou a delegada.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA