Mato Grosso

Safári no Pantanal, pesca e ecoturismo colocam Mato Grosso em destaque na FIT America Latina

Publicado em

Mato Grosso foi um dos oito estados selecionados pela Embratur para integrar o estande do Brasil na FIT América Latina 2025, realizada de 27 a 30 de setembro em Buenos Aires, na Argentina. O evento reuniu operadores turísticos de toda a América do Sul e permitiu ao estado apresentar seus principais atrativos, como safáris no Pantanal, pesca esportiva, turismo de aventura e ecoturismo.

Além disso, Mato Grosso levou ao estande do Meeting Brasil, plataforma que conecta operadores de turismo a Governos, prefeituras e atrativos, suas tradições gastronômicas, com a apresentação da Maria Isabel, farofa de banana e feijão preto, reforçando a diversidade cultural do estado.

Como parte das ações de promoção, na manhã desta terça-feira (30.9) cerca de 80 operadores de turismo participaram do Roadshow Mato Grosso, iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Fecomércio-MT, voltada ao pré-lançamento da FIT Pantanal 2026. O evento, considerado a maior feira de turismo do Centro-Oeste e Norte do país, terá sua próxima edição programada para atrair 100 mil visitantes, superando os 80 mil de 2025, e está prevista para acontecer entre 4 e 7 de junho de 2026, com organização da Fecomércio-MT, Sesc, Senac, IPF e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Leia Também:  Seduc cria comitê interinstitucional para monitorar aplicação de leis antirracistas em escolas de MT

Durante a apresentação aos operadores de turismo, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou o potencial de Mato Grosso como destino turístico e produtor de alimentos.

“Mato Grosso é o pedaço do Brasil que está dando muito certo e existe união entre governo e iniciativa privada. Temos a FIT Pantanal, que a cada ano está melhor e mais atrativa, e convido a todos para visitarem nosso estado, que é rico em belezas naturais”, afirmou.

Para o presidente da Fecomércio-MT, Wenceslau Junior, o sucesso da FIT Pantanal mostra que Mato Grosso está pronto para receber ainda mais turistas. Ele ressaltou que a feira contará com forte participação de municípios do interior, com exposições de gastronomia, ecoturismo e turismo de negócios.

“Precisamos mostrar que, embora sejamos o maior produtor de grãos do Brasil e do mundo, preservamos cerca de 60% de nossas florestas”, explicou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Encontro reúne comunidades quilombolas de Mato Grosso no espaço do Museu de História Natural

Published

on

Comunidades quilombolas participam do “1º Encontro de Quilombos no Museu”, desta quarta (1º.10) a sexta-feira (3), no espaço do Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá. As atividades são abertas ao público e o acesso é gratuito.

Com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer via emenda parlamentar, o evento conta com apresentações culturais, feira de produtos da roça e artesanato, e oficinas de capoeira, tranças e pinturas corporais.

Além disso, o Encontro envolverá painéis de diálogo, cujas demandas levantadas serão apresentadas às autoridades. Entre os temas dos debates estarão práticas sustentáveis, quais as necessidades e maiores dificuldades no âmbito de segurança, saúde e educação.

A abertura do evento ocorre na quarta-feira (1º), às 17h, com apresentações culturais das comunidades quilombolas. Nos demais dias, a programação prossegue das 8h às 17h, com painéis de discussão, exposições de banners com trabalhos acadêmicos, vídeos e fotografias.

As atividades buscam fortalecer os laços entre as comunidades, impulsionar práticas sustentáveis e dar visibilidade, permitindo uma reflexão sobre a identidade e a luta dos povos quilombolas.

Leia Também:  Governador agradece policiais que atuaram em Confresa: "Demonstraram que bandido não tem vida fácil em MT"

Participam do encontro comunidades quilombolas vindas dos municípios de Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Barra do Bugres, Porto Estrela, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Vila Bela da Santíssima Trindade.

1º Encontro de Quilombos no Museu é uma realização do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS).

Sobre os quilombos

Os quilombos são comunidades formadas por pessoas negras que resistiram à escravidão e construíram modos de vida baseados na liberdade, na coletividade e na preservação cultural.

Hoje, essas comunidades detêm reconhecimento legal (CF/88, Art. 68) como remanescentes de quilombo, garantindo direitos territoriais e culturais.

Segundo a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) existem 78 comunidades quilombolas com registro em Mato Grosso, no entanto, é conhecido que existem mais de 200 Quilombos no Estado.

(Com informações da Assessoria)

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA