Mato Grosso

Professores premiados pela Seduc embarcam para intercâmbio pedagógico na Colômbia

Publicado em

Os professores vencedores do Prêmio “Mais Inglês: Boas Práticas no Ensino de Inglês – Ensino Fundamental” embarcam, nesta terça-feira (19.5), para Bogotá, na Colômbia, onde participarão de uma imersão pedagógica internacional promovida pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), em parceria com a Pearson.

A viagem faz parte da premiação concedida a docentes da Rede Estadual que desenvolveram experiências de destaque no ensino de Língua Inglesa, no âmbito do Programa Mais Inglês. A proposta é reconhecer o trabalho realizado em sala de aula e, ao mesmo tempo, ampliar o repertório dos professores por meio do contato com outras práticas educacionais na América Latina.

Representam Mato Grosso no intercâmbio internacional os professores vencedores das três categorias do prêmio: Aerica Bezerra Silva, da DRE Confresa, com o projeto “Inglês para Todos”; Mariane Ponce Alves Carlini, da DRE Alta Floresta, na categoria “Aula que Inova!”; e Paulo Henrique Moraes Silva, da DRE Rondonópolis, vencedor em “Leitura sem Fronteiras”.

Representando os municípios vão: Adão Pereira da Silva Barboza – DRE Barra do Garças – 1° ano, Jordana Alves Scalia – DRE Confresa – 2° ano, Elisbele Ricas Garcia – DRE Diamantino – 4° ano, Fernanda Pereira – DRE Tangará da Serra – 5° ano e Maria Célia de Oliveira Schoenherr – DRE Pontes e Lacerda – 5° ano.

Leia Também:  Governador destaca investimentos no Estado: "Olhamos para o que realmente importa, que é o povo"

A superintendente de Desenvolvimento Curricular e Gestão para Aprendizagem da Seduc, Daniele Trevisan, também integra a comitiva.

O prêmio foi lançado pela Seduc-MT por meio do Edital nº 024/2025/GS/SEDUC/MT, com o objetivo de identificar, valorizar e divulgar práticas pedagógicas desenvolvidas por professores do Ensino Fundamental da Rede Estadual. Participaram docentes efetivos e contratados que atuam nos anos letivos de 2025 e 2026 e utilizam o material didático do Programa Mais Inglês nas escolas estaduais.

As inscrições foram feitas por meio de um formulário online. Os professores enviaram relatos de experiência, fotos, vídeos e outros registros das atividades realizadas com os estudantes. Depois da análise técnica, 39 trabalhos avançaram para a etapa final, com apresentações presenciais em Cuiabá e participação de representantes das Diretorias Regionais de Educação.

A premiação foi dividida em três categorias. “Aula que Inova” reconheceu propostas com uso qualificado de tecnologia no ensino. “Leitura sem Fronteiras” destacou projetos ligados à leitura, à interdisciplinaridade e ao protagonismo estudantil. Já “Inglês para Todos” contemplou experiências voltadas à inclusão e acessibilidade no aprendizado da língua inglesa.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Flávia Soares, a escolha da Colômbia está diretamente relacionada aos avanços do país nas políticas públicas de ensino bilíngue. Outro ponto considerado foi o uso, em redes colombianas, do mesmo material didático adotado nas escolas estaduais de Mato Grosso.

Leia Também:  Ação integrada apreende 40 quilos de cocaína avaliados em quase R$ 5 milhões em MT

“Os professores vão conhecer experiências que já estão em andamento em um contexto latino-americano, com desafios próximos aos nossos. A ideia não é levar um modelo pronto, mas observar, trocar, adaptar e voltar com novas referências para fortalecer o ensino de Inglês na nossa rede”, afirmou Flávia.

Durante a programação em Bogotá, os participantes terão visitas técnicas a escolas parceiras da Pearson, oficinas, palestras e atividades voltadas à observação de metodologias aplicadas no ensino de inglês como língua adicional.

A secretária ressaltou ainda que a iniciativa se aproxima das ações do programa Intercâmbio MT no Mundo, ao ampliar as experiências de internacionalização da educação pública estadual.

“Quando um professor da Rede Estadual vivencia uma imersão como essa, quem também ganha é o estudante. Esse conhecimento volta à escola, à sala de aula e ao planejamento pedagógico. É uma forma concreta de valorizar o professor e melhorar a aprendizagem”, completou Flávia Soares.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Hospital Regional de Cáceres avança em infraestrutura, tecnologia e humanização

Published

on

O Hospital Regional de Cáceres, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e sob a administração da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), promoveu, em apenas quatro meses, importantes avanços em infraestrutura, tecnologia e qualificação dos serviços, fortalecendo a assistência prestada à população da região Oeste.

Segundo o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo, as melhorias foram feitas para garantir ambientes mais seguros, modernos e adequados às necessidades de pacientes e profissionais de saúde. As ações integram o contrato de gerenciamento, operacionalização e execução dos serviços de saúde do hospital.

“Os avanços reforçam o compromisso conjunto da Secretaria e da Agir com a melhoria contínua dos serviços, a valorização da assistência humanizada e o fortalecimento da rede hospitalar regional, garantindo mais qualidade, segurança e dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o secretário.

Entre as principais entregas está a inauguração da nova ala da maternidade, construída em uma área de 850 metros quadrados, na Unidade II.

O espaço conta com 31 leitos distribuídos em 16 enfermarias climatizadas, equipadas com camas automáticas, televisores e banheiros privativos, além de posto de enfermagem centralizado, farmácia satélite, sala de exames, elevadores e acessibilidade completa.

A modernização tecnológica também avançou com a aquisição de um novo aparelho de ultrassom portátil, que permite a realização de exames à beira-leito, proporcionando mais agilidade nos diagnósticos e maior eficiência no atendimento.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros extingue incêndio em ônibus em Campo Verde

Apenas dois meses após a transição, a Agir consertou equipamento que permitiu a retomada dos exames de ressonância, ampliando o acesso dos usuários a exames de alta complexidade, um serviço essencial para a assistência à população de Cáceres e região.

Também nesse período, foram realizadas ações importantes, como o conserto do equipamento de raio-x da Unidade II. A iniciativa melhorou a assistência prestada aos usuários, que há algum tempo lidavam com as consequências da inoperância de equipamentos fundamentais.

A instituição também investiu na padronização dos carrinhos de emergência e na aquisição de 32 novas camas automáticas, 328 colchões e 320 travesseiros, fortalecendo a segurança assistencial e proporcionando mais conforto durante a internação.

As unidades estão passando ainda por um amplo processo de revitalização, incluindo pintura, recuperação de pisos e renovação de aproximadamente 3.500 m2 da estrutura física. O estacionamento da Unidade I também recebeu nova sinalização, ampliando a segurança para usuários e colaboradores.

Ainda na Unidade I, a revitalização estética e ambiental já está em andamento. As melhorias incluem a reestruturação do paisagismo, com a renovação dos espaços ornamentais, substituição da vegetação existente e implantação de novas espécies de plantas ornamentais.

A iniciativa tem como objetivo valorizar a infraestrutura do Hospital Regional de Cáceres, proporcionando um ambiente mais agradável, acolhedor e humanizado para pacientes, acompanhantes, colaboradores e visitantes.

Leia Também:  Homem é preso em flagrante com simulacro, porções de maconha e cocaína em Paranatinga

Com foco na humanização dos ambientes, o hospital iniciou a implantação de uma nova identidade visual, com elementos que promovem acolhimento e bem-estar. Até o momento, cerca de 300 m2 já receberam a nova comunicação visual, com expansão prevista de mais 400 m2, com foco na valorização do espaço físico e da experiência do cuidado.

Na área estrutural, o hospital realizou ainda a manutenção preventiva da subestação elétrica da Unidade I, garantindo mais segurança operacional e confiabilidade ao sistema de energia, sem impactos na assistência durante a execução dos serviços.

Para o diretor-geral do Hospital Regional de Cáceres, Antônio Jorge de Almeida Maciel, os investimentos refletem o compromisso da gestão Agir com a ampliação da capacidade de atendimento, a modernização da estrutura hospitalar e a oferta de uma assistência cada vez mais qualificada e humanizada. Segundo ele, os avanços demonstram o compromisso da gestão com a modernização contínua da unidade.

“Estamos promovendo uma transformação significativa na infraestrutura hospitalar, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo as condições de trabalho das equipes. Esses investimentos refletem diretamente na qualidade da assistência oferecida à população e consolidam nosso compromisso com um atendimento cada vez mais seguro, eficiente e humanizado”, afirmou o diretor-geral.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA