Mato Grosso

Projetos apoiados pela Secel oferecem oficinas sobre manifestações da cultura afro-brasileira

Publicado em

Com oficinas de Capoeira Angola e Samba de Roda, o projeto “Chama Eu Angola” começa a ser executado nesta quinta-feira (09.11), em comunidades rurais de Chapada dos Guimarães. Já no sábado (11) ocorre o encerramento do projeto “Universo das Yabás”, com show da cantora Pacha Ana, na Casa Cuiabana. As duas iniciativas foram contempladas no edital Viver Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O projeto “Chama Eu Angola” busca valorizar e difundir elementos da cultura afro-brasileira pelo interior de município de Chapada dos Guimarães. As oficinas acontecem nos dias 09, 10, 17 e 24 de novembro, em escolas públicas das comunidades de Água Fria, João Carro, Cachoeira Rica e Jangada Roncador.

Durante as oficinas de Capoeira Angola e Samba de Roda, os estudantes irão conhecer os materiais que simbolizam a história e a cultura afro-brasileiras, filme sobre o tema, além de atividades práticas de movimentação e musicalidade. Cada escola participante ficará com os instrumentos utilizados nos cursos, que incluem berimbaus, pandeiros, atabaque, reco-reco e agogô.

Leia Também:  Antropólogos propõem incluir povo indígena em debate sobre bioeconomia

“Esses instrumentos poderão ser utilizados pela própria escola para cumprir a lei 10.639, que fala da obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira na educação. E também podem ser utilizados por alguém da comunidade que já pratique a capoeira e queira seguir com essas aulas na escola”, explica a idealizadora do projeto, professora Andréa Penha.

Já o projeto “Universo das Yabás” ofereceu oficinas gratuitas de bonecas e pintura na telha, durante o mês de outubro. Por meio da história das Yabás (orixás femininas), as atividades envolveram práticas de resgaste da ancestralidade.

Selecionado na categoria “culturas de matrizes africanas” do edital Viver Cultura, “Universo das Yabás” será finalizado neste sábado (11), a partir das 16h, na Casa Cuiabana. Na programação de encerramento haverá uma roda de samba, com participação da cantora Pacha Ana e convidados. A entrada é gratuita.

“São iniciativas que valorizam as manifestações de matrizes africanas. E, especialmente neste mês em que celebramos a consciência negra, é gratificante ver as valiosas entregas que esses projetos fazem à sociedade com recursos do edital Viver Cultura”, destaca o secretário adjunto da Secel, Jan Moura.

Leia Também:  Sema e PM apreendem jacaré e 371 kg de pescado ilegal durante fiscalização

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Polícia Militar conduz dois adolescentes faccionados por tentativa de homicídio e ocultação de cadáver

Published

on

Policiais militares de Cáceres apreenderam dois adolescentes faccionados, de 16 e 17 anos, pelos crimes de tentativa de homicídio e ocultação de cadáver, na madrugada deste sábado (1.11). A dupla foi detida em flagrante após confessar envolvimento nos crimes. Uma arma de fogo, uma faca e uma motocicleta foram apreendidos.

Por volta de 02h50, a equipe militar recebeu denúncias sobre um veículo abandonado com uma pessoa com vários ferimentos pelo corpo, nas proximidades do estádio municipal da cidade. Os policiais se deslocaram ao ponto informado e encontraram um corpo, do sexo masculino, dentro de um saco de lixo e sem a cabeça.

Imediatamente, o local foi isolado para trabalho de investigações e perícias da Polícia Judiciária Civil e Politec.

Diante da situação, os policiais iniciaram diligências na cidade e receberam denúncias sobre duas pessoas armadas, que haviam chegado em uma residência, em bairro próximo do local do encontro do cadáver.

A equipe da Força Tática foi ao endereço e encontrou os dois adolescentes, que prontamente confessaram terem deixado o corpo da vítima naquela localidade. Os menores também afirmaram ter envolvimento em uma tentativa de homicídio de um homem, de 28 anos, ainda na noite de sexta-feira (31), no bairro Vila Mariana.

Leia Também:  Proposta quer instituir Semana de Conscientização sobre Esclerodermia

Nesta ocorrência, a vítima foi alvo de disparos de arma de fogo e atingida com um tiro no braço, sendo socorrida por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levada até o Hospital Regional de Cáceres.

Ainda nas diligências na residência dos adolescentes, os militares localizaram uma arma de fogo, revólver calibre .38, uma faca e uma motocicleta utilizada por eles para cometerem os crimes.

Questionados novamente sobre a ocultação de cadáver, a dupla indicou o endereço onde a vítima teria sido morta. Os policiais foram ao local e encontraram uma residência vazia, com sinais de práticas de crimes no local. A casa foi identificada como sendo de um homem, de 38 anos, que não foi localizado.

Diante da situação, os dois menores receberam voz de prisão e foram conduzidos para a delegacia de Cáceres, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências.

Resposta imediata

A ação faz parte da Operação Força Total – Resposta Imediata, que integra o Programa Tolerância Zero do Governo do Estado e que tem intensificado o policiamento na cidade de Cáceres, desde o mês de setembro, com reforço de equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Força Tática, Companhia Raio e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Leia Também:  Imposto sobre Energia Solar Contradiz Compromissos Climáticos do Brasil, Diz ABSOLAR

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA