Mato Grosso

Seduc realiza corrida de rua em homenagem aos professores no dia 13 de outubro

Publicado em

Estão abertas as inscrições para 2ª Corrida da Educação. O evento será realizado no dia 13 de outubro pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), em comemoração ao Dia do Professor, celebrado no dia 15.

O evento é destinado aos servidores e alunos da Rede Estadual de Ensino, mas o público em geral também pode participar. A prova será exclusivamente na modalidade Corrida de Rua, com percursos de 05 km e 10 km de distância. A largada está prevista às 6h para todos os inscritos.

As inscrições serão realizadas via internet e as vagas são limitadas a 2.000 participantes, sendo 50% destinadas aos servidores e alunos da Rede Estadual e 50% aos demais competidores. As inscrições serão encerradas imediatamente ao atingir o limite de vagas.

Cada participante terá que doar uma lata de leite fórmula infantil para lactentes, que deverá ser entregue na retirada do kit de corrida. Apenas os estudantes com idade entre 14 a 17 anos serão isentos da doação.

Leia Também:  Indea vistoria mais de 16 milhões de aves em trabalho de monitoramento contra gripe aviária

As inscrições de servidores e alunos deverão ser comprovadas na retirada do kit de corrida, através do número de matrícula do aluno e do servidor. Serão validadas as inscrições somente após o preenchimento completo de todos os campos e confirmação da inscrição.

Para realizar a inscrição, o atleta deverá informar os seus dados pessoais, telefone/celular, contato de emergência, e-mail, bem como aceitar o termo digital de aptidão física.

Trajeto

Os inscritos na 2ª Corrida da Educação percorrerão as principais ruas e avenidas do Centro Político Administrativo, em Cuiabá. A prova terá dois percursos com distâncias de 05 km e 10 km, com o tempo máximo de 03h horas de duração.

O kit da corrida

Cada inscrito receberá uma camiseta, chip, número de peito, alfinete, viseira e squeeze . A retirada do kit será feita por meio de apresentação obrigatória de documento de identificação oficial com foto e o comprovante de inscrição pelo próprio competidor inscrito ou pelo representante portador de documento de identificação com foto.

Premiação

A cerimônia de premiação será realizada no mesmo dia da prova, logo após a chegada no estacionamento da Seduc. O atleta deverá estar vestido com a camiseta do evento para subir ao pódio. Os competidores que alcançarem pódio (1º, 2º e 3º lugar) serão premiados com troféus.

Leia Também:  Exportações de carne de frango registram aumento no faturamento em outubro

Todos os inscritos serão premiados com medalha de participação assim que cruzarem a linha de chegada, dentro do limite de tempo estipulado e sem o descumprimento de nenhum item do regulamento. Será entregue somente uma medalha por inscrito.

A organização oferecerá uma ambulância no local da largada/chegada, além de outra que fará o percurso junto com os competidores. Também terá um carro de apoio ao longo do percurso preparado para resgatar aqueles que não conseguirem terminar o percurso.

Será disponibilizado a todos os participantes da prova, seguro de vida custeado pela organização do evento.

Faça a sua inscrição aqui ou acessando o site da Morro MT.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Congresso Nacional reúne especialistas e promove simulações de acidentes e resgates

Published

on

Considerado um dos principais eventos do país voltados à segurança viária e ao atendimento de emergências, o 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv) teve início nesta quarta-feira (24.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. O evento reúne especialistas, profissionais de resgate e representantes de 23 estados brasileiros, do Distrito Federal e de outros quatro países: Portugal, Argentina, Peru e Costa Rica para debater estratégias de prevenção de acidentes e aprimorar técnicas de resposta a emergências no trânsito.

A solenidade de abertura contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, além de comandantes de corporações de bombeiros e forças de segurança de diversos estados, autoridades e representantes de instituições ligadas ao setor.

Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel Glêdson, o congresso promove discussões sobre soluções e inovações voltadas à segurança viária, com foco na redução de acidentes de trânsito, na melhoria da infraestrutura e no fortalecimento da integração entre os órgãos responsáveis pelo atendimento às ocorrências.

“Não estaríamos hoje aqui discutindo formas seguras de atendimento e de abordagem para a retirada de vítimas presas em ferragens se não fosse o compromisso de todos com a preservação da vida. Nosso objetivo é realizar esses procedimentos da maneira mais segura possível e com a maior qualidade, para que a vítima tenha uma chance real de recuperação”, afirmou.

O comandante destacou ainda a relevância do evento diante dos índices de acidentes registrados no Estado. Atualmente, o CBMMT figura entre os principais órgãos responsáveis pelo atendimento às emergências viárias em Mato Grosso, desempenhando papel estratégico no salvamento de vítimas, na resposta rápida às ocorrências e na articulação com as demais instituições que atuam na segurança pública e na preservação da vida.

Leia Também:  Três suspeitos de matar e comercializar carnes de animais silvestres são presos em Rondolândia

“O Brasil tem noção do tamanho da nossa responsabilidade e da importância deste evento. Em Mato Grosso, centenas de pessoas perdem a vida todos os anos em decorrência de acidentes de trânsito. Somente neste ano, já foram registrados mais de 7,5 mil acidentes em todo o Estado. São números expressivos que reforçam a importância de estarmos reunidos para discutir soluções. Mato Grosso foi escolhido para sediar este evento nacional, que hoje já possui alcance internacional”, disse.

Participante do evento, o prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, destacou que o congresso fortalece as ações de prevenção, consideradas necessárias. Segundo ele, o município registra, em média, quatro acidentes por dia, cenário que gera preocupação pelos impactos causados às vítimas e às suas famílias.

“Esta iniciativa reúne representantes da maioria dos estados brasileiros, todos comprometidos com a prevenção, o atendimento de emergência e, principalmente, a redução dos acidentes. Infelizmente, os acidentes continuam ceifando vidas e deixando marcas profundas. A informação é fundamental tanto para o cidadão quanto para os profissionais que atuam no salvamento e resgate”, ressaltou.

O gerente de Fiscalização de Infraestrutura e Operação Rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Matheus Herrero Rodero, enfatizou a importância da participação das concessionárias rodoviárias na disseminação de conhecimento e boas práticas relacionadas ao salvamento e à segurança viária.

“A ANTT administra 35 concessões rodoviárias federais, que representam quase um terço de toda a malha rodoviária federal do país. Isso demonstra a relevância deste evento e da participação das concessionárias, que contribuem para a construção e a disseminação do conhecimento em salvamento. Uma equipe bem treinada faz toda a diferença no momento do atendimento, reduzindo riscos e evitando agravamentos às vítimas”, afirmou.

Leia Também:  Brasileiro compra menos arroz, óleo e leite em outubro; setor varejista alimentar registra primeira queda de faturamento em 2023

Já o representante da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES), Hilton de Souza Zeferino, destacou o papel do congresso na troca de experiências e no aprimoramento das ações operacionais voltadas ao atendimento de ocorrências de trânsito. “Anualmente, o Brasil registra a perda de milhares de vidas em sua malha viária, gerando impactos humanos e prejuízos econômicos significativos. No entanto, mais grave do que qualquer prejuízo financeiro é a perda irreparável de vidas humanas que continuam sendo ceifadas diariamente”, concluiu.

Programação

Ao longo de três dias, o 2º Conesv promove palestras, painéis e debates sobre prevenção de acidentes, redução da mortalidade no trânsito e os impactos dos sinistros viários sobre a rede de saúde e os serviços de emergência. Também serão discutidas estratégias para qualificação do atendimento às vítimas e fortalecimento da integração entre os órgãos de resposta.

A programação inclui atividades práticas, como o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma e o Holmatro Experience, que simulam ocorrências reais de resgate. O evento também oferece os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.

O 2º Conesv segue até sexta-feira (26.6). Mais informações podem ser obtidas em https://conesv.ligabom.com.br/.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA