Mato Grosso

SES e Prefeitura de Cuiabá promovem exposição de saúde mental em shopping

Publicado em

A 1ª Exposição de Saúde Mental Arte que Liberta, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, teve início na noite desta quarta-feira (29.10), na Galeria do Shopping Goiabeiras. Participaram da cerimônia de abertura cerca de cem pessoas.

As artes produzidas pelos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) adulto e infantojuvenil de Cuiabá e por profissionais estarão disponíveis, gratuitamente, para contemplação do público no primeiro andar do shopping até a próxima terça-feira (4.11), das 10h às 22h.

Estão sendo expostas mais de 60 obras, entre telas, pinturas, mandalas e esculturas, feitas por 30 artistas. Os pacientes são crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos, que são atendidos nas unidades Caps I, Caps II e Caps Adolescer (Capsi).


Segundo a psicóloga Valéria Vuolo, da área técnica de saúde mental da Coordenadoria de Organização das Redes de Atenção à Saúde da SES-MT, a exposição é resultado do VIII Encontro Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio no Setembro Amarelo, realizado pela SES, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Leia Também:  O que você é coincide com a forma como as pessoas te veem?

“A exposição é muito importante para a promoção da saúde mental e para a valorização das ações intersetoriais desenvolvidas no Estado. Com esse evento queremos fomentar o combate a estigmas e preconceitos e mostrar o poder transformador da arte no cuidado em saúde mental e na promoção da liberdade”, explicou a psicóloga.

Nara Milomem, assistente social da SES, destaca que a exposição de arteterapia oferece à sociedade um novo olhar sobre a saúde mental, seus serviços e usuários, ao evidenciar o potencial artístico e transformador da arte no cuidado em saúde mental.

“A iniciativa reforça valores do Serviço Social, como a cidadania e a valorização das singularidades. A mostra também simboliza a ocupação de espaços de convivência e a quebra de estigmas associados à loucura e ao sofrimento psíquico”, afirmou.

O grupo de teatro do Caps Adolescer fez uma apresentação de cenas curtas autorais criadas pelos adolescentes.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

“Temos encontrado no Governo de MT o apoio que Rondonópolis precisa”, afirma prefeito

Published

on

O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, afirmou que o município tem encontrado no Governo de Mato Grosso o apoio necessário para executar obras histórias na cidade. Entre elas, a parceria para o asfaltamento e construção da drenagem do bairro Sagrada Família, com investimento de R$ 57 milhões, sendo metade do valor com recursos do Estado e metade da prefeitura.

A afirmação foi realizada depois que o governador Otaviano Pivetta assinou, nesta segunda-feira (22.6), a ordem de serviço para o início das obras do maior projeto de asfaltamento urbano da história de Rondonópolis e a autorização de ações para atender a população idosa do município.

“O governo tem sido parceiro para enfrentar os grandes gargalos de Rondonópolis. Hoje, o município se tornou a cidade que mais atrai investimento privado em toda a região Centro-Oeste. Muitas vezes, a prefeitura não consegue fazer essas obras sozinha; e, se fizer, pode comprometer investimentos prioritários também nos bairros da cidade. Temos encontrado no Governo do Estado o apoio que precisamos. Isso vai ser essencial para estruturar a nossa cidade para um novo momento”, destacou.

Cláudio citou alguns exemplos de obras e ações que recebem recursos do Estado e que estão trazendo mais qualidade de vida para Rondonópolis como, por exemplo, a duplicação do Rodoanel e o contrato de R$ 260 milhões com a Santa Casa de Rondonópolis para aumentar o atendimento de alta complexidade na região sul de Mato Grosso.

Leia Também:  Polícia Militar prende mulher suspeita por tráfico e apreende 26 porções de entorpecentes

“Muito obrigado por ficar ao lado de Rondonópolis e ser um grande parceiro da prefeitura”, acrescentou.

Os investimentos anunciados pelo governo para o município de Rondonópolis, nesta quarta, somam mais de R$ 84,4 milhões de reais entre recursos estaduais e a contrapartida da Prefeitura de Rondonópolis.

“O dever do governo é trazer a força do Estado para ajudar os municípios a melhorar suas cidades e, com a parceria entre governo e prefeitura, Rondonópolis cumpre esse objetivo. Com a cidade bem cuidada, arrumada e limpa, o povo fica mais saudável e alegre. Isso é o que buscamos fazer. O governo trabalha para gerar bem-estar em escala para a população mato-grossense”, afirmou o governador Otaviano Pivetta.

As obras de asfaltamento vão beneficiar o bairro Sagrada Família, que é o mais extenso da zona urbana de Rondonópolis. Serão cerca de 20 quilômetros de asfalto novo construído. Segundo a prefeitura, mais de 10 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com as obras.

“Os moradores esperaram mais de 40 anos por esse asfalto. Essa é a maior obra de construção de asfalto e drenagem já lançada na história do município de Rondonópolis. A união do Estado e do município conquistou esse resultado tão importante para a nossa cidade”, apontou o secretário municipal de Infraestrutura, Lucas Luz.

Leia Também:  Operações contra crime organizado resultam em R$ 31 milhões de bens bloqueados e sequestrados

Além do asfalto no bairro Sagrada Família, o governo vai construir um novo Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI), com 104 leitos. O investimento do Estado é de R$ 15,5 milhões.

Já o Lar dos Idosos Paul Percy Harris, que também fica no bairro Sagrada Família, será reformado e ampliado. O valor do convênio é de R$ 10 milhões, sendo R$ 7 milhões do Estado e R$ 3 milhões da prefeitura.

O deputado federal Fábio Garcia apontou que investimentos como esses estão transformando Rondonópolis e proporcionando mais qualidade de vida para a população.

“O governo está honrando todos os compromissos que fez até hoje. Mato Grosso é um dos estados que mais investem no Brasil e esses investimentos estão transformando Rondonópolis em uma grande potência. O município respira novas oportunidades. Tenho certeza de que o governo vai continuar no caminho certo para trazer mais desenvolvimento para cada cidade e para cada mato-grossense”, disse.

Participaram da solenidade em Rondonópolis os deputados estaduais Nininho e Chico Guarnieri, além de autoridades locais.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA