Mato Grosso
Procon-MT reúne 52 unidades municipais de defesa do consumidor para capacitação sobre atendimento
Publicado em
27 de setembro de 2023por
Da RedaçãoO evento reúne representantes das 52 unidades de Procons Municipais, do Procon Estadual e de membros de Conselhos de Consumidores, com o objetivo de promover a capacitação dos servidores e aprimorar o atendimento prestado aos consumidores mato-grossenses.
Entre os temas que serão trabalhados na reunião técnica estão as novas legislações sobre o consumo, geração distribuída de energia elétrica, procedimentos do sistema ProConsumidor, fiscalização de escolas particulares, Hotel Urbano/Netflix/123 Milhas, contratos de autoescolas e pendências de processos nos Procons Municipais.
A secretária adjunta e conciliadora de defesa do consumidor do Procon-MT, Márcia Santos, explicou que a ação é um programa permanente do Procon/Setasc e que durante o ano são realizadas três reuniões técnicas e um Encontro Estadual de Procons.
“Esses momentos são essenciais para compartilharmos experiências, alinharmos entendimentos para os principais problemas que afetam os consumidores e planejarmos ações conjuntas entre os Procons. Nossa expectativa é fortalecer a defesa do consumidor em Mato Grosso”, destacou Márcia.
Programação
A 43ª Reunião Técnica de Procons inicia nesta quarta-feira (27), às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Garças, localizada na Rua Mato Grosso, no Centro. Após o credenciamento e cerimônia de abertura, a secretária da Setasc, Grasielle Bugalho, fará a palestra “A importância da promoção e proteção dos direitos do consumidor.
Na sequência, o superintendente regulador da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager) Thiago Alves Bernardes, falará sobre os “Aspectos relevantes da geração distribuída”.
A reunião prossegue na quinta (28), das 8h30min às 18h, e na sexta-feira (29), das 8h30min às 12h, no Anfiteatro da Prefeitura de Barra do Garças (Rua Carajás, Centro).
Confira a programação completa:
 Quarta-feira (27/09) – Local: Câmara Municipal
 18h: Credenciamento
 19h: Composição da mesa de Abertura da Reunião Técnica 
 19h30: Palestra “A importância da promoção e proteção dos direitos do consumidor”, com Grasielle Paes Bugalho (Secretária de Estado de Trabalho, Assistência Social e Cidadania-SETASC) 
 20h: Palestra “Aspectos relevantes da Geração Distribuída”, com Thiago Alves Bernardes (Superintendente Regulador da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso-AGER/MT) 
 21h: Encerramento
 Quinta-feira (28/09) – Local: Anfiteatro da Prefeitura
 8h30: Apresentação dos Procons e conselheiros presentes no evento
 9h: Procedimentos ProConsumidor
 9h30: Decisão administrativa Cadastro
 10h50: Parecer PGE – Etanol
 12h: Almoço
 13h30: Processo sancionador
 14h30: Fiscalização escolas particulares
 15h: Intervalo
 15h20: Atualização Legislação: novas legislações publicadas no âmbito federal, estadual e nos municípios de MT
 16h: Roda de conversa – principais pendências nos processos Procons Municipais
 18h: Encerramento
 Sexta-feira (29/09) – Local: Anfiteatro da Prefeitura
 8h30: Cláusulas abusivas contrato autoescolas
 9h30: Hotel Urbano/ Netflix / 123 Milhas
 10h20: Divulgação do resultado das fiscalizações realizadas nos municípios de MT
 11h: Alinhamento (energia elétrica, água e esgoto, bancos, correspondentes bancários,
 superendividamento, golpes, garrafões de água)
 12h: Encerramento
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Polícia Civil cumpre ordens judiciais contra facção criminosa voltada para o tráfico interestadual
Published
35 minutos agoon
30 de outubro de 2025By
Da Redação 
														A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quinta-feira (30.10), a Operação Doce Amargo – Acorde Final, com o objetivo de desarticular uma complexa faccão criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas. A operação representa a fase conclusiva de uma série de investigações iniciadas em 2023, que revelou uma rede de narcotraficantes atuando na baixada cuiabana com ramificações em outros estados.
Na operação, são cumpridos 25 mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão domiciliar, Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz de Garantias da Capital. A Justiça também determinou o bloqueio de contas bancárias dos investigados, além do sequestro de veículos utilizados nas atividades ilícitas.
As ordens judiciais são cumpridas em quatro estados do país, nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande (MT), Tefé (AM), Rio de Janeiro (RJ) e Natal (RN), evidenciando o caráter interestadual da faccão criminosa. Os investigados respondem pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
      
O cumprimento dos mandados conta com o apoio das unidades da Diretoria de Atividades Especiais (DAE), Diretoria Metropolitana, Delegacia de Polícia de Campo Novo do Parecis, bem como unidades de outros estados: Delegacia de Tefé (AM), Denarc de Natal (RN), e 12ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro (RJ).
Estrutura do crime
As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) iniciaram em 2023, conseguindo identificar uma extensa rede de tráfico estruturada com divisão organizada de funções, incluindo fornecedores, intermediários, distribuidores e responsáveis pela logística de transporte e armazenamento.
Para a prática da atividade ilícita, o grupo utilizava locais fixos para armazenamento de drogas, conhecidos como “casas-cofre”, estabelecia rotas de fornecimento interestadual e movimentava grandes quantidades de maconha, cocaína e haxixe de forma coordenada e contínua.
A análise dos dados obtidos por meio de investigações anteriores, aliado ao trabalho de campo da equipe de investigação demonstrou que os investigados mantinham fornecedores em outros estados, especialmente no Rio de Janeiro e Amazonas, e discutiam em várias oportunidades a viabilidade do transporte de entorpecentes por meio de encomendas pelos Correios e transportadores.
      
O grupo também estruturou um sistema paralelo de movimentação financeira, utilizando transações via Pix para pagamento das drogas e ocultação dos valores ilícitos.
Modo de ação e movimentações
Foi identificado que os investigados alteravam constantemente seus endereços residenciais, possivelmente com intuito de dificultar as investigações policiais e obstruir suas localizações.
Durante os meses de investigação, a análise dos dados revelou ainda que o grupo realizava negociações quase diárias com registros de comercialização de grandes quantidades de entorpecentes. Em um dos casos, chegou a realizar a negociação de lote contendo 300 quilogramas de drogas, dos quais 200 já haviam sido comercializados.
      
O sistema financeiro da facção também chamou atenção, uma vez que os pagamentos eram centralizados em contas específicas, com movimentações constantes via Pix. Os valores eram repassados entre os integrantes do grupo de forma organizada, com alguns investigados recebendo porcentagens sobre as vendas realizadas.
Segundo o delegado responsável pela coordenação da operação, Marcelo Miranda Muniz, a investigação evidenciou a gravidade e complexidade da facção criminosa desarticulada, demonstrando que o grupo operava com divisão de tarefas bem definida e hierarquia estruturada.
      
“Identificamos coordenadores responsáveis pelas negociações, intermediários que recebiam e repassavam pedidos, distribuidores que mantinham casas-cofre para armazenamento, e operadores financeiros que movimentavam os recursos ilícitos através de contas bancárias. O volume de recursos movimentados e a ampla rede de contatos evidenciam a periculosidade do grupo e a necessidade de repressão qualificada”, detalhou.
De acordo com o delegado titular da Denarc, Wilson Cibulskis, a medida representa um importante passo no enfrentamento ao tráfico de drogas e na descapitalização de facções criminosas. “Além de retirar entorpecentes de circulação, nosso objetivo é atingir também o patrimônio usado pelos criminosos para manter suas atividades ilícitas”, destacou.
      
Doce Amargo – Acorde Final
O nome da operação integra uma série de operações sucessivas batizadas com o termo “Doce Amargo”, desenvolvidas pela Denarc para combater o tráfico de drogas interestadual. O termo ‘Doce Amargo’, além de fazer alusão às drogas sintéticas comercializadas, traduz, de forma simbólica, a dicotomia existente no mundo do tráfico: uma atividade que, embora prometa ganhos fáceis e aparentes benefícios, conduz inevitavelmente a consequências amargas para todos os envolvidos.
O subtítulo “Acorde Final” representa o encerramento de um importante ciclo investigativo representando o desfecho das ações de inteligência, vigilância e coleta de elementos probatórios, culminando na neutralização desse núcleo criminoso, com forte impacto no mercado ilícito de drogas da baixada cuiabana.
A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.
Fonte: Governo MT – MT
 
											Personalidades que impulsionam o desenvolvimento do estado são homenageadas
 
											Setor leiteiro movimenta R$ 71,5 bilhões, mas tem prejuízo com custos altos e importações
 
											Touro Edank Jabaquara lidera Sumário de Fêmeas Jovens e fortalece Padrão GENEX no Gir Leiteiro
 
											Mitos e verdades sobre imunidade e vacinação na suinocultura: guia para produtores
 
											Filipe Bragança grava cena com Maiara e Maraisa para nova novela das sete
CUIABÁ
MATO GROSSO
 
														 
																											Polícia Civil cumpre ordens judiciais contra facção criminosa voltada para o tráfico interestadual
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quinta-feira (30.10), a Operação Doce Amargo – Acorde Final, com o objetivo...
 
														 
																											Polícias Civis de MT e GO prendem mãe e filho investigados por estelionato
Mãe e filho investigados por aplicarem um golpe na modalidade conhecida como “falso intermediário”, foram presos nesta quarta-feira (29.10), em...
 
														 
																											Polícia Civil interroga autor de feminicídio em Várzea Grande após ser preso por matar outra vítima em MS
A equipe da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) interrogou, nesta quarta-feira (29.10), um homem investigado pelo...
POLÍCIA
 
														 
																											Polícia Civil cumpre ordens judiciais contra facção criminosa voltada para o tráfico interestadual
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quinta-feira (30.10), a Operação Doce Amargo – Acorde Final, com o objetivo...
 
														 
																											Polícias Civis de MT e GO prendem mãe e filho investigados por estelionato
Mãe e filho investigados por aplicarem um golpe na modalidade conhecida como “falso intermediário”, foram presos nesta quarta-feira (29.10), em...
 
														 
																											Polícia Civil interroga autor de feminicídio em Várzea Grande após ser preso por matar outra vítima em MS
A equipe da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) interrogou, nesta quarta-feira (29.10), um homem investigado pelo...
FAMOSOS
 
														 
																											Filipe Bragança grava cena com Maiara e Maraisa para nova novela das sete
O ator Filipe Bragança, de 24 anos, participou das gravações de um show com Maiara e Maraisa, de 37, para...
 
														 
																											Mãe de Virginia Fonseca marca presença em festa de Halloween da filha em Madrid
Margareth Serrão, de 60 anos, mãe da influenciadora Virginia Fonseca, de 26, marcou presença na festa de Halloween organizada pela...
 
														 
																											Maíra Cardi encanta ao exibir fotos da filha recém-nascida com com a irmã: ‘Fofura’
Maíra Cardi, de 42 anos, encantou seguidores nesta quarta-feira (29), ao mostrar novos cliques de Eloáh, sua filha recém-nascida com...
ESPORTES
 
														 
																											Flamengo segura empate e carimba passaporte para a final da Libertadores 2025
Com uma atuação decisiva de seu goleiro Agustín Rossi, o Flamengo garantiu sua vaga na grande final da Copa Libertadores...
 
														 
																											Fluminense vence Ceará e entra no G-6 do Brasileirão
Em confronto válido pela 12ª rodada atrasada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense superou o Ceará por 1 a 0, na...
 
														 
																											Atlético-MG vence Independiente del Valle e alcança inédita final da Sul-Americana
Em uma noite de gala na Arena MRV, o Atlético-MG confirmou sua força e carimbou o passaporte para a grande...
MAIS LIDAS DA SEMANA
- 
																	   Várzea Grande7 dias ago Várzea Grande7 dias agoSemáforo em manutenção 
- 
																	   Rondonópolis7 dias ago Rondonópolis7 dias agoPrefeito homenageia pioneiro da Vila Operária com nome de avenida 
- 
																	   Sorriso6 dias ago Sorriso6 dias agoOrçamento de Sorriso para 2026 é estimado em R$ 1,05 bilhão 
- 
																	   Sorriso6 dias ago Sorriso6 dias agoCAPS e AME promovem Semana de Prevenção e Acolhimento no Outubro Rosa 
 
								

 
																	
																															


