Mato Grosso

Seduc reúne em Cuiabá líderes estudantis da Baixada Cuiabana e municípios da região

Publicado em

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza nesta quarta e quinta-feira (25 e 26.6), em Matupá e Sinop, respectivamente, a penúltima etapa dos encontros regionais dos grêmios estudantis nos 12 polos de educação do interior.

Os dois eventos antecedem o encontro que fechará o cronograma de ações na sede da Diretoria Metropolitana de Educação (DME), em Cuiabá, no dia 1º de julho, com a participação de líderes estudantis da Baixada Cuiabana e outros municípios da região.

As ações são realizadas em parceria com as Diretorias Regionais de Educação (DREs) de Cuiabá, Rondonópolis, Primavera do Leste, Barra do Garças, Confresa, Alta Floresta, Matupá, Sinop, Juína, Diamantino, Tangará da Serra, Cáceres e Pontes e Lacerda. Mais de 900 dirigentes estudantis participaram dos encontros.

Segundo a o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a colaboração entre a Seduc e as DREs é exemplo de como a gestão pública pode fomentar a participação juvenil, criando espaços onde as vozes dos estudantes são ouvidas e valorizadas.

Leia Também:  Motociclista fica preso às ferragens após colisão com caminhonete

Segundo ele, os encontros têm como objetivo fomentar a liderança jovem, a participação democrática e a organização dos grêmios estudantis, com dinâmicas formativas e reflexões sobre o papel do estudante como agente de transformação social dentro do ambiente escolar.

Além disso, os eventos regionais são preparativos para o 2º Encontro Estadual dos Grêmios Estudantis que vai acontecer em meados de agosto, em Cuiabá. A Seduc vai reunir os dirigentes dos grêmios para uma grande formação, troca de experiências e articulação de propostas.

“Os grêmios estudantis desempenham um papel fundamental na formação de líderes e na promoção de um ambiente escolar mais participativo e democrático. A iniciativa dos encontros é uma oportunidade valiosa para que os estudantes se envolvam ativamente nas questões que afetam suas escolas e comunidades”, avalia o secretário.

“Além disso”, completa Alan Porto, “os grêmios estudantis são uma excelente plataforma para desenvolver habilidades essenciais, como a comunicação, o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Ao se envolverem em atividades de liderança, os estudantes aprendem a lidar com desafios, a ouvir diferentes pontos de vista e a tomar decisões que impactam a coletividade”.

Leia Também:  Museu de História Natural de MT oferece atividades inclusivas em programação de evento nacional

Para Matheus Silva, coordenador do projeto de fortalecimento dos grêmios estudantis da Seduc, a mobilização de mais de 900 dirigentes estudantis nos encontros regionais demonstra o potencial transformador dos grêmios na educação. “Essa é uma iniciativa que merece ser celebrada e ampliada, pois a educação de qualidade começa com a participação ativa dos estudantes”.

Além de atividades voltadas ao fortalecimento dos grêmios, os encontros também têm reforçado a importância da participação dos estudantes nas avaliações institucionais, como o SAEB 2025, ressaltando que o desempenho da rede é construído de forma coletiva, com o engajamento ativo dos próprios alunos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Homem é preso pela PM após agredir esposa e ameaçá-la de morte em Novo São Joaquim

Published

on

A Polícia Militar prendeu um homem, de 22 anos, por lesão corporal motivado por violência doméstica, na madrugada deste sábado (1.11), no município de Novo São Joaquim. O suspeito foi preso em flagrante após agredir e ameaçar de morte sua esposa, de 39 anos, com uma faca.

Por volta de 3h30, a PM da cidade recebeu informações de que uma mulher havia dado entrada no hospital da cidade, vítima de violência doméstica. No local, os policiais fizeram contato com a mulher, que afirmou ter sido agredida pelo seu marido, em sua casa.

Ela relatou que seu marido lhe deu socos no rosto e mordidas em seu braço e que ele ainda teria tomado posse de uma faca para fazer ameaças de morte contra ela, passando o objeto em seu queixo. A vítima ainda disse que o homem fugiu da casa após perceber que ela estava denunciando o caso para a PM.

Diante da situação, os militares foram até a residência da mulher para colher mais informações e encontraram o suspeito na área externa da casa. Os policiais iniciaram procedimento de abordagem, momento em que o agressor resistiu às ordens da PM e precisou ser imobilizado após receber um disparo não letal de Taser.

Leia Também:  Procon-MT alerta para que servidores não façam renegociação dos consignados enquanto empresas estiverem sob verificação

Na revista ao homem, foi localizada a faca que ele usou para agredir a esposa e o objeto foi apreendido.

O agressor recebeu voz de prisão em flagrante e foi para a delegacia da Polícia Judiciária Civil para registro da ocorrência e demais providências.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA