Os estudantes da rede estadual de ensino que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão submeter as notas das provas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para acesso às instituições públicas de ensino superior no Brasil, entre os dias 22 e 25 de janeiro. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do exame e delibera a oferta das vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos.
Um desses alunos que fizeram o Enem no ano passado e que usarão a nota do Enem para tentar uma vaga pelo Sisu é Sarah Barros Lima, da Escola Estadual Elias Bento, de Canabrava do Norte. “Contei com a ajuda de um dos meus professores para fazer a inscrição no Enem e usamos chromebooks da escola”, afirmou, se referindo aos equipamentos eletrônicos entregues pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para os estudantes da rede pública.
Ela disse que pretende conseguir vaga para cursar farmácia ou enfermagem.
Para Marcos Vinicius Machado, da Escola Estadual La Salle, de Rondonópolis, as notas do Enem têm relação com os materiais de qualidade.
“Os computadores e a internet para os estudantes contribuiu com os nossos estudos, dentro e fora da escola”, pontuou.
A secretária adjunta de Gestão Educacional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Nadine Moreira, destacou o apoio ofertado através de ações, como o Pré-Enem Digit@l, e reforçou a participação dos estudantes no processo de acesso às instituições de ensino superior.
“Esse é um momento muito importante para todos os estudantes da nossa rede que participaram do Enem e que agora vão poder participar desse seletivo. É gratificante ver o resultado do nosso trabalho chegando às salas de aula, através de equipamentos tecnológicos, de materiais do ensino estruturado e formações dos nossos profissionais”, destacou.
Calendário
Depois da inscrição no Sisu entre os dias 22 e 25 deste mês, os estudantes devem aguardar a divulgação do resultado no dia 30. Os selecionados devem fazer a matrícula do dia 1º ao dia 7 de fevereiro de 2024.
Já os estudantes que tiverem interesse em permanecer na fila de espera dos cursos deverão manifestar interesse entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro. O resultado da lista de espera será divulgado pelas próprias instituições de ensino selecionadas pelo estudante.
Um furto qualificado de canetas emagrecedoras, dinheiro e outros itens, em uma farmácia, no bairro Cristo Rei, Várzea Grande, foi rapidamente esclarecido pela Polícia Civil, com a prisão em flagrante de dois envolvidos no crime. A ação foi realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município (Derf-VG).
Os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado pelo rompimento de obstáculo e majorado pelo concurso de pessoas e repouso noturno. A ação resultou ainda na recuperação de diversos objetos e mais de R$ 24 mil em dinheiro subtraído no crime.
O furto ocorreu durante a madrugada de segunda-feira (22.6), quando os criminosos arrombaram o portão lateral e retiraram a janela do vestiário para acessar o interior do estabelecimento. Além de danificarem o cofre da farmácia, os suspeitos subtraíram equipamentos de informática, canetas emagrecedoras e outros medicamentos armazenados em refrigeradores, produtos dermocosméticos, fraldas, leite, aparelhos celulares e alto valor em dinheiro.
As diligências iniciaram assim que os policiais da Derf-VG tomaram conhecimento dos fatos, para identificar os autores. A partir da análise de imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos vizinhos, os investigadores identificaram um veículo Hyundai HB20 cinza que circulava nas proximidades da farmácia no horário do crime.
As investigações levaram os policiais até um imóvel localizado na região do bairro Porto, em Cuiabá, onde foram encontrados diversos produtos e objetos relacionados ao furto, além de dinheiro em espécie, ferramentas utilizadas na ação criminosa e outros materiais de procedência ilícita.
Entre os itens apreendidos estavam medicamentos tipo canetas emagrecedoras, produtos dermocosméticos, notebooks, aparelhos eletrônicos, equipamentos, além de R$ 23 mil em espécie e outros valores em dinheiro.
Os objetos recuperados foram reconhecidos pelos donos da farmácia e devidamente restituídos. Diante dos fatos, os dois suspeitos foram conduzidos à Derf-VG, onde foram autuados em flagrante pelo delegado Sérgio Luís Henrique de Almeida, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.
As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos e promover a restituição dos bens recuperados à vítima.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.