POLÍCIA

Autoridades militares e civis são agraciadas com as condecorações “Homens do Mato” da Polícia Militar

Publicado em

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou a entrega das condecorações da Ordem “Homens do Mato”, na tarde desta segunda-feira (04.09), em Cuiabá. A solenidade foi realizada no Quartel do Comando-Geral e homenageou cerca de 80 autoridades militares e civis, com ações e méritos relevantes em contribuição à história da PMMT e segurança pública do Estado.

As condecorações são as honrarias máximas concedidas pela instituição e são divididas pelas categorias: Grande Oficial, Grau Oficial e Grau Cavalheiro. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, agradeceu a presença dos homenageados na solenidade e relembrou a história da instituição em que a primeira estrutura de polícia existente dentro do Estado levava a denominação “Homens do Mato”.

“Estamos completando 188 anos da nossa instituição, que começou com um pequeno grupo de homens, chamados de “Homens do Mato”, que foram criados desde sempre para defender a sociedade mato-grossense. Hoje, somos quase 7 mil homens e mulheres, distribuídos em todos os municípios, que passaram por muita evolução e aprendizado, mas que continuam mantendo a missão, que é defender a sociedade mesmo com o risco da nossa própria vida”, ressaltou.

“Com esta honraria, nós queremos agradecer a todas as pessoas, que direta e indiretamente acreditam em nossa instituição, no nosso trabalho e na missão em que nos foi dada”, completou o coronel Mendes.
O secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel PM César Roveri, também esteve presente na solenidade e falou sobre o reconhecimento e merecimento dos homenageados com a honraria concedida pela Polícia Militar.

“Parabenizo a todos que receberam esta condecoração, que é a mais alta honraria que a instituição apresenta, onde reconhece seus profissionais e personalidades que contribuem com a Polícia Militar. Sintam-se muito honrados em recebê-la e tenham orgulho deste merecimento”, afirmou o secretário.

Leia Também:  PRF apreende quase 50 kg de skunk e cumpre mandado de prisão na BR-364, em Rondonópolis (MT)

O desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Ítalo Mendes, foi um dos agraciados com a medalha da Ordem “Homens do Mato” Grande Oficial. O magistrado, que é natural da cidade de Diamantino, no interior do Estado, parabenizou a Polícia Militar pelos 188 anos de história.

“Quanto orgulho dessa gloriosa Polícia Militar, estamos aqui diante de tantos militares e civis, mas também não posso deixar de voltar os meus olhos para aqueles policiais dos locais mais distantes que estão cumprindo com sua função e seu chamado, do Sul ao extremo Norte do Estado. Por isso, quando esta instituição completa mais um aniversário, só posso desejar que Deus abençoe sempre a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso”, salientou o desembargador.
Além disso, as condecorações da Ordem “Homens do Mato” foram concedidas para outras personalidades militares e civis, sendo alguns destes a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Serly Marcondes; a Defensora Pública-Geral, Maria Luziane Castro; a delegada-geral da Polícia Judiciária Civil, Daniela Maidel; e o prefeitos municipais Thiago Castellan (Santa Terezinha) e Érico Gonçalves (Guarantã do Norte), entre demais autoridades.

Também dentro da solenidade, seis policiais militares foram homenageados com a entrega da medalha Mérito de Sangue “Tenente Neteslau Brachtel Dewulski”, destinada a agraciar oficiais e praças da Polícia Militar de Mato Grosso, que tenham sido feridos em ações, durante missões de trabalho e/ou ocorrências. Um dos homenageados foi o major Wilson Pereira Padilha Neto, que foi baleado durante uma tentativa de roubo, no ano de 2012.

Leia Também:  Suspeito por ameaçar esposa com armas de fogo é preso pela PM em Colíder

“Quando eu ainda era aspirante da Polícia Militar, houve uma situação de tentativa de roubo com um confronto armado, onde fui baleado pelos criminosos com quatro disparos de arma de fogo, onde um desses tiros transfixou o meu coração e outros tiros atingiram meu braço, perna e mão”, explica.

O major ainda conta que foi rapidamente socorrido, com todo o suporte da Polícia Militar, e agradeceu diretamente ao coronel médico-cirurgião Nadim Amui Júnior (falecido no ano passado) que foi o responsável por realizar sua cirurgia de emergência.

“É um sentimento de gratidão a Deus, por ter proporcionado que eu estivesse aqui neste momento e gratidão ao coronel Nadim, que foi meu anjo da guarda e ferramenta divina que possibilitou toda a minha recuperação. É uma satisfação enorme poder participar deste momento e receber esta tão honrosa medalha”, agradece o major Neto, que atualmente é comandante do 22º Batalhão de PM, em Peixoto de Azevedo.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves; o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel PM Heverton Mourett, a comandante-geral adjunta da PMMT, coronel Francyanne Siqueira Chaves; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges; o secretário municipal de Ordem Pública de Várzea Grande, coronel PM Alessandro Ferreira; o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves; o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel Wilker Soares Sodré, o corregedor-geral da PMMT, Fábio Andrade, entre demais autoridades militares e civis.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Investimentos de R$ 2 bilhões fortalecem Segurança e reduzem criminalidade em até 75% em MT

Published

on

Os investimentos do Governo de Mato Grosso na Segurança Pública, que somam R$ 2 bilhões nos últimos sete anos, transformaram a estrutura das forças policiais e contribuíram para a redução dos principais índices criminais no Estado.

Os recursos foram destinados à modernização de equipamentos, à renovação da frota, à aquisição de armamentos, à implantação de tecnologias de monitoramento, à melhoria da comunicação entre as forças de segurança e ao reforço do efetivo policial.

“Segurança pública é uma prioridade do Estado. Desde 2019, investimos no fortalecimento das forças de segurança para enfrentar o crime com eficiência. É nossa obrigação, enquanto poder público, trabalhar para garantir paz e segurança à população. Em Mato Grosso, não vamos permitir que as facções criminosas se fortaleçam. Aqui, a política é de tolerância zero contra o crime”, afirmou o governador Otaviano Pivetta.

Entre as principais ações está a modernização do armamento das corporações estaduais. O Governo adquiriu cerca de 15,4 mil pistolas Glock, que substituíram os antigos revólveres calibre .38 e passaram a ser armas de porte funcional permanente dos policiais militares, civis e penais.

Também foram adquiridas aproximadamente 3 mil armas longas, entre fuzis, espingardas e outros armamentos de grosso calibre, ampliando a capacidade operacional das forças de segurança. Somando todas as aquisições realizadas desde 2019, o Estado já entregou mais de 22 mil armas às instituições de segurança pública, em um investimento superior a R$ 77 milhões.

Leia Também:  Sefaz e Polícia Civil criam grupo de trabalho para combater golpes envolvendo o Nota MT e IPVA

Na área de tecnologia, o Governo implantou o programa Vigia Mais MT, um programa de videomonitoramento que auxilia as forças de segurança no combate ao crime, com câmeras instaladas em pontos estratégicos dos 142 municípios do Estado. O sistema auxilia na identificação de criminosos, na localização de veículos roubados e furtados e no monitoramento de áreas públicas estratégicas.

Todas essas e outras ações contribuíram para a redução dos índices criminais no Estado. Os homicídios dolosos caíram 16% entre 2019 e 2025, passando de 804 para 675 ocorrências.

Os crimes de roubos em geral, que incluem roubos em comércios, residências e vias públicas, caíram 75% entre 2019 e 2025. O número de roubos registrados em Mato Grosso caiu de 13.978, em 2019, para 3.441, em 2025. A redução representa 10.537 ocorrências a menos nesses sete anos.

Já o roubo de veículos apresentou redução de 71% em 2025 na comparação com 2019. Foram registrados 1.837 roubos de veículos em 2019, número que caiu para 524, em 2025.

Leia Também:  Polícia Militar prende dois homens por porte ilegal e apreende armas de fogo em Água Boa

A secretária de Estado de Segurança Pública, coronel PM Susane Tamanho, destacou que esses índices são importantes para orientar a elaboração de políticas e estratégias de segurança pública.

“É necessário entender o impacto dessa redução dos crimes na vida de cada cidadão mato-grossense. Segurança pública é um serviço essencial, e os números apresentados comprovam que nosso trabalho está sendo mais eficiente para quem está nas ruas, em suas residências e no comércio”, avalia a secretária de Segurança Pública, coronel PM Susane Tamanho.

Susane também citou o programa Tolerância Zero contra as Facções Criminosas como um dos fatores que contribuíram para a redução dos crimes.

“Os resultados que o Estado vem alcançando são consequência de uma política permanente de investimentos e do programa Tolerância Zero, que fortaleceu as forças de segurança e ampliou a capacidade de prevenção e repressão ao crime. Em Mato Grosso, o crime organizado não terá espaço”, concluiu.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA